6 dicas de segurança ao usar trem, metrô e ônibus nas compras de fim de ano | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

6 dicas de segurança ao usar trem, metrô e ônibus nas compras de fim de ano

Por: Redação Mobilidade . 22/12/2023
Mobilidade para quê?

6 dicas de segurança ao usar trem, metrô e ônibus nas compras de fim de ano

Passageiros devem reforçar o cuidado com os pertences e evitar os horários de pico para ir ou voltar das lojas

2 minutos, 26 segundos de leitura

22/12/2023

Por: Redação Mobilidade

Melhor período é fora dos horários de pico. Foto: Getty Images.

Com a chegada do Natal, a corrida para comprar presentes fica cada vez mais acirrada. Assim, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) divulgou seis dicas de segurança ao usar trem, metrô e ônibus nas compras de fim de ano.

Segundo a secretaria, a CPTM, o Metrô e os ônibus da EMTU sempre contam com funcionários treinados para orientar os passageiros. Contudo, algumas dicas podem tornar as viagens mais seguras e confortáveis.

Confira as dicas: 

1) Cuidado com os pertences

Tanto nos trens quanto nos ônibus, tome cuidado com os seus pertences. Todas as sacolas, bolsas e mochilas devem estar junto ao corpo.

Além disso, evite deixar a mochila nas costas ao embarcar. Coloque-a sempre nas mãos, tanto para o conforto dos demais passageiros quanto para evitar furtos. Outra dica é não deixar as sacolas no chão nem ocupando um assento. 

2) Evite os horários de pico

Se você vai fazer compras e pode escolher o melhor momento para sair de casa, evite os horários de pico. Ou seja, entre 10h e 17h, os trens e ônibus podem estar mais cheios.

Outra dica é, ao embarcar nos trens, aguarde o desembarque para o maior conforto de todos. A prática é válida para todos os horários.

Contudo, o movimento tende a variar de acordo com o modal e com a linha. Por exemplo, na Estação Brás, o horário de pico é estendido e considerado também aos sábados e domingos nesta época do ano.

Por esse motivo, até o dia 23 de dezembro a CPTM realiza a “Operação Natal” aos fins de semana na Estação Brás. Entre as principais ações estão o menor intervalo entre os trens, o aumento do número de funcionários operacionais da estação e da segurança para orientar os passageiros.

3) Cuidado com as crianças

Nas viagens para compras ou mesmo em passeios, segure as crianças pelas mãos. Ao embarcar nos ônibus ou trens, garanta que ninguém vai ficar para trás.

4) Utilize o corrimão

Além disso, para evitar acidentes, sempre use o corrimão ao acessar as escadas rolantes. Também é válido segurar as crianças nestes equipamentos, para evitar acidentes.

5) Fique atento ao volume permitido

A CPTM e o Metrô estabelecem como regra para o embarque nos trens que os passageiros carreguem volumes com dimensões de 150x60x30cm. Já a EMTU recomenda que os passageiros usem de bom senso na hora de embarcar nos coletivos com compras, evitando grandes volumes. 

6) Viu algo errado? Denuncie

A CPTM disponibiliza o telefone 0800 055 0121 e o WhatsApp 9 9767-7030 para denunciar comportamentos inadequados em trens e estações. Já o Metrô possui o SMS-Denúncia (9 7333-2252) e o aplicativo Metrô Conecta. Os passageiros das linhas de ônibus gerenciadas pela EMTU podem procurar diretamente os funcionários de atendimento das empresas operadoras das linhas.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login