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Curitiba inicia estudos para implantação de VLT na região metropolitana

Por: Redação Mobilidade . 06/02/2024
Planeta Elétrico

Curitiba inicia estudos para implantação de VLT na região metropolitana

Eixo deverá conectar capital até aeroporto em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba

2 minutos, 11 segundos de leitura

06/02/2024

Por: Redação Mobilidade

VLT em Curitiba
VLT deve ocupar o mesmo espaço utilizado hoje para o BRT na capital do Paraná, além das construções de novos trechos. Foto:

A construção do primeiro Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Curitiba está em fase inicial. No final de janeiro, o contrato para elaboração dos estudos de viabilidade do projeto foi assinado pelo vice-prefeito da capital, Eduardo Pimentel.

O acordo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) garante a elaboração do estudo para concessão e instalação de uma linha do VLT entre Curitiba e o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolita de Curitiba (RMC).

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A linha VLT também deve utilizar a estrutura operada, atualmente, por um eixo de BRT. Com o avanço do projeto, o BRT deve ser descontinuado. Da estrutura atual, o projeto VLT espera utilizar as canaletas exclusivas com 10,6 km de extensão na Avenida Marechal Floriano Peixoto, entre a Praça Carlos Gomes, no centro Curitiba, e o Terminal Boqueirão.

A Prefeitura de Curitiba prevê um investimento de R$ 2,5 bilhões para a obra, com duração de dois anos após o lançamento oficial da concessão. De acordo com o órgão, isso deve acontecer em julho de 2025. Pimentel também afirmou que os estudos já devem iniciar no mês de março, com previsão de conclusão em maio de 2025.

Viabilização do VLT em Curitiba

“A análise vai nos mostrar os custos, a ideia da tarifa e investimento necessário para uma obra que fortalece cada vez mais o eixo de integração na Região Metropolitana de Curitiba”, afirma o vice-prefeito.

Inicialmente, o projeto de concessão considera que serão 22,8 km de percurso em operação entre os dois municípios. A estimativa é que cerca de 160 mil passageiros sejam transportados diariamente, em um trajeto com 27 paradas e quatro terminais de integração.

Até o momento, os terminais de Hauer, Carmo, Boqueirão e Terminal Central (São José dos Pinhais) estão no esboço inicial. Os terminais deverão receber reformas também, segundo a proposta. O percurso passará ainda por 23 estações de embarque e desembarque entre as duas cidades.

O projeto também estabelece uma ampliação do trajeto atual do BRT Boqueirão, ao norte, entre a Praça Carlos Gomes e o Centro Cívico, e ao sul, do Terminal Boqueirão até o Aeroporto Internacional Afonso Pena, passando pelo Terminal Central do município de São José dos Pinhais.

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