A maior frota de ônibus elétricos do Brasil está na Bahia. A BYD (Build Your Dreams), empresa chinesa, entregou 20 ônibus elétricos para Salvador. Segundo a empresa, os veículos começaram a entrar em operação neste mês de setembro.
Os ônibus elétricos da BYD vão operar na Região Metropolitana de Salvador. Os modelos são padron D9W. Ou seja, possuem piso baixo para maior acessibilidade. Por sua vez, a carroceria é da Marcopolo.
Após a entrega da BYD, a frota passa a ser a maior do Brasil considerando regiões metropolitanas. Afinal, em São Paulo existem 18 ônibus elétricos neste critério. Por sua vez, São José dos Campos conta com 12 unidades.
De acordo com a BYD, no Brasil esta iniciativa está entre as cinco que mais avançam na implementação de veículos de energia limpa. Este lote foi o primeiro de ônibus elétricos na Bahia.
Em nota, Marcello Schneider, diretor Institucional e Head da divisão de ônibus da BYD Brasil, afirma que a empresa leva vantagem sobre outras montadoras instaladas no Brasil. “A BYD é fornecedora dela mesma de todos os equipamentos, bateria, trem de força, tudo que é feito para os ônibus é feito de forma vertical pela BYD, ela produz os próprios componentes”, diz Schneider.
Ainda segundo a BYD, os ônibus trazem como vantagens a economia operacional e o silêncio a bordo. Afinal, os ônibus elétricos não consomem combustível e não emitem ruídos característicos de um modelo a diesel.
Além disso, a BYD reforça que um ônibus elétrico reduz a emissão em mais de 184 toneladas de gás carbônico. Ou seja, o equivalente ao plantio de 1.311 árvores por ano. De acordo com a marca, para comparar, um ônibus a diesel comum consome 90 litros de diesel em um dia de operação. Portanto, os ganhos ambientais são relevantes.
Por sua vez, a autonomia dos veículos é de até 250 km com uma carga. Contudo, este número depende das condições de operação.