Bicicleta elétrica com pneu cravado é uma preferência no Brasil

Buscando sugestões para:


Publicidade

Saiba por que o brasileiro costuma comprar bicicleta elétrica urbana com pneus para todo terreno

Por: Vitor Queiroz . Há 3h
Bike & Park

Saiba por que o brasileiro costuma comprar bicicleta elétrica urbana com pneus para todo terreno

Comportamento do consumidor vem de relação histórica e custo com bicicletas no País

3 minutos, 11 segundos de leitura

10/12/2025

Crescimento do mercado de bicicleta elétrica em 2023. Foto: Adobe Stock
Andar de bicicleta elétrica no Brasil, segundo o consumidor, depende de muita segurança nos pneus. Foto: Adobe Stock

O consumidor brasileiro tem tendências consideradas únicas pelo seu comportamento em relação à compra de bicicleta elétrica. Devido a situações do dia-a-dia e o modo de usar esses produtos no Brasil, muitos compradores exercem a escolha de bikes elétricas urbanas com pneus que possuem cravos, modelos específicos para montanhas e outros tipos de terreno. Segurança e multiuso são os principais fatores desta escolha.

Segundo Marcos Ribeiro, diretor de produtos da Caloi, existem dois tipos de consumidores de bikes elétricas no Brasil já consolidados. Em primeiro lugar vêm aqueles mais jovens que terão a bike elétrica única e exclusivamente para se locomover de casa para o trabalho e vice-versa. Esses consumidores costumam comprar o produto inteiramente urbano com o pneu tipo flat, liso e sem cravos para aderência.

Leia também: Metrô 24 horas. Saiba quantas viagens foram realizadas na primeira madrugada de operação do serviço

O segundo tipo de comprador é formado por um grupo de pessoas mais velhas e mais experientes, que já anda de bicicleta e não apenas utiliza o veículo para locomoção, mas também para pedalar no parque, na praia e em outros terrenos. Mesmo que utilizando para área urbana e outros locais, esse consumidor compra os modelos elétricos urbanos que vêm com um pneu com cravos, que são pequenas peças no pneu que melhoram a aderência e dão mais segurança para pedalar.

Devido ao terreno nem sempre regular nas ruas de cidades brasileiras, o pneu cravado também possui a vantagem de ser mais difícil de furar, o que traz mais resistência ao produto.

Para Ribeiro, uma bicicleta elétrica urbana com tipo flat é o recomendável para a cidade, já que mesmo sendo do tipo flat, por ser um modelo elétrico, o pneu já possui uma robustez maior. Entretanto, ele afirma que por questão de custos e história, muitos consumidores preferem o pneu cravado mesmo só para a cidade. “O brasileiro não é um consumidor que comprar mais de uma bicicleta para cada tipo de situação. O investimento no produto é para que o consumidor se sinta mais seguro e mais bem equipado”.

Leia mais: Linha 6-Laranja chega a 75% de conclusão das obras totais. Previsão de entrega é em 2027

Segundo Marcos as vias com buracos e irregulares incentivam as pessoas a procurar bikes com pneus cravados, para assim se sentirem mais seguras e amparadas.

Terceira idade forma novo tipo de público

Também está crescendo um terceiro tipo de público na terceira idade, o consumidor que só quer andar pelo bairro com a bike elétrica e ir ao mercado ou farmácia. Segundo as bicicletarias que Ribeiro visitou, está sendo muito comum esse tipo de venda, em que o consumidor compra o produto e anexa uma cesta na bike para carregar coisas leves em pequenas distâncias.

Qual a bicicleta elétrica recomendada para a cidade

Para Ribeiro o mais recomendado para o trânsito urbano de bicicletas é a bike elétrica urbana com o pneu flat, sem cravos. Segundo ele o produto foi feito para ter resistência ideal na cidade mesmo com todas as irregularidades de terreno e buracos. “O pneu flat tem mais arrasto (oferece maior resistência ao movimento do veículo) e, apesar de ter menos aderência, é o ideal para transitar no asfalto das cidades”.

Apesar disso, ele reconhece que o consumidor tem suas preferências e não sugere contra-indicação para quem prefere bikes elétricas com pneus cravados para andar na cidade. Como Marcos afirma, historicamente, o Brasil é um país que a mountain bike é bem enraizada na história e, por costume, o uso de pneus cravados ficou marcado na sociedade.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login