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Curitiba: Ligeirão Norte-Sul tem operação iniciada na capital

Por: Redação Mobilidade . 20/01/2024
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Curitiba: Ligeirão Norte-Sul tem operação iniciada na capital

Via de conexão reduz em até 15% o tempo de deslocamento entre extremos da cidade

2 minutos, 11 segundos de leitura

20/01/2024

Por: Redação Mobilidade

terminal, Ligeirão Norte-Sul
Trajeto tem, no mínimo, 20 km de distância e costumava levar mais de uma hora para conclusão. Foto: Divulgação/SMCS

O trecho do itinerário do Ligeirão Norte-Sul, em Curitiba, foi entregue na quarta, 17. Após a conclusão das obras na rota sul, também de início a operação da linha 250 Ligeirão Norte-Sul, com a conexão entre o bairro Santa Cândida ao Pinheirinho, trajeto de 19 quilômetros.

De acordo com a Prefeitura de Curitiba, o Ligeirão vai trazer uma redução de tempo de deslocamento de 15 minutos para os passageiros que fazem o trajeto de ida e volta, que deve ocorrer em até 100 minutos, 15% menos do que as linhas paradoras. Atualmente, com base na estimativa calculada pela ferramenta do Google, apenas o trecho de ida ou volta pode levar até 1h41.

“Trata-se de uma linha que faz uma importante ligação do Norte e o Sul da cidade, que vai desafogar as linhas paradoras, que já fazem esse trajeto e vão ser mantidas, e trazer mais velocidade de deslocamento para a população”, afirma Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs).

A estimativa da Urbs é de que 35 mil pessoas utilizem a linha nos dias úteis. Dentre as diversas medidas de viabilização do projeto, 20 estações-tubo foram desalinhadas para que o Ligeirão faça ultrapassagens nos pontos exclusivos das linhas expressas.

As obras, entregues à população em diferentes momentos, ocorreram de maneira paralela. Ao fim, são 38 km de ida e volta, conectando os terminais Santa Cândida e Pinheirinho. As obras coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), tiveram investimento total de R$ 39,4 milhões.

Obras paralelas

No mesmo dia, as obras remanescentes do projeto, em um trecho de 7 km entre as Avenidas República Argentina e Winston Churchill, foram encerradas. O conjunto de intervenções incluiu a pavimentação da canaleta exclusiva, novas calçadas, sistema de iluminação, paisagismo e implantação de faixa compartilhada para ciclistas.

Um total de 26 estações-tubo e seus entornos passaram por intervenções. As obras aconteceram nas estações: Dom Pedro I (Água Verde), José Bettega (Capão Raso), Ouro Verde (Capão Raso), Morretes (Portão), Silva Jardim (Água verde), Hospital do Trabalhador (Novo Mundo), Vital Brasil (Portão), Carlos Dietzsch (Portão), Itajubá (Novo Mundo), Pedro Gusso (Capão Raso), Santa Regina (Capão Raso), Sebastião Paraná (Vila Izabel) e Petit Carneiro (Água Verde).

Cerca de 61,6 km de pavimento recebeu requalificação, incluindo a canaleta exclusiva do transporte e a vias locais das Avenidas República Argentina e Winston Churchill e mais de 23,7 km de calçadas.

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