Mobilidade para quê?

Veículos elétricos sobre duas rodas ganham oficina especializada

Em quatro meses, E-Motors Service se divide entre manutenção de baterias de lítio e fornecimento de peças e componentes

3 minutos, 47 segundos de leitura

19/01/2022

Por: Mário Sérgio Venditti

veículo elétrico de duas rodas
E-Motors Service atende a motocicletas elétricas de todas as marcas. Foto: Divulgação Pam Martins

A expansão dos veículos elétricos no Brasil vem abrindo caminho para o surgimento de novos negócios no campo da eletromobilidade. Afinal, se existe a oferta de veículos movidos a bateria, é preciso também oferecer aos usuários serviços periféricos, como o de pós-venda e manutenção. 

A E-Motors logo farejou a oportunidade e teve uma grande sacada. Há dois anos, ela trabalha no setor de mobilidade elétrica, comandada pelos empresários Fábio Campos, Tiago Bezutte e Bruno Rey. Restrita à venda de produtos, há quatro meses a empresa ampliou sua área de atuação com a criação da E-Motors Service, oficina especializada em assistência técnica de veículos elétricos sobre duas rodas, como motocicleta, scooter, bicicleta e hoverboard.

Antes de mais nada, os sócios viajaram para a China, principal fabricante dos veículos elétricos e de peças do mundo, para prospectar o mercado e realizar um levantamento de possíveis fornecedores de componentes, com certificações e qualidade comprovada. 

“No Brasil, não existe trabalho completo em pós-venda e detectamos que havia um grande gargalo na oferta de peças de reposição”, afirma Fábio Campos. “Procuramos nos estruturar para garantir toda a assistência técnica, além de montagem e upgrade em baterias de lítio para consumidores finais e empresas.” 

Outra dificuldade diz respeito à contratação de mão de obra especializada. “Nosso ponto de partida foi buscar profissionais com conhecimento na área elétrica e de baterias para, a partir daí, passar ao treinamento que envolve as particularidades dos veículos elétricos”, afirma. 

Em quatro meses de atividade, o time de cinco funcionários da E-Motors Service já atendeu mais de 200 clientes. Localizada no bairro de Santana, zona norte de São Paulo, a oficina de 120 metros quadrados atende a todas as marcas e modelos disponíveis no mercado. 

O setor é tão promissor que a expectativa de crescimento, para o primeiro semestre de 2022, é de 40%. “Como o mercado de veículos elétricos ainda é recente, no Brasil, clientes e empresas esbarram em dificuldades com assistência técnica”, revela Campos.

Manutenção de carros

No entanto, o sucesso inicial da oficina deixou a venda de produtos em segundo plano e coloca a E-Motors Service em um interessante impasse. “Estamos caminhando com cautela. Se anunciarmos nosso trabalho de uma maneira mais ostensiva, corremos o risco de não dar conta da demanda do mercado”, explica Campos. 

A solução para suprir o volume de trabalho represado já está no radar da E-Motors: abrir novas oficinais nas demais regiões da cidade de São Paulo, o que elevaria o investimento de R$ 500 mil feito até agora. “No ano que vem, desejamos expandir nossa estrutura”, destaca Campos. Dessa forma, será possível atender melhor à demanda dos clientes, hoje dividida em 70% de manutenção de baterias e 30% de procura por peças e componentes. 

Campos conta que o maior problema verificado nas baterias se encontra na célula de lítio. O intervalo da montagem do pacote da bateria até o veículo chegar à loja pode levar seis meses, por causa da demora no transporte da China ao Brasil e da burocracia na liberação portuária. 

“Esse tempo parado prejudica demais as células, que acabam apresentando algum defeito”, explica. “A bateria de uma scooter, por exemplo, tem cerca de 100 células. Se uma estiver avariada, ela perde potência e o motor desliga, aparentemente, sem motivo.” Mexer com a bateria requer tanta atenção e cuidado que a E-Motors Service planeja isolar a área para a execução desse serviço.

Uma vez consolidado o trabalho em veículos de duas rodas, Fábio Campos revela um projeto bastante audacioso que, segundo suas previsões, poderá ser adotado em cinco anos: cuidar também da manutenção de automóveis 100% elétricos. “O que estamos fazendo neste momento com a E-Motors Service é o primeiro passo para, um dia, estender nossa atuação aos carros com propulsão elétrica”, vislumbra. 

E-Motors Service


O time tem um projeto ambicioso: fazer também a manutenção de carros elétricos. Foto: Divulgação Pam Martins

Endereço: Av. Luiz Dumont Villares, 1655, Santana, São Paulo (SP)

Telefone: (11) 2939-6609

Site: conteudo.e-motors.mobi 

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

Números: 40% é a previsão de crescimento da E-Motors Service para o primeiro semestre de 2022

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login