Tarifa zero: as três novas linhas introduzidas em SP atraíram 2500 pessoas nos primeiros domingos

Ônibus elétrico do Circuito Cultural das novas linhas Paulistar. Três novos trajetos foram adicionados ao "Domingão Tarifa Zero" da Prefeitura de SP. Foto: Ciete Silvério

Há 3h - Tempo de leitura: 1 minuto, 50 segundos

Segundo a SPTrans, os três novos trajetos de ônibus do projeto “Paulistar” no domingo de tarifa zero em São Paulo receberam cerca de 2500 passageiros em seus dois primeiros fins de semana de operação. Os veículos passam por pontos culturais, parques e de lazer da capital paulista.

Leia também: Tarifa zero: mais uma cidade de SP oferece gratuidade nos transportes aos domingos e feriados

Os ônibus operam das 8h até às 19h do domingo e possuem sentido único. As linhas ganharam os nomes “Circuito Cultura”, “Circuito Parques” e “Circuito Lazer”, e passam por:

  • Circuito Cultura: Promove paradas em pontos turísticos da cidade de São Paulo, saindo do Terminal Parque Dom Pedro II, ele começa passando pela Praça da Sé, passa pelo Centro Cultural de SP vai até a avenida Paulista, retorna o sentido, visitando o Pateo do Colégio e Farol Santander no centro, passa pelo Mosteiro de São Bento, vai para o Theatro Municipal, se estende até a Museu da Língua Portuguesa e finaliza voltando pela Pinacoteca e Mercado Municipal;
  • Circuito Parques: Passa por diversos parques da capital paulista. O ônibus sai do ponto da rua Costa Aguiar, começando pelo Parque da Independência, indo até o Parque da Aclimação, visita o Parque Ibirapuera e termina no Museu do Ipiranga;
  • Circuito Lazer: Saindo do Terminal Ana Rosa, passa por alguns pontos com programas de fim de semana, como o Centro Cultural, a Japan House, o MASP, o Museu do Futebol no Pacaembu, o Parque Ibirapuera e o Sesc da Vila Mariana.

A frota desses três circuitos de ônibus “Paulistar” conta com 14 veículos elétricos novos, e o intervalo de espera nos pontos é de no máximo 20 minutos.

Leia mais: Tarifa zero no transporte público nacional é viável? Saiba quanto custaria a gratuidade universal

Segundo levantamento da SPTrans, 70% do passageiros utilizam os ônibus com tarifa zero no domingo para atividades culturais e de lazer. De acordo com a Prefeitura de São Paulo, desde o início das operações, em dezembro de 2023, foram transportados cerca de 282 milhões de passageiros até a 100ª edição do “Domingão Tarifa Zero” no dia 28/09.