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ANAC divulga primeiro relatório sobre Mobilidade Aérea Avançada e veículos voadores

Por: Erick Souza, especial para o Mobilidade . 15/08/2023
Mobilidade para quê?

ANAC divulga primeiro relatório sobre Mobilidade Aérea Avançada e veículos voadores

Panorama Advanced Air Mobility (AAM) trata, principalmente, dos veículos de decolagem e pouso vertical, os eVTOLs

1 minuto, 46 segundos de leitura

15/08/2023

Por: Erick Souza, especial para o Mobilidade

eVTOL
Documento apresenta panorama para o futuro da mobilidade urbana aérea. Foto: Divulgação

O futuro está no ar. Com o avanço dos modelos e da discussão sobre o futuro da mobilidade urbana, os veículos elétricos voadores estão surgindo como uma das principais promessas. Por conta desse cenário emergente, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) apresenta seu primeiro relatório sobre o segmento.

Saiba mais: eVTOLs serão realidade em 2026

O Panorama Advanced Air Mobility (AAM) trata, principalmente, das aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (do inglês Electric Vertical Take-Off and Landing, os chamados eVTOLs). O documento está disponível na página da ANAC.

O relatório foi lançado no início de agosto, no dia 9, durante a Labace 2023, em São Paulo (SP), importante feira do segmento. O Panorama AAM analisa a fase de desenvolvimento dos equipamentos, suas especificidades, tecnologias aplicadas e as barreiras a serem superadas.

Além disso, o texto também aborda o papel da ANAC na regulação do futuro mercado. Questões de segurança dos equipamentos, das operações e como o Brasil pode ser um dos pioneiros no movimento de regulamentação desses modelos.

De acordo com a consultoria Roland Berger, utilizada como fonte do documento, o mercado futuro de eVTOL pode ser representado por três usos específicos. Os grandes centros urbanos podem ser os primeiros a acessar esses novos veículos voadores para, por exemplo, serviços de táxi-aéreo urbano. Outros exemplos apontados são o transporte para aeroportos e voos entre cidades próximas.

Início em breve

Ainda conforme o relatório, as principais fabricantes preveem o início das operações de eVTOLs para 2025-2028. Como é o caso da Embraer, aqui no Brasil,com sua Eve Air Mobility, que produz aeronaves elétricas.

Desafios como, por exemplo, a implementação de sistemas de gerenciamento de tráfego aéreo, da limitação da autonomia das baterias elétricas e da estrutura física como os “vertiportos” estão entre alguns dos principais pontos discutidos.

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