Coronavac para crianças: tire suas dúvidas sobre a vacina | Mobilidade Estadão | Na perifa

Buscando sugestões para:


Coronavac para crianças: tire suas dúvidas sobre a vacina

Por: Estadão Conteúdo . 14/07/2022

Publicidade

Conteúdo patrocinado por
Na Perifa

Coronavac para crianças: tire suas dúvidas sobre a vacina

Perguntas e respostas sobre a vacinação em meninas e meninos que têm de 3 a 5 anos

2 minutos, 35 segundos de leitura

14/07/2022

Por: Estadão Conteúdo

Covid-19: Anvisa libera Coronavac para faixa infantil de 3 a 5 anos. Vacina é segura. Foto ilustrativa: Getty Images

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou ontem, 13 de julho, a aplicação da vacina Coronavac, contra a covid-19, em crianças de 3 a 5 anos de idade. Para a infectologista pediátrica Thais Fink, é “extremamente necessário” vacinar essa faixa etária. “Hoje a covid-19, em virtude do número de casos, é uma das principais doenças infectocontagiosas que estão internando e até levando a óbito crianças no Brasil”, disse a médica em entrevista à Rádio Eldorado.

Qual vacina contra covid foi autorizada pela Anvisa para as crianças de 3 a 5 anos?

Coronavac. Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou para essa faixa etária, por unanimidade, a vacina produzida pelo Instituto Butantan.

A formulação da Coronavac para esse grupo é diferente?

Não. A formulação é a mesma da aplicada no Brasil em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. E adultos acima de 18 anos.

Quantas doses serão aplicadas nas crianças de 3 a 5 anos?

A Coronavac deve ser administrada em duas doses, com 28 dias de intervalo, assim como já acontece em outras faixas etárias.

A vacina é segura para essa faixa etária?

Sim, a vacina é segura. A Anvisa se baseou em estudos feitos no Chile, na África do Sul e em países da Ásia, onde já é aplicada nessa faixa, para atestar a eficácia e a segurança do imunizante. “Há dados muito robustos sobre a segurança da Coronavac em todas as faixas etárias. É um método de vacinação muito consagrado”, afirma Thais Fink.

É possível ocorrer reações adversas?

Segundo a área técnica da Anvisa, a Coronavac apresenta baixo volume de reações adversas para a faixa etária pediátrica. Quando há alguma reação, na maioria das vezes ela é leve. Nestes casos, o paciente apresenta vermelhidão no braço, dor no local onde a vacina foi aplicada e cansaço. As reações são as mesmas que as registradas nos adultos e nas crianças de outras faixas etárias que já estão autorizadas a tomar o imunizante.

Quando a Coronavac começa a ser aplicada em crianças de 3 a 5 anos?

O responsável por incluir a vacina no Programa Nacional Imunização (PNI) é o Ministério da Saúde. O órgão foi procurado pelo Estadão, mas até a noite de quarta-feira, 13 de julho, não havia informado quando terá início a imunização de crianças entre 3 e 5 anos. Em entrevista ao jornal, o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, disse que informações obtidas pelo governo indicam que o Instituto Butantan não descarta a possibilidade de importar as doses da Coronavac da China pela celeridade da vacinação do novo público.

Que outras vacinas contra a covid-19 já são aplicadas em crianças no Brasil?

A própria Coronavac está liberada desde janeiro para crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos. A dose pediátrica da Pfizer foi liberada pela Anvisa, também no começo deste ano, para crianças acima de 5 anos.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login