"Trilhos virtuais" guiam bondes elétricos na China

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Trilhos virtuais: saiba como funciona a nova tecnologia que move modernos bondes elétricos chineses

Por: Vitor Queiroz . Há 24 min
Mobilidade para quê?

Trilhos virtuais: saiba como funciona a nova tecnologia que move modernos bondes elétricos chineses

Faixas com sensores elétricos ‘guiam’ os veículos; vários países, incluindo o Brasil, apostam nesse moderno meio de transporte não poluente

3 minutos, 3 segundos de leitura

17/10/2025

Bonde elétrico no Paraná que se move via
Os bondes elétricos movidos via "trilhos virtuais" já estão integrados na China. No Brasil, Curitiba será a primeira cidade da América do Sul a testar o veículo. Foto: Felipe Henschel/AEN

A China, que com frequência traz inovações em transporte urbano, já possui um bonde elétrico com pequenas rodas de borracha que funciona com “trilhos virtuais”. Trata-se de faixas colocadas ao longo das vias com sensores eletromagnéticos embutidos que “guiam” o caminho do veículo pelas ruas das cidades. O projeto teve início em 2019 e já se consolidou em cinco cidades chinesas.

Esses “trilhos virtuais” são faixas com sensores que se conectam ao veículo por indução eletromagnética e determinam o caminho a ser percorrido — o que dispensa as tradicionais linhas férreas. O bonde é totalmente elétrico, tem recarga rápida e tecnologia para ser 100% autônomo, além de atingir velocidade máxima de 70 km/h e possuir autonomia de rodagem de até 40 km com as baterias cheias.

Leia mais: Entenda como vai funcionar o bonde urbano com trilho ‘virtual’ lançado no Paraná

Produzido pela companhia chinesa CRRC, o transporte modular pode conter de dois a cinco carros na sua extensão, e comporta, em média, cerca de 280 passageiros quando formado por três módulos.

Segundo a empresa, a ideia é que o esse novo modal seja uma solução para cidades de pequeno e médio porte, a fim de contribuir para o sistema de transporte público já instalado nos locais. A CRRC lembra que o sistema traz outra vantagem importante: como não há necessidade de construir estradas de ferro nas vias, a implementação desse novo modelo reduz tanto o tempo de conclusão das obras quanto as emissões de CO2 durante a construção.

Na China, as cinco cidades que operam com esse tipo de transporte possuem, somadas, uma malha de mais de 140 km, incluindo as dez linhas construídas. Nesses seis anos de operação, os testes já passaram dos 25 milhões de quilômetros rodados, atendendo 35 milhões de passageiros nesses 6 anos.

O Brasil será o primeiro país sul-americano a testar os “trilhos virtuais”

Na região metropolitana de Curitiba, no Paraná, o Governo do Estado está introduzindo o bonde como teste para associá-lo à Rede Integrada de Transportes da região. A rota percorrida pelo veículo terá como origem o Terminal de Pinhais, passando pela Avenida Ayrton Senna da Silva e a Rodovia Dep. João Leopoldo Jacomel até chegar ao Terminal São Roque, em Piraquara, de maneira direta, em uma extensão de cerca de 10 quilômetros.

Chamado de Bonde Urbano Digital (BUD) aqui no Brasil, o meio de transporte será recarregado por pantógrafos aéreos (dispositivo instalado no teto de trens e bondes elétricos para coletar energia elétrica da rede aérea) ao longo da operação, além de receber carga na garagem de Piraquara. Na cidade, os testes contarão com a presença de motoristas, apesar de o sistema ter tecnologia autônoma para poder dispensar condutores.

Leia também: Conheça o Bonde Digital Urbano sem trilhos em fase de testes em Curitiba

Prefeitos de várias cidades do Brasil procuraram o governo do Paraná com planos para implementar o bonde em suas regiões. Fora do País, Buenos Aires e Córdoba, na Argentina, além de representantes da Costa Rica, Colômbia e Chile, também demonstraram interesse em adotar o modelo.

A previsão é que o veículo comece a operar em novembro deste ano. O projeto tem como referência a cidade de Campeche, no México, que tem o primeiro sistema implantado na América do Norte, que está em operação comercial desde junho deste ano, com uma linha guiada de 15 quilômetros.

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