Cittamobi Acessibilidade chega ao transporte público de SP para pessoas com deficiência visual
Ferramenta, que passou a operar na capital paulista por meio de uma parceria com órgãos gestores e a prefeitura, está presente em mais de 330 municípios brasileiros, de 16 Estados
2 minutos, 5 segundos de leitura
26/12/2023
Por: Daniela Saragiotto
A partir desta semana, os moradores da cidade de São Paulo (SP) que têm deficiência visual e utilizam o transporte público podem contar com o aplicativo Cittamobi Acessibilidade em seus deslocamentos.
Assim, o app foi desenvolvido pela Cittamobi, empresa de soluções de mobilidade urbana no Brasil, com o apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) junto ao Programa Inclui Sampa, e a Prefeitura de São Paulo.
Dessa forma, a ferramenta foi idealizada pelo engenheiro de software Luiz Eduardo Porto, deficiente visual e parceiro da Cittamobi, a ferramenta funciona em mais de 330 municípios, em 16 Estados.
“O Cittamobi Acessibilidade tem como principal propósito promover a inclusão de pessoas com deficiência visual, para que elas possam exercer o direito à cidadania com independência e tenham melhora na qualidade de vida por meio da tecnologia”, explica Porto.
Acionado por comando de voz
Para utilizar o Cittamobi Acessibilidade, basta baixar o aplicativo no celular e seguir seus comandos, ativados por comandos de voz, chamados VoiceOver, com suporte de assistente virtual.
Assim, ele avisa quais ônibus estão próximos da parada selecionada, chegada ao ponto de destino escolhido, sinalização do momento exato em que o passageiro deve descer do ônibus e informa os locais ao longo do trajeto.
Dessa forma, é possivel programar locais de preferência, como o endereço de casa ou do trabalho; criar rotas específicas e salvar off-line o caminho de volta, em caso de falha de internet, tudo isso por comando de voz.
O Cittamobi Acessibildade também tem funções complementares, como o modo ‘andar de carro’, com alertas sobre ruas e cruzamentos.
Além disso, ele possui viagem com alerta de embarque e desembarque, e a pé, para locomoção em locais abertos, permitindo memorização de obstáculos do percurso.
Ele conta, também, com funções como previsão e roteirizador, que traçam a melhor rota entre um ponto a outro da cidade.
Tecnologia inclusiva
“A tecnologia assistiva pode ser transformadora na vida das pessoas com deficiência, e essa parceria é de grande importância, é o direito de ir e vir das pessoas com deficiência visual”, diz Silvia Grecco, Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência.
“O app não tem custo para o usuário e faz ele chegar aos lugares e sber onde estão e para onde estão indo”, completa.
O aplicativo pode ser baixado gratuitamente em qualquer smartphone pelos sistemas Android e IOS.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários