Travessia entre São Sebastião e Ilhabela ganha balsa reformada | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Travessia entre São Sebastião e Ilhabela ganha balsa reformada

Por: Daniela Saragiotto . 08/06/2023
Mobilidade para quê?

Travessia entre São Sebastião e Ilhabela ganha balsa reformada

Embarcação FB-29 já está operando e comporta 40 veículos e 140 pedestres

1 minuto, 45 segundos de leitura

08/06/2023

Por: Daniela Saragiotto

balsa para a travessia entre São Sebastião e Ilhabela foi reformada. Foto Divulgação Governo do Estado de São Paulo/maio 2023
Reforma da FB-29 inclui recuperação da estrutura e troca das hélices, entre outros reparos. Foto: Divulgação Governo do Estado de São Paulo

Desde o último dia 29/05, usuários e munícipes das cidades de São Sebastião e Ilhabela, litoral norte do Estado de São Paulo, contam com uma embarcação nova para travessia e deslocamento diário.

Dessa forma, a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) colocou em operação a FB-29, embarcação com capacidade operacional para transportar 40 veículos e 140 pedestres por viagem.

No mês de abril foram transportados, diariamente, em média, na Travessia entre São Sebastião e Ilhabela, 4.500 pedestres, 940 ciclistas, 806 motos e 4,2 mil veículos, totalizando mais de 313,2 mil usuários. 

Investimento

Com investimento de R$ 6,8 milhões, a embarcação foi completamente reformada e modernizada. De acordo com o Governo do Estado de São Paulo, foram oito meses de tabalho, com geração de 110 novos empregos, entre diretos e indiretos.

Entre os serviços executados na FB-29 estão recuperação da estrutura, com raspagem, troca de chapas em partes do casco, do convés e da superestrutura e pintura geral, além da restauração das redes hidráulicas de esgotamento e incêndio.

Todos os equipamentos de navegação e comunicação, como bússola, indicadores de ângulo de leme, instrumentos de navegação, limpador de para-brisa, apito e sistema sonoro, foram revisados.

Com isso, de acordo com administração estadual, as manobras de atracação e desatracação serão feitas com mais agilidade e segurança.

As intervenções incluíram também a renovação dos sistemas elétricos de iluminação, de comando e monitoramento dos motores e reversores, a troca das hélices e a revitalização do sistema que controla o leme da embarcação.

Para a travessia

No total, a frota alocada para essa rota tem 9 embarcações, sendo sete ferryboats e duas lanchas. Já a FB-28 será a próxima embarcação que receberá investimentos para revitalização.

Já neste mês de junho, a Semil garante que entregará a FB-25, a maior de todas, completamente renovada, com capacidade para 70 veículos e 344 passageiros.


 

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login