Vagão do silêncio: Trens da Holanda oferecem zonas livres de qualquer barulho | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Vagão do silêncio: Trens da Holanda oferecem zonas livres de qualquer barulho

Por: Redação Mobilidade . 27/06/2024
Mobilidade para quê?

Vagão do silêncio: Trens da Holanda oferecem zonas livres de qualquer barulho

Em áreas delimitadas, é proibido qualquer tipo de som, desde conversas ao uso de dispositivos eletrônicos

1 minuto, 49 segundos de leitura

27/06/2024

Por: Redação Mobilidade

trens da Holanda, intercity
Trens do modelo Intercity também oferecem zonas de trabalho e descanso e zonas de encontro e saudação, com regras mais flexíveis em relação ao som. Foto: Divulgação/NS

Em alguns trens da Holanda, vagões específicos seguem uma regra: é proibido fazer qualquer tipo de som. Nesses vagões do silêncio, os passageiros não podem conversar ou reproduzir nenhum ruído, nem mesmo de dispositivos eletrônicos. As zonas de silêncio (ou stiltezones, no nome original) estão presentes nos trens do tipo Intercity.

Leia mais: Governo de São Paulo anuncia novos projetos de Trem Intercidades

A Holanda conta com duas modalidades de serviços de trem, o Sprinter (ou ‘velocista’, em tradução livre) e o Intercity (‘entrecidades’ ou ‘intercidades’, em tradução livre), ambos gerenciados pela empresa NS. Os trens do tipo Sprinter, possuem linhas com mais conexões entre cidades, e o Intercity são locomotivas mais rápidas, com passagens nas principais estações do País.

Apenas os trens Intercity oferecem zonas de silêncio. Nas zonas silenciosas, os assentos ainda estão dispostos em filas, ao invés de um na frente do outro, para diminuir a possibilidade de conversas.

Zonas nos trens da Holanda

Além desse tipo de zona, os trens Intercity também contam com mais espaços exclusivos para viajantes que fogem dos ruídos. De acordo com a empresa gerenciadora do serviço, os modelos mais antigos possuem uma ou mais zonas de silêncio, enquanto os modelos mais recentes estão divididos em zonas de silêncio, zonas de trabalho e zonas de descanso, e zonas de encontro e saudação.

As zonas tranquilas e as zonas de silêncio compartilham da mesma regra de ruído mínimo, mas com as zonas tranquilas sendo menos rígidas. Já as zonas de trabalho e descanso permitem conversas em volumes mais baixos, mas também são projetadas para facilitar a concentração. Parte da zona de trabalho e descanso é também uma zona tranquila.

Por outro lado, as zonas de encontro e saudação, são organizadas para o encontro de pessoas. Em um ambiente aberto com assentos situados um em frente ao outro, os grupos podem sentar juntos e conversar livremente. Todas as regiões possuem sinalizações com as permissões de som e ruído.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login