Teste compara emissões de carbono entre motores a gasolina, a álcool e veículos elétricos

Motores a gasolina são os maiores produtores de CO², seguidos pela eletricidade gerada na Europa, revelou teste. Foto: Getty Images
Erick Souza, especial para o Mobilidade
29/05/2023 - Tempo de leitura: 1 minuto, 48 segundos

A Stellantis simulou um teste para avaliar a quantidade de emissões poluentes entre diferentes combustíveis, neste mês. Dessa forma, a testagem foi realizada utilizando gasolina, etanol e eletricidade com duas fontes diferentes – da Europa e do Brasil.

Assim, de acordo com os resultados, a gasolina gerou 60,64 kg de CO2eq, o dobro da segunda colocada, a eletricidade europeia. Isto quer dizer que o carro movido a eletricidade brasileira foi o menos poluente, com 21,45 kg CO2eq.

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Apesar de utilizar um veículo eletrificado, a fonte energética europeia considerada no teste é mais poluente. A rodagem com energia da região produziu 30,41 kg CO2eq, contra os 25,79 kg CO2eq do etanol.

Teste com simulador

Já o teste realizado em um simulador colocou os veículos para rodarem 240,49 km. Dessa forma, durante o percurso, foram medidas as emissões de CO2 ou CO2 equivalente, no caso dos elétricos.

O automóvel foi inicialmente abastecido com etanol. Ao mesmo tempo, fizeram a comparação com outros três combustíveis: a gasolina tipo C (E27); 100% elétrico (BEV), abastecido na matriz energética brasileira; e 100% elétrico (BEV), abastecido na matriz energética europeia.

Assim, o objetivo principal era comprovar o peso das emissões de CO2eq de veículos movidos a gasolina. Como resultado, o embate também mostrou algumas diferenças entre o abastecimento elétrico feito na Europa e o realizado no Brasil.

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Elétrico e autônomo

A Stellantis é uma empresa global que reúne 14 marcas: Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS, Fiat, Jeep, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram e Vauxhall.

No último ano, a companhia anunciou uma estratégia global de eletrificação com investimentos previstos em mais de € 30 bilhões, até 2025.

A princípio, de acordo com a empresa, esse planejamento contempla as tecnologias de eletrificação e direção autônoma, o desenvolvimento de software e outras estratégias.

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