As motos aventureiras, também chamadas de big trail, estão entre as mais desejadas pelos motociclistas atualmente. Feitas para longas viagens, oferecem motor potente e conforto, além de versatilidade para rodar em qualquer terreno. No segmento de big trail de grande porte, a recentemente renovada Triumph Tiger 1200 em sua versão Black Edition oferece o melhor custo benefício entre os diversos modelos de diferentes marcas.
Mesmo sendo a versão “de entrada” da big trail da marca inglesa, exclusiva para o mercado brasileiro, a Black Edition já traz uma completa lista de equipamentos. Vão desde rodas raiadas com pneus sem câmara, seis modos de pilotagem e até suspensões com ajuste eletrônico, tudo isso por R$ 88.990.
Preço elevado, porém bastante competitivo para o segmento. Afinal, o valor é quase R$ 20 mil a menos do que a Tiger 1200 Rally Pro, outra versão com rodas raiadas, e R$ 30 mil mais barata do que a BMW R 1300 GS Plus, que também usa esse tipo de roda, mais adequada ao uso off-road.
O que diferencia a versão de entrada da Rally Pro, por exemplo, são mais opções de cores, pois a Black Edition está à venda apenas na cor preta, e outros acessórios. Protetor de cárter e de motor e faróis de neblina não vem de série, mas suportes para malas laterais e bagageiro estão inclusos na Black Edition. Na parte eletrônica e nos itens de conforto, vale dizer que o modelo avaliado não traz sensor de monitoramento dos pneus e nem banco aquecido.
De resto, tudo está incluso na versão de entrada da bigtrail. A estratégia de atrair novos compradores para o modelo com um preço competitivo parece estar funcionando. De acordo com a Triumph, praticamente 50% das vendas da renovada Tiger 1200, que chegou às lojas em abril, são da versão Black Edition, no País.
O motor de três cilindros, arrefecimento líquido e 1.160 cm³ de capacidade melhorou a entrega de torque em baixos e médios giros, chegando ao máximo de 13,2 m.kgf a 7.000 giros. Apesar disso, não perdeu seu caráter “explosivo” acima dos 5.000 rpm, atingindo a potência máxima de 150 cv a 9.000 rpm. Números suficientes para rodar em velocidades bem superiores às permitidas em vias públicas, ou manter 120 km/h, mesmo com bagagem e garupa.
O câmbio de seis velocidades tem sistema quickshift, que permite subir ou reduzir as marchas sem usar a embreagem. Uma facilidade que, além de garantir mais conforto, também se traduz em retomadas dignas de motos esportivas.
O bom desempenho, por outro lado, cobra seu preço na bomba de combustível. Embora a Triumph declare que o consumo do tricilíndrico diminuiu, fiz uma média de 18 km/litro. Como seu tanque tem capacidade para 20 litros, a autonomia projetada é de 360 km.
Cheia de controles eletrônicos para domar toda essa potência, a Tiger 1200 abusa da tecnologia. São seis modos de pilotagem que ajustam o mapa do acelerador, o controle de tração, os freios ABS e até as suspensões.
O conjunto da Showa, semiativo, tem garfo invertido, na dianteira, e monoamortecedor, na traseira. Além de bom curso, 220 mm em ambas, tem diversos acertos eletrônicos pré-definidos que variam de acordo com o modo de pilotagem. Sua capacidade para isolar o piloto das imperfeições do piso, ou das pedras de uma estrada de terra, são um dos pontos fortes da bigtrail.
Vale destacar que os modos de pilotagem mudam bastante o comportamento da bigtrail inglesa. A entrega de potência, assim como a atuação do controle de tração e até o ajuste da suspensão mudam de acordo com o modo escolhido.
Nos modos Road, Sport e Rain, voltados para o asfalto, ainda existe um sistema que reduz a pré-carga da mola traseira com a moto parada, facilitando um pouco a vida dos mais baixinhos. Afinal, seu assento fica a 875 mm do solo na posição mais baixa, mas pode baixar a 855 mm com a tecnologia.
Com motor potente, confortável e muita tecnologia, a Tiger 1200 é uma boa opção entre os modelos big trail disponíveis. Ainda mais nessa versão Black Edition, que tem preço competitivo.
Afinal, é a única que reúne rodas raiadas, aro 21, na dianteira, transmissão final por eixo-cardã e suspensões eletrônicas por um valor inferior a R$ 100 mil.
Big trail de 1.200 cc mais em conta do mercado brasileiro com uma boa lista de equipamentos de série
Mesmo com a tecnologia, seu peso de 250 kg em ordem de marcha e o assento alto exigem experiência e “força”
Motor três cilindros, 1.160 cm³
Câmbio seis marchas
Transmissão final por cardã
Potência 150 cv a 9.000 rpm
Torque 13,2 m.kgf a 7.000 rpm
Peso em ordem de marcha 250 kg
Preço sugerido R$ 88.990