Na Perifa

Tecnologia é recurso contra a violência

No primeiro semestre de 2021 a 99 reduziu em 20% ocorrências na plataforma

3 minutos, 21 segundos de leitura

22/09/2021

Por: Apresentado por 99 e Blue Studio

Novos recursos do app de transporte bloqueiam corridas perigosas, ajudam os motoristas a evitar roubos e dão mais informações sobre passageiros. Foto: Getty Images

Novos recursos do app de transporte bloqueiam corridas perigosas, ajudam os motoristas a evitar roubos e dão mais informações sobre passageiros

Presente cada vez mais em todas as áreas da nossa vida, a tecnologia é forte aliada da segurança — especialmente a de quem está mais sujeito à violência das ruas ao se deslocar pela cidade. Inteligência artificial e rastreamento por GPS são dois bons exemplos de como essas ferramentas ajudam na diminuição de crimes e ocorrências.

Essa tem sido a estratégia da 99, plataforma de tecnologia voltada à mobilidade urbana com usuários em cerca de 2 mil municípios do Brasil, que destinou, nos últimos dois anos, mais de R$ 70 milhões para o desenvolvimento de sistemas preventivos e ferramentas de proteção inéditos para garantir mais segurança aos mais de 600 mil parceiros.

Como resultado, as ocorrências contra motoristas de aplicativo tiveram redução de 20%, por milhão de corridas, no primeiro semestre de 2021, considerando todo o País. A violência contra eles também caiu em diversos Estados, como Rio Grande do Norte, com diminuição de 66%, Roraima, com -57% e Sergipe, com-51%. Minas Gerais fechou com queda de 49%, Rio de Janeiro diminuiu 30% e São Paulo teve decréscimo de 26%.

A 99 realiza constantes pesquisas e conversas ativas com os motoristas parceiros para implementar na plataforma as iniciativas que mais fazem diferença para eles. Um desses levantamentos mostrou que entre as principais demandas estavam a melhoria no reconhecimento das áreas de risco das cidades (54%), e mais informações sobre os passageiros (45%).

Como as tecnologias funcionam

Uma inteligência artificial que tem o nome de Cubo ajuda os motoristas a evitar roubos. Ela funciona fazendo com que os motoristas não sejam direcionados para áreas suspeitas de violência naquele momento. A ferramenta reúne informações de ocorrências na plataforma, em tempo real, e verifica o intervalo de tempo e a distância entre elas.

Se vários casos estiverem acontecendo em um mesmo lugar, com diferença de poucos minutos, o Cubo considera o local como arriscado e bloqueia temporariamente a região (por exemplo, uma rua específica). Após a situação estiver normalizada, o bloqueio é retirado.

O Monitoramento de Corridas, outro recurso que combina Inteligência Artificial e rastreamento por GPS para detectar comportamentos estranhos — paradas muito longas ou trajetos com tempo maior do que o previsto. Em situações de risco, alertas são enviados à Central de Segurança da 99, que pode acionar diretamente a Polícia.

Hércules identifica passageiros

Na 99, o principal “trabalho” de Hércules, outra ferramenta de Inteligência Artificial,  é adicionar mais camadas de segurança às existentes, caso seja identificado algum fator de risco. O recurso verifica horário e histórico do usuário para determinar padrões de comportamento em chamadas suspeitas. Por exemplo, alguém novo na plataforma que pede uma corrida de madrugada, em área isolada, com várias chamadas, cancelamentos e alterações na rota.

O recurso dá uma “nota” para a corrida e, em caso de alto risco, o aplicativo solicita confirmações adicionais do passageiro que pode ser a inserção de um cartão de crédito no sistema ou envio de foto do próprio rosto. Se o Hércules “aprovar” a identidade, o motorista é enviado ao ponto de embarque normalmente. Em caso negativo, o usuário não poderá se conectar a um condutor da empresa.

Atuação conjunta

  • Gravação de áudio; escuta e diálogo com motoristas
  • Validação de Acesso (prevenção de fraude da Serasa Experian), que analisa a veracidade dos documentos dos usuários
  • Digitalização de RG, de checagem instantânea Câmeras de Segurança, com lentes “olho de peixe” e modo noturno para captar todo o interior do veículo
  • Compartilhamento de rota, botões de emergência (conectados à Central de Segurança 24 horas) para ligar direto para polícia
  • Atendimento emergencial humanizado e seguro contra acidentes pessoais para todos os usuários.

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