Trens movidos a hidrogênio: conheça a tecnologia e saiba onde operam
Desenvolvido pela Siemens Mobililty, sistema iniciou as operações em 2024; trem emite apenas água em vapor

Os trens movidos a hidrogênio da Siemens Mobility já estão em operação na Alemanha desde o início de 2024. Em um novo comunicado, a empresa informa que produz outras três unidades do modelo Mireo Plus H, que irá operar no estado de Baviera a partir de 2026. De acordo com a Siemens Mobility, as locomotivas emitem apenas água em vapor e vão substituir as movidas a diesel.
Leia também: ‘O hidrogênio é a melhor solução para os veículos pesados’, afirma executivo da GWM Brasil
Além disso, com a construção de uma usina de eletrólise na região, abastecida com energia verde, o transporte regional naquela região da Alta Baviera será zero emissões de gases de efeito estufa.
Os novos trens têm dois vagões, com capacidade para transportar nove bicicletas. Também são equipados com janelas permeáveis e alta frequência de sinal telefônico. Já a autonomia do veículo, com apenas um tanque cheio, é de 1,2 mil km. Conforme a Simens Mobility, o Mireo Plus H alcança uma velocidade máxima de 140 km/h com seu sistema de hidrogênio e propulsão elétrica.
Outro destaque é o tempo de abastecimento, similar a um veículo a diesel, de aproximadamente 15 minutos, o que garante vantagem operacional. Aliás, esses trens movidos a hidrogênio podem operar em linhas ferroviárias não eletrificadas, pois convertem hidrogênio armazenado em energia elétrica.
Dessa forma, não dependem de linhas de contato com a rede de energia. A Siemens Mobility ainda destaca que o modelo é silencioso, com menos ruído mecânico.
Onde operam os trens movidos a hidrogênio
O novo contrato assinado entre a Simens Mobility e Südostbayernbahn (rede ferroviária regional), prevê o fornecimento do material rodante, ou seja, a própria locomotiva. Ao longo do trajeto previsto, os trens antederão oito estações de uma rota não eletrificada na Alta Baviera, com 3,2 km de extensão.
Além disso, a Deutsche Bahn (empresa de transporte ferroviário alemã) vai construir a usine de eletrólise (instalação que utiliza a eletrólise para produzir hidrogênio) na cidade de Mühldorf.
Fora essa operação, o mesmo modelo de trem opera na rota Augsburg – Füssen, da rede Bayerische Regiobahn (BRB).
Ficha técnica:
Mireo Plus H
Potência de propulsão: 1,7 MW
Aceleração: até 1,1 m/s²
Velocidade máxima: 140 km/h
Autonomia: 1.200 quilômetros com um único tanque de combustível,
Reabastecimento: 15 minutos
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários