Meios de transporte

Qual a melhor scooter disponível no mercado para iniciantes?

Escolher entre tantos modelos disponíveis pode ser um desafio para quem está entrando no mundo das duas rodas

3 minutos, 6 segundos de leitura

06/12/2021

Por: Redação Mobilidade

melhor scooter
Honda PCX 150 é um dos modelos indicados para iniciantes. Foto: Divulgação

Dirigir uma scooter é uma alternativa para quem quer fugir da aglomeração do transporte público e do trânsito sem gastar muito, mas é iniciante no mundo das duas rodas. Isso porque, em comparação com as motos, é mais fácil de pilotar, além de ser mais econômica. 

A scooter é equipada com uma espécie de câmbio automático chamado CVT que dispensa a troca de marcha. Basta que o condutor acelere como nos carros  automáticos, sem precisar se preocupar com a embreagem. Isso ajuda a manter a concentração no trânsito e não passar por situações que podem tornar essa fase inicial ainda mais estressante, como deixar o veículo morrer em saídas de farol ou em subidas. 

Outra diferença entre os veículos é que a scooter tem freios nos manetes. Isso faz com que iniciantes tenham que pensar pouco: basta apertar o da direita para frear a roda dianteira e o esquerdo para parar a roda traseira. Além disso, as scooters costumam oferecer mais conforto ao condutor e têm espaço de armazenamento embaixo do banco.

Quem já conhece os benefícios e decidiu comprar esse veículo, no entanto, pode ficar em dúvida ao se deparar com tantos modelos disponíveis no mercado. Mas o fato é que a melhor scooter para iniciantes é aquela que ajuda o condutor a ganhar mais confiança antes de se arriscar em veículos mais potentes. 

O ideal é começar com uma scooter pequena, barata e usada, que possa ser trocada a curto prazo. Basicamente, o que diferencia os modelos de scooters é o tipo de motor, representado pela quantidade de cilindradas. Quanto menor o motor, mais lenta a scooter, o que também representa uma boa economia com combustível. Uma scooter de 50 cilindradas, por exemplo, alcança até 60 km/h, velocidade que pode ser uma boa para iniciantes. 

Mas o que  determina a escolha da melhor scooter é o uso que pretende dar para ela. Assim como existem os modelos com baixa cilindrada para fazer trajetos urbanos curtos, também tem aqueles com alta cilindrada e indicados para quem está atrás de um veículo para viajar. 

OFERTAS 0KM

Os modelos que podem agradar a qualquer iniciante são indicadas para o uso no dia a dia, porque têm baixo consumo e custos de manutenção, mas oferecem uma ótima performance para passeios mais curtos em estradas pavimentadas.  

Listamos abaixo alguns modelos que reúnem essas características:  

Dafra Citycom 300i 

Aparece com frequência na lista de melhor scooter para iniciantes. O diferencial desse modelo são as rodas grandes com aros de 6 polegadas, que possibilita rodar na cidade e na estrada com facilidade. Tradicional no mercado, pode ser encontrada com facilidade nos classificados de usados e seminovos.

Yamaha Neo 125

Uma dos melhores scooters acessíveis, é também uma das mais leves: pesa 96 Kg e seu assento fica apenas a 77 cm do solo. Essas características permitem manobrá-la sem esforço, mesmo desligada. 

Suzuki Burgman 125i

Também é uma scooter leve, o que a torna fácil de pilotar. O tanque tem capacidade para 6 litros, com o qual é possível rodar 250 km sem abastecer. A desvantagem desse modelo é o tamanho das rodas: com apenas 10 polegadas de diâmetro, não transita bem em buracos.

Honda PCX 150 

Essa scooter conta com sistema idling stop, que desliga o motor em paradas longas por mais de três segundos. Já suas rodas de 14 polegadas, oferecem mais segurança em terrenos irregulares, além de ser leve (126 kg a seco), com banco a 76 cm do chão, o que facilita a pilotagem.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login