Trem de dois andares existe? Confira cinco países que têm esse veículo curioso | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Trem de dois andares existe? Confira cinco países que têm esse veículo curioso

Por: Fellipe Gualberto . Há 3h
Mobilidade para quê?

Trem de dois andares existe? Confira cinco países que têm esse veículo curioso

Apesar de não estar presente no Brasil, modal é usado há muitos anos em outros países

3 minutos, 24 segundos de leitura

25/11/2024

Trens de dois andares podem ser turísticos ou de transporte de passageiros, confira alguns exemplos. Foto: Divulgação/Shiki-Shima

O trem de dois andares já é realidade em diversos países. No Brasil, o modelo é cogitado para o futuro Trem Intercidades (TIC), que ligará São Paulo à Campinas. No entanto, o tipo de veículo que será usado na linha ainda não foi definido.

Confira, a seguir, alguns países que já possuem trens com dois pisos. É possível encontrar esse tipo de veículo em localidades espalhadas por todo o planeta.

Saiba mais: ‘Trem de cabeça para baixo’: entenda o modal e conheça 5 locais em que ele opera

1- França

Empresa mostra como é o design do trem de dois andares. Vídeo: Divulgação/Île-de-France Mobilités

Desde abril de 2015, a Île-de-France Mobilités, empresa que controla o transporte sobre trilhos em Paris, investe na modernização dos trens da Réseau Express Régional d’Île-de-France (Rede Expressa Regional da Ilha de França).

O objetivo era ter 255 trens de dois andares circulando nas Linhas D e E do serviço de trens metropolitanos da capital francesa até o final de 2024. De acordo com a companhia, os veículos de dois andares, que já estão em uso, atendem 1,23 milhão de viajantes por dia.

2- Portugal

Trens de dois andares fazem percursos dentro da cidade de Lisboa e também intermunicipais. Foto: Divulgação/Comboios de Portugal

Portugal também conta com um trem de dois andares. De acordo com a Comboios de Portugal, empresa que administra trens locais, desde os anos 2000 os trens com dois pisos já eram usados para interligar as cidades de Cacém e Alverca, dois municípios do país.

Atualmente, veículos desse tipo também circulam pela linha entre Sintra e Azambuja, fazendo o transporte de passageiros dentro da cidade de Lisboa. Os veículos de dois andares ficaram sete anos parados e voltaram a funcionar em 2021.

Finlândia

Auroras boreais e circulo polar são algumas das atrações disponíveis para quem faz essa viagem. Foto: Divulgação/Eurorail

Essa nação da Europa conta com um trem turístico de dois andares. Conhecido como Santa Claus Express, ou Expresso do Papai Noel, o trem percorre diversos caminhos diferentes, uma das opções parte de Helsinque (capital da Finlândia) e vai até Rovaniemi, cidade conhecida como morada do Papai Noel e fica na região da Lapônia, no norte do país.

Quem quiser fazer a rota e conhecer a região, deve reservar o ingresso com antecedência. Durante a viagem, é possível comer em um dos restaurantes a bordo e até mesmo tomar banho nos chuveiros disponíveis. Por fim, é importante ressaltar que a viagem pode demorar até 15 horas.

Japão

Trem japonês oferece uma experiência de luxo para os viajantes. Foto: Divulgação/Shiki-Shima

O Shiki-Shima, um trem turístico de luxo japonês, é mais uma das opções de trens com dois andares. É possível fazer diferentes programas com esse meio de transporte. Por exemplo, dentre os passeios à venda em 2025, é possível optar por um tour de dois dias e uma noite até a cidade de Yamanashi, ou até a cidade de Nagano.

Dentre os atrativos do modal, estão bares, restaurantes gourmet e até mesmo quartos com mezanino. Toda a viagem no modal é uma experiência de luxo, desde as refeições até a acomodação. Por isso, o Shiki-Shima se anuncia como um “trem cruzeiro”.

Canadá

O teto de vidro no segundo andar é um dos destaques deste trem. Foto: Divulgação/Rocky Mountaineer

Por fim, listamos o Canadá como mais um dos países que possuem trens de dois andares. O Rocky Mountaineer é um trem turístico que faz um percurso pelo oeste do Canadá. O teto de vidro do segundo andar permite que os viajantes contemplem a vida selvagem e belas paisagens naturais, como, por exemplo, a Rota das Rochas Vermelhas.

O passeio conta com alimentação e acomodação. No entanto, também é possível fazer programas extras durante as paradas que ocorrem no meio do trajeto.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login