Frota de veículos elétricos de passageiros no mundo chegará a 100 milhões em 2026
Pesquisa revela também que, em menos de dez anos, quase metade da frota de ônibus mundial será elétrica
Até 2026, portanto, daqui a apenas três anos, a frota de veículos elétricos de passageiros terá mais de 100 milhões de modelos circulando no mundo. A longo prazo, em 2040, o crescimento pode chegar até 700 milhões. Esses são alguns dos dados da última pesquisa anual Long-Term Electric Vehicle Outlook (EVO). O estudo mostra ainda que a eletrificação está se espalhando rapidamente por vários modais em vários lugares do mundo.
A pesquisa elaborada pela BloombergNEF (BNEF) ainda destaca países como Índia, Tailândia e Indonésia como principais países emergentes nesta corrida.
O estudo projeta um valor cumulativo de cerca de US$ 8,8 trilhões em vendas de eletrificados em 2030 e US$ 57 trilhões em 2050, em um cenário que foi simulado sem levar em conta novas políticas de incentivo.
Ainda assim, veículos elétricos (VEs) e baterias são agora uma parte central da política industrial de vários países. Desta forma, a competição para atrair investimentos ainda aumentará nos próximos anos.
Um outro marco observado no estudo é que, até 2032, cerca de metade dos ônibus do mundo será totalmente movida a bateria. O crescimento de ônibus elétricos no Brasil tem acompanhado essa tendência.
Além disso, segundo o Guia de Investimentos para ônibus Zero Emissão no Brasil, o país terá mais de 11 mil ônibus elétricos até 2030. Iniciativas como a da Prefeitura de Curitiba com a implantação da primeira frota de modelos elétricos demonstra isso.
Recentemente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu apoio a empresas nacionais de transporte público sustentável. Na ocasião, Lula ressaltou que é importante a parceria que o país possui com a China para ônibus elétricos, mas que ainda prefere a compra de ônibus nacionais.
Para saber mais sobre mobilidade elétrica, acesse o canal Planeta Elétrico
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários