O que significará a luz branca nos semáforos?
Novidade ainda em fase de estudo promete melhorar o fluxo de automóveis
1 minuto, 26 segundos de leitura
11/09/2024
Por: Redação Mobilidade
A adição de uma nova luz de cor branca nos semáforos está em fase de estudos. Avaliada como uma maneira de lidar com congestionamentos no futuro, a novidade é voltada, principalmente, para carros autônomos. O principal objetivo da função é gerenciar o fluxo de automóveis nas vias.
O estudo elaborado por engenheiros do transporte, da Universidade Estadual da Carolina do Norte (NC State University), nos Estados Unidos, realizou simulações virtuais para testar o equipamento. De maneira prática, o sinal branco funciona como um alerta para os motoristas de que há carros autônomos na via.
A notificação automática é ativada por sensores nas vias, que reconhecem a presença de veículos sem motorista. Desta forma, os condutores humanos poderiam seguir ou manejar os seus veículos sabendo que há os carros autônomos no mesmo ambiente.
De acordo com o estudo, a necessidade de preparar a estrutura viária para os carros autônomos tem como objetivo aproveitar todo o potencial desses veículos. Com a luz branca, a comunicação entre veículos automáticos e conduzidos por humanos pode funcionar de maneira mais fluida no futuro, ao longo da expansão do uso destes modelos.
Leia também: Número de carros autônomos cresce na China
Semáforos com luz branca
Conforme os resultados do estudo, a luz branca somente faria sentido em um contexto com um grande volume de veículos autônomos.
Por esse motivo, os engenheiros sugerem que, sem a presença de carros autônomos, o semáforo deve funcionar de maneira tradicional, com apenas as três cores. Além disso, os autores afirmam que a luz branca poderia ter outra cor.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários