R 1300 GS: nova moto BMW freia ‘sozinha’; veja como funciona
Recém-lançada no Brasil, bigtrail traz inédito aviso de colisão frontal, que aciona os freios de forma autônoma para alertar o piloto
Lançada recentemente no Brasil, a nova R 1300 GS estreia um sistema que freia a moto ‘sozinha’. Equipada com dois radares – frontal e traseiro – a nova geração da bigtrail estreia o front-collision warning, ou seja, um aviso de colisão frontal. O sistema monitora a distância para os veículos à frente e, caso detecte uma possível colisão frontal, realiza pulsos nos freios da moto para alertar o piloto.
Mas, calma, ainda não se trata de um sistema autônomo. Na verdade, como o nome diz, é apenas um aviso, portanto ele não freia a moto até a parada completa. Entretanto, pode reduzir drasticamente a velocidade a a chance de um acidente, caso o condutor não tome nenhuma atitude.
O aviso de colisão frontal faz parte do pacote de sistemas avançados de assistência ao condutor presentes na nova BMW R 1300 GS. Conhecido pela sigla ARAS, do inglês Advanced Rider Assistance System, o sistema baseado nos radares ainda incorpora o controle adaptativo de velocidade e o alerta de mudança de faixa.
O ARAS equipa três das cinco versões da nova GS 1300 que chegam ao País, com preços que partem de R$ 118.900. A moto aventureira, modelo mais vendido da BMW no País, faz a estreia do aviso de colisão frontal no Brasil. No exterior, outros modelos da marca alemã também contam com a função.
Radares ‘avisam’ a hora de frear
O sistema ARAS baseia-se em dois radares que monitoram constantemente a distância dos outros veículos na via. Também monitora a velocidade e outros parâmetros da moto, como inclinação e aceleração.
Caso detecte uma possível colisão com o veículo à frente, devido a uma redução brusca de velocidade, por exemplo, o Front-collision Warning (FCW) entra em ação. Além de emitir um alerta visual no painel colorido de TFT, o sistema também dá pequenos pulsos nos freios dianteiro e traseiro para alertar o condutor.
Se o motociclista não reagir, uma grande alerta aparece no painel e o FCW aciona, de fato, os freios, mas até que o piloto pare a moto completamente. “O sistema não freia até a parada total da moto”, alerta o gerente sênior de desenvolvimento de rede e suporte técnico da BMW Motorrad no Brasil.
Moto que freia ‘sozinha’ previne distrações
No recente evento de lançamento do modelo, pude testar o aviso de colisão frontal. Primeiramente, testei junto com o controle adaptativo de velocidade (ACC). Em uma estrada, defini a velocidade de 110 km/h e uma distância média para os outros veículos da via. O ACC dispõe de três níveis de distância pré-definidos.
Quando a moto à minha frente freava, por causa de uma das muitas lombadas do roteiro pela região de Campos do Jordão, interior de São Paulo, eu não freava propositadamente. Afinal, o objetivo era testar o FCW.
Em poucos segundos, senti o manete e o pedal dos freios “trepidar”, como se estivessem sendo acionados. Ainda assim não acionei os freios da moto que eu pilotava.
À medida que me aproximava da moto à frente, o sistema acionou os freios até cerca de 35 km/h, ou seja reduzindo bastante a velocidade. Nesse momento, um alerta no painel me avisou que o sistema ARAS estava sendo desativado e o controle adaptativo também parou de acelerar a moto. Só então, assumi os freios. Claro que exagerei, deixando para frear no limite até que o sistema desativasse sozinho, pois o objetivo era testar seu funcionamento.
Também testei o sistema sem o ACC, porque o FCW funciona também de forma independente do controle adaptativo de velocidade, o popular “piloto automático”. O funcionamento é bastante semelhante, contudo mais tardio. Quer dizer, ele emite um aviso, porém a uma distância menor do veículo à frente. Reduz a velocidade, de forma um pouco mais brusca, e não para a moto.
Sistema pode evitar 1 em cada 7 acidentes
Mas, em resumo, posso dizer que o aviso de colisão frontal funciona muito bem e aumenta a segurança de quem anda de moto. Afinal, no trânsito, mesmo o mais breve lapso de atenção pode ter consequências graves. No caso de um piloto distraído com a paisagem ou a próxima saída na estrada, o FCW pode salvar a sua vida.
O sistema funciona melhor com o ACC. Freia a moto com suavidade, sem assustar e respeitando as limitações de inclinação, velocidade, enfim… Já sem o ACC, além de a frenagem ser mais tardia, em algumas situações o FCW pareceu não entrar em ação.
Vale ressaltar que o sistema não é autônomo, ou seja, não vai parar a moto completamente sozinho. Caso fizesse isso, poderia até ser perigoso, causando uma queda. Portanto, em algumas situações, como em uma curva muito fechada, com a moto muito inclinada, ele não aciona os freios. Existe um algoritmo, desenvolvido especificamente para a dinâmica das motocicletas, que processa todas as informações dos radares e de outros sensores na moto.
Segundo uma pesquisa de 2018 feita Bosch, que desenvolveu o sistema, um em cada sete acidentes com motocicletas poderia ter sido evitado com o ARAS. Mesmo que não freie a moto por completo e não evite uma colisão, a simples redução de velocidade já diminui por si só a gravidade de um acidente.
ARAS completo
Além do aviso de colisão frontal, o sistema ARAS da nova R 1300 GS incorpora outras funções. A principal delas é o Active Cruise Control (ACC) que permite definir uma velocidade, bem como a distância até o veículo da frente.
Já o Alerta de Mudança de Faixa monitora as faixas à esquerda e à direita e pode ajudar a garantir uma mudança de faixa segura. Caso haja um veículo na faixa adjacente, uma pequena luz se acende no canto dos espelhos retrovisores alertando sobre o perigo de mudar de faixa.
Vale ressaltar que já existem outras motos com essas duas funções no mercado. Caso da Triumph Tiger 1200 e a Ducati Multistrada V4S. Contudo, a BMW R 1300 GS faz a estreia do aviso de colisão frontal, sistema que a moto que freia ” sozinha “, no Brasil.
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