VLT de Salvador: confira estágio atual das obras

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VLT de Salvador: confira estágio atual das obras

Por: Isabel Lima . Há 24h
Mobilidade para quê?

VLT de Salvador: confira estágio atual das obras

Dois dos três lotes já iniciaram a construção, com previsão para primeiro lançamento no segundo semestre de 2026

4 minutos, 17 segundos de leitura

27/05/2025

Reforma da Estação da Calçada e Unidade de Beneficiamento de Pescado junto ao VLT de Salvador. Foto: Feijão Almeida/GOVBA
Reforma da Estação da Calçada e Unidade de Beneficiamento de Pescado junto ao VLT de Salvador. Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Em obras há menos de um ano, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador já apresenta avanços visíveis para a população que passa próximo aos lotes um e dois. Ao total, o novo modal será um sistema de 36,4 quilômetros de extensão, distribuído em 34 paradas pela região metropolitana da capital baiana. 

Leia também: VLT de Salvador terá vagões especiais para pescadores e ambulantes

De acordo com a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), o VLT de Salvador deve entrar em funcionamento total em 2028. Dos R$ 5 bilhões orçados para as obras e implementação do sistema, R$ 420.817.991,90 estão empenhados. 

Em relação à previsão de entrega, a CTB acredita no cumprimento da meta. Ainda no segundo semestre de 2025, o lote três deve entrar em obras. Portanto, os primeiros testes devem iniciar no segundo semestre de 2026, para possibilitar uma entrada em operação gradual.

Simultâneo as obras, a compra dos “carros”, o material rodante, já ocorreu. Fruto de uma parceria entre o governo do Estado da Bahia e do Mato Grosso, 40 trens serão entregues para o VLT de Salvador. 

Esses trens passam por um período de adequação técnica em Hortolândia (SP), antes do envio a Salvador, previsto para iniciar em dezembro de 2025. Até o momento, 30 trens já saíram de Cuiabá e passam pelos serviços na cidade paulista. 

Os outros 10 trens chegam em Hortolândia até julho de 2025. A previsão iniciar os testes dinâmicos, com carga de energia e peso, já no Pátio da Calçada, na Cidade Baixa.

Confira o andamento de cada lote do VLT de Salvador

mapa do VLT de Salvador
Mapa do VLT de Salvador Mostra traçado do futuro transporte. Foto: Divulgação/CTB

Lote 1 do VLT de Salvador

Conforme a CTB, as obras do Lote 1, que vai desde a Calçada até a Ilha de São João no Município de Simões Filho, apresenta um avanço físico-financeiro de 18,67%. As obras estão concentradas no Pátio da Calçada e trecho até Lobato, seguindo em sequência até Paripe. 

Essa linha terá 16,7 km de extensão com 18 paradas mais a Estação Calçada. 

Aliás, até o momento 92 carretas desembarcaram em Salvador, somando 4372 barras de trilhos, além de equipamentos elétricos. No Lote 1, 5.824 m de trilhos estão instalados, aplicados na Via Permanente 1 e 2 e pátio de Calçada.

Além disso, no final do trecho do Lote 1, na Ilha de São João, está prevista a implantação de um pequeno Terminal de Integração até 2028. O trecho contará também com integração com linhas de ônibus na Estação Calçada. Quem realiza as obras é o Consórcio Expresso Mobilidade Salvador, formado pelas empresas Alya, Metro e MPE, com prazo para entrega de 40 meses.

Lote 2 do VLT de Salvador

Já o Lote 2, que se estende desde Paripe até Águas Claras, registra um avanço físico-financeiro de 13,30%. Dessa forma, as obras vão da rotatória de acesso ao Hospital do Subúrbio até o Estação de Águas Claras.

A linha terá 9,2 km de extensão, com sete paradas e integração com o Metrô de Salvador.

Neste trecho, a duplicação da estrada do Derba e a fundação para o viaduto Águas Claras é o foco atual. Isso porque ali será um dos pontos de integração com o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro Freitas, onde fica o Terminal de Integração Águas Claras. 

De acordo com a CTB, o orçamento do lote dois é de R$1,08 milhão, com prazo de conclusão de 50 meses desde a assinatura da ordem de serviço em junho de 2024. As empresas responsáveis pelo lote, Cetenco, Agis e Consbem, formaram o Consórcio VLT,  

Lote 3

O último lote do VLT de Salvador ainda não começou a construção. Porém, a CTB espera que a assinatura da ordem de serviço ocorra no segundo semestre de 2025. A partir disso, serão 50 meses de prazo para entrega dos 10,5 km de extensão da linha e suas nove paradas. 

Além disso, esse trecho terá integração com o metrô no bairro da Paz. Conforme a CTB, outros modais podem entrar no sistema, como barcas, ascensores e teleféricos. 

Com um orçamento previsto de R$ 790 mil, o Consócio Bahia Atlântico, deve ser o último a entregar o trecho do VLT pronto. Aliás, esse consórcio é formado pelas empresas Mota Engil, Ohla e Meir. 

Leia também: 10 cidades no Brasil que possuem VLT, conheça detalhes sobre o modal

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