A Beam Global lançou sua primeira estação de carregamento solar para bicicletas. Os pontos de recarga da empresa de San Diego, nos Estados Unidos, têm capacidade para até 12 bicicletas em locais externos. Além de diminuir as chances de acidentes e incêndios com baterias dentro de locais fechados, as estações portáteis funcionam sem a necessidade de instalações de fios elétricos.
Entre 2021 e 2023, Nova York registrou 23 mortes causadas por explosões de bateria usadas em veículos elétricos. Em 2022, 98 incêndios aconteceram no país. Este ano, um novo caso viralizou nas redes sociais, em que uma bateria de lítio explodiu dentro de um elevador, reascendendo o debate sobre a segurança das baterias presentes em veículos elétricos.
As estações BeamBike possuem placa solares de 4,4 kilowatt, com 6,3 metros por 3,3 metros. Os pontos de carga também têm bateria com armazenamentos de 20, 30 ou 40 kWh. A empresa é popular nos Estados Unidos pela criação de estações de carregamento solar para carros. Assim como o modelo para automóveis elétricos, a versão para bicicletas possui cobertura contra condições climáticas intensas.
“Pedidos repetidos de alguns dos nossos melhores clientes e as raras, mas notórias tragédias de incêndios internos causados por e-bikes, nos inspiraram a desenvolver uma solução de carregamento de e-bikes ao ar livre que pode ser implementada rapidamente, realocada quando necessário e operada independentemente da rede”, afirmou Desmond Wheatley, CEO da Beam Global.
Os carregadores portáteis possuem travas para as bicicletas, permitindo aos ciclistas realizarem outras atividades ao redor dos pontos de carregamento, como compras, trabalho ou estudos. Os 12 pontos de carga também têm tomadas de 120 Volts. A empresa não revelou o tempo médio de recarga completa para os modelos mais comuns de bicicleta elétrica.
De acordo com a empresa, o produto portátil consegue levar carregamento de modelos elétricos para qualquer região, incluindo locais com poucos pontos de eletricidade. A empresa, contudo, ainda não revelou o valor do produto ou o preço médio para uso das estações. Conforme a Beam Global, a solução oferece uma estação para qualquer tipo de empreendimento podendo ser, também, de uso público.