VLT de Salvador: confira estágio atual das obras
Dois dos três lotes já iniciaram a construção, com previsão para primeiro lançamento no segundo semestre de 2026

Em obras há menos de um ano, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador já apresenta avanços visíveis para a população que passa próximo aos lotes um e dois. Ao total, o novo modal será um sistema de 36,4 quilômetros de extensão, distribuído em 34 paradas pela região metropolitana da capital baiana.
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De acordo com a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), o VLT de Salvador deve entrar em funcionamento total em 2028. Dos R$ 5 bilhões orçados para as obras e implementação do sistema, R$ 420.817.991,90 estão empenhados.
Em relação à previsão de entrega, a CTB acredita no cumprimento da meta. Ainda no segundo semestre de 2025, o lote três deve entrar em obras. Portanto, os primeiros testes devem iniciar no segundo semestre de 2026, para possibilitar uma entrada em operação gradual.
Simultâneo as obras, a compra dos “carros”, o material rodante, já ocorreu. Fruto de uma parceria entre o governo do Estado da Bahia e do Mato Grosso, 40 trens serão entregues para o VLT de Salvador.
Esses trens passam por um período de adequação técnica em Hortolândia (SP), antes do envio a Salvador, previsto para iniciar em dezembro de 2025. Até o momento, 30 trens já saíram de Cuiabá e passam pelos serviços na cidade paulista.
Os outros 10 trens chegam em Hortolândia até julho de 2025. A previsão iniciar os testes dinâmicos, com carga de energia e peso, já no Pátio da Calçada, na Cidade Baixa.
Confira o andamento de cada lote do VLT de Salvador

Lote 1 do VLT de Salvador
Conforme a CTB, as obras do Lote 1, que vai desde a Calçada até a Ilha de São João no Município de Simões Filho, apresenta um avanço físico-financeiro de 18,67%. As obras estão concentradas no Pátio da Calçada e trecho até Lobato, seguindo em sequência até Paripe.
Essa linha terá 16,7 km de extensão com 18 paradas mais a Estação Calçada.
Aliás, até o momento 92 carretas desembarcaram em Salvador, somando 4372 barras de trilhos, além de equipamentos elétricos. No Lote 1, 5.824 m de trilhos estão instalados, aplicados na Via Permanente 1 e 2 e pátio de Calçada.
Além disso, no final do trecho do Lote 1, na Ilha de São João, está prevista a implantação de um pequeno Terminal de Integração até 2028. O trecho contará também com integração com linhas de ônibus na Estação Calçada. Quem realiza as obras é o Consórcio Expresso Mobilidade Salvador, formado pelas empresas Alya, Metro e MPE, com prazo para entrega de 40 meses.
Lote 2 do VLT de Salvador
Já o Lote 2, que se estende desde Paripe até Águas Claras, registra um avanço físico-financeiro de 13,30%. Dessa forma, as obras vão da rotatória de acesso ao Hospital do Subúrbio até o Estação de Águas Claras.
A linha terá 9,2 km de extensão, com sete paradas e integração com o Metrô de Salvador.
Neste trecho, a duplicação da estrada do Derba e a fundação para o viaduto Águas Claras é o foco atual. Isso porque ali será um dos pontos de integração com o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro Freitas, onde fica o Terminal de Integração Águas Claras.
De acordo com a CTB, o orçamento do lote dois é de R$1,08 milhão, com prazo de conclusão de 50 meses desde a assinatura da ordem de serviço em junho de 2024. As empresas responsáveis pelo lote, Cetenco, Agis e Consbem, formaram o Consórcio VLT,
Lote 3
O último lote do VLT de Salvador ainda não começou a construção. Porém, a CTB espera que a assinatura da ordem de serviço ocorra no segundo semestre de 2025. A partir disso, serão 50 meses de prazo para entrega dos 10,5 km de extensão da linha e suas nove paradas.
Além disso, esse trecho terá integração com o metrô no bairro da Paz. Conforme a CTB, outros modais podem entrar no sistema, como barcas, ascensores e teleféricos.
Com um orçamento previsto de R$ 790 mil, o Consócio Bahia Atlântico, deve ser o último a entregar o trecho do VLT pronto. Aliás, esse consórcio é formado pelas empresas Mota Engil, Ohla e Meir.
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