Trem para Sorocaba: políticos de Mairinque e Alumínio exigem mais estações
Última audiência pública do TIC Eixo Oeste foi marcada por reivindicações das duas cidades; SPI diz que demanda é muito baixa

A reivindicação de inclusão de duas novas estações no projeto do Trem Intercidades Eixo Oeste, que vai ligar Sorocaba à capital paulista, deu o tom da última audiência pública da concessão, realizada nesta quinta-feira, 29, na cidade de São Paulo. Representantes dos municípios de Mairinque e Alumínio, na região metropolitana de Sorocaba, marcaram presença em peso e reclamaram do “esquecimento” das duas cidades.
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O projeto prevê, na atual fase, apenas as estações em Sorocaba, Brigadeiro Tobias, São Roque, Amador Bueno, Carapicuíba e, além disso, na Água Branca, em São Paulo. Paradas em Mairinque e Alumínio aparecem no contrato como investimentos contingentes. Assim, se houver indícios de que há uma demanda excessiva em algum destes locais após o início da operação, seria possível adicioná-las ao ramal.
Os estudos realizados até agora, porém, mostraram que a demanda da região é muito baixa para justificar novas estações, disse Augusto Almudin, diretor de assuntos corporativos da Companhia Paulista de Parcerias. Além disso, adicionar novas estações aumentaria o tempo de deslocamento do serviço parador, tornando-o menos competitivo.
“Fizemos estudos de demanda muito robustos para esse projeto. Utilizamos dados de telefonia móvel, dados de matriz origem e destino, pesquisa de preferência declarada, dados operacionais da Artesp, dados de contagem de veículo. E os resultados destes estudos demonstraram que a demanda das estações de Alumínio e Mairinque é muito reduzida ao longo de todo o período concessão”, assinalou Almudin, nesse sentido.
‘Esquecidos e abandonados’ no projeto do trem para Sorocaba
A antiga Estação Ferroviária de Mairinque, inaugurada em 1873, foi uma das mais movimentadas da antiga Estrada de Ferro Sorocabana. A parada fazia o entroncamento com o ramal da Companhia Ituana e posteriormente tornou-se ponto de partida do trem até Santos. Ela guarda, aliás, o título de primeiro edifício de concreto armado do País. A estação está abandonada atualmente.
O vice-prefeito de Mairinque, Edinho Sampaio, fez o apelo em nome do executivo da cidade. “Mairinque precisa ser reconhecida. Ela ficou esquecida e abandonada. O povo sonha que Mairinque volte aos trilhos”, disse.
O vice-prefeito da cidade de Alumínio, Alexandre Amaral, também fez um discurso pedindo a inclusão da cidade entre as estações. “Alumínio e Mairinque precisam ser respeitados. Nós não podemos ficar fora porque nós somos importantes. Não é só Sorocaba e São Roque. Alumínio e Mairinque mereciam e é uma pena não estarem incluídos nesse projeto”, disse Amaral.
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Diversos vereadores dos municípios da região se inscreveram para falar. Em certo ponto, o vereador de Mairinque Rafael da Hípica mostrou um vídeo no qual o secretário de Estado de São Paulo, Rafael Benini, promete a criação de uma estação na cidade durante a campanha eleitoral de 2024. “Eu trouxe para o prefeito a atualização sobre os estudos do TIC Sorocaba. Ontem o governador [Tarcísio de Freitas] esteve aqui, falou sobre isso, mostrou o traçado e que vamos ter uma estação em Mairinque. O trem vai parar aqui”, promete o secretário, ao lado do então prefeito Toninho Gemente (Republicanos).
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