O Galo da Madrugada é um dos grandes ícones do Carnaval brasileiro. O desfile que acontece em Recife, no Pernambuco, marca o início de um mês inteiro de festa e celebração. Este ano, o Carnaval recifense contará com mais de duas mil apresentações distribuídas em 63 Polos Carnavalescos durante os dias de folia.
Para aproveitar todo o evento, os foliões na cidade contarão com serviços exclusivos de ônibus, além de algumas restrições de trânsito para otimizar o uso do espaço público. Saiba mais:
Para o Carnaval 2024, a prefeitura de Recife oferecerá dois meios de transporte exclusivos para os centros da festa: o Expresso Galo e o Expresso da Folia. Assim como em Salvador, os expressos sairão de shoppings espalhados pela cidade.
Leia também: Carnaval 2024 – como chegar na folia em Salvador
A passagem de qualquer um dos ônibus custa R$ 18. A tarifa ainda dá direito à viagem de ida e volta, mediante apresentação da pulseira entregue na compra. Para quem vai de carro até algum dos shoppings, o estacionamento estará disponível no valor único da tarifa de R$ 12,50. De acordo com a prefeitura do Recife, as viagens devem levar entre 7 e 15 minutos.
As operações do Expresso Galo começam a funcionar no sábado, 10. Das 7h às 18h, a frota com 32 ônibus vai realizar o trajeto com saída nos shoppings Plaza, Tacaruna, Recife e RioMar. Os shoppings foram agrupados em dois blocos, com destinos diferentes.
Os foliões que optarem por embarcar nos shoppings Plaza e Tacaruna, vão descer nas proximidades da Ponte Giratória, na Avenida Martins de Barros. Já os usuários que saírem dos shoppings Recife e RioMar, deverão desembarcar abaixo do viaduto das Cinco Pontas.
O Expresso Folia também inicia as atividades no dia 10, sábado. Os ônibus começarão a sair às 18h, com operação até as 5h do domingo. A frota desta categoria conta com 37 ônibus que vão rodar até a quarta-feira de cinzas, no dia 14.
A organização do trânsito em Recife funcionará em três etapas durante o dia do Galo da Madrugada. A partir do dia 3 de fevereiro, a Ponte Duarte Coelho já estará interditada. O ponto continuará fechada até o último dia da festa, na quarta-feira, 14. A segunda etapa ocorrerá no dia 9, na sexta-feira de Carnaval, com a interdição de novas áreas. O mesmo será executado na terceira e última etapa, a partir das 5h do sábado, 10.
Para além do Galo da Madrugada, o trânsito de Recife também sofrerá algumas alterações na direção do Bairro do Recife, também conhecido como Recife Velho, região histórica da cidade. As pontes do Bairro do Recife serão interditadas já na quinta-feira, 8, incluindo as pontes Princesa Isabel, Maurício de Nassau, Buarque de Macedo e Limoeiro.
De acordo com a prefeitura, serão 2.750 agentes da CTTU atuando no esquema de trânsito no Carnaval do Recife. Deste total, 590 trabalharão especificamente durante o desfile do Galo da Madrugada.