Na Perifa

Educação muda o mundo e, em rede, vamos mudar a forma de educar no Brasil

Ensino e aprendizagem são ferramentas essenciais no combate à pobreza

2 minutos, 41 segundos de leitura

07/10/2021

Por: Lemaestro, cofundador da Gerando Falcões

A metodologia Gerando Educação utiliza recursos ativos, como ensino humanizado e tecnologia para treinar educadores sociais que, através dos programas educacionais, desenvolvem crianças, jovens, outros educadores e lideranças para romper o ciclo da pobreza intelectual, emocional e técnica. Foto: blog Gerando Falcões/Reprodução

Os mecanismos da pobreza são eficientes e, desde as suas origens, eles foram fortalecendo a engrenagem que exclui e devasta multidões. Uma das ferramentas essenciais de combate à pobreza é a educação, mas nós temos no Brasil um método arcaico de ensino e aprendizagem, desde a grade curricular até a forma como as salas de aula funcionam.

As poucas oportunidades de qualificação técnica de qualidade acabam sendo pouco aproveitadas, porque as principais sequelas que a pobreza, fome e desigualdade causam são psicológicas, cognitivas, e socioemocionais, afetando diretamente o desenvolvimento das pessoas para planejamento e execução do plano de vida e carreira.

Um estudo elaborado pelo IMD World Competitiveness Center, divulgado em junho, coloca a educação brasileira em último lugar no ranking de competitividade global e, sem qualificação, os jovens são os mais afetados pelo desemprego no país.

A pesquisa mais recente do IBGE concluiu que o Brasil tem 14,8 milhões de desempregados. Desses, 46% estão na faixa etária de 14 a 17 anos e 31% na de 18 a 24 anos

Com o avanço de novas tecnologias, as profissões do futuro já são uma realidade. Esses grupos encontram um mercado de trabalho cada vez mais exigente e, consequentemente, mais dificuldade para encontrar oportunidades.

Por isso, na Falcons University, capacitamos as lideranças sociais e ONGs para trabalhar gestão, melhores práticas de governança orientada a dados e sistemas de auditoria, por meio de uma metodologia pedagógica inovadora e uma educação libertadora.

A metodologia Gerando Educação utiliza recursos ativos, como ensino humanizado e tecnologia para treinar educadores sociais que, através dos programas educacionais, desenvolvem crianças, jovens, outros educadores e lideranças para romper o ciclo da pobreza intelectual, emocional e técnica. Dentro dessa metodologia, fazemos valer os 10 pilares da BNCC — tendo como centrais o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e as competências técnicas.

Na Rede Gerando Falcões, estamos com 348 lideranças sociais atuando em 1.550 favelas, incluindo as três unidades próprias nas cidades de Poá, Suzano e Ferraz de Vasconcelos, em São Paulo. Temos 346 professores certificados trabalhando com o método nas suas aulas com crianças a partir de 6 anos de idade.

Ao todo, 1711 jovens de 14 a 21 passaram ou estão passando pelo programa Jovem Falcão. Nele, esses jovens passam por uma trilha de autoconhecimento, descoberta da vocação, fortalecimento de autoestima e responsabilidade. Além disso, eles constroem seu plano de vida e carreira, com acesso à capacitação em cursos de programação, marketing digital, empreendedorismo, varejo, entre outros. Ainda em 2021, 450 jovens serão inseridos no mercado de trabalho.

Uma educação transformadora é aquela que desperta o indivíduo para sua vocação, quebra suas crenças limitantes e o prepara tecnicamente para sua trilha de vida e carreira. Em nosso laboratório de inovações educacionais desenvolvemos e estamos aprimorando uma metodologia de educação para o país, com potencial pleno de se tornar uma política pública no futuro, alcançando os lugares mais inusitados e desiguais.

Estamos invertendo a lógica de acesso ao conhecimento mais refinado e levando qualidade em educação para quem nunca teve esse acesso.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login