Olimpíadas 2024: Paris altera circulação na cidade durante provas em estradas neste final de semana | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Olimpíadas 2024: Paris altera circulação na cidade durante provas em estradas neste final de semana

Por: Erick Souza . 02/08/2024
Mobilidade para quê?

Olimpíadas 2024: Paris altera circulação na cidade durante provas em estradas neste final de semana

Entre sábado e segunda-feira, ocorrerão as provas de corrida de ciclismo e triatlo; algumas ruas da capital francesa estarão interrompidas

2 minutos, 46 segundos de leitura

02/08/2024

Por: Erick Souza

Olimpíadas 2024, ciclovias e pedestres
Provas acontecem em trechos importantes da cidade, como a Pont d'Iéna, sobre o Rio Sena. Foto: Henri Garat/Prefeitura de Paris

Para a realização de provas em estradas durante os Jogos Olímpicos 2024 em Paris, algumas ruas e trechos da capital francesa ficarão fechados. O “perímetro vermelho”, como é nomeado, é uma área de proteção ativada por algumas horas ao redor do percurso das provas em estradas. As provas incluem a disputa de ciclismo e o triatlo, que passam em alguns dos pontos mais importantes da cidade, como a Pont d’Iéna sobre o Rio Sena.

Leia também: Paris incentiva uso de bicicletas como principal meio de transporte durante evento

Para administrar o fluxo de pessoas, a Polícia Municipal de Paris organizou trechos de circulação, onde serão montados caminhos alternativos até uma hora antes do início das provas realizadas nas ruas. De acordo com a organização, as novas rotas ficarão entre 200 e 300 metros dos locais onde haverá percurso das provas.

Perímetro vermelho para a prova de ciclismo de estrada. Foto: Divulgação/Prefeitura de Paris

A disputa de ciclismo de estrada acontece em duas modalidades: masculino e feminino, em trechos semelhantes, mas não iguais. O percurso da prova masculina é de 273 km de extensão. A categoria masculina compete no sábado, 3 de agosto, das 11h às 18h15, no horário local. O perímetro de segurança em que as ruas serão bloqueadas para passagem de pessoas será ativado a partir das 8h e suspenso às 20h.

A prova feminina, por sua vez, terá 153 km de distância. A modalidade acontece um dia depois da prova masculina, no domingo, dia 4 de agosto, das 14h30 às 16h. Neste caso, o perímetro de segurança e as rotas alternativas de circulação estarão ativas a partir das 11h e suspensas às 20h.

De acordo com a organização das Olimpíadas 2024, o ciclismo de estrada é a prova mais longa dos Jogos Olímpicos em termos de distância. A largada das duas categorias ocorre na região da Praça do Trocadéro (Pont d’Iéna). Depois, os ciclistas passam pelos departamentos de Yvelines, Hauts-de-Seine e Essonne e retornam ao ponto de partida.

Triatlo nas Olimpíadas 2024

A prova de triatlo, na categoria de revezamento misto, acontecerá na segunda-feira, 5 de agosto, das 8h às 10h. Os triatletas partirão de um ponto flutuante ao pé da Ponte Alexandre III, outra famosa ponte sobre o Rio Sena. A prova é composta por 750 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida. O perímetro de circulação de pessoas será ativado quatro horas antes do início do evento e desativado pelo menos quatro horas após a última passagem.

Leia também: Olimpíadas 2024, BMX e ciclismo: Conheça cidades que valorizam a bike como modal de deslocamento

Perímetro vermelho para a prova de triatlo na categoria de revezamento misto. Foto: Divulgação/Prefeitura de Paris

Conforme a organização, pedestres e ciclistas poderão circular em algumas regiões, com pontos de passagem monitorados pela polícia, a depender do andamento da prova. De acordo com a Prefeitura de Paris, vários eixos continuarão fechados ao tráfego de bicicletas, pedestres e veículos até outubro de 2024. Nesse período, eixos adicionais de passagem e circulação serão disponibilizados. O mapa pode ser conferido no site da entidade.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login