Sistema de bicicletas em Amsterdã transforma pedalada em energia elétrica | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Sistema de bicicletas em Amsterdã transforma pedalada em energia elétrica

Por: Erick Souza . 13/11/2024
Planeta Elétrico

Sistema de bicicletas em Amsterdã transforma pedalada em energia elétrica

País estima produzir até 19,5 milhões de watts-hora por dia

1 minuto, 21 segundos de leitura

13/11/2024

Sistema de bicicletas em Amsterdã transforma pedalada em energia elétrica
Com pedaladas, moradores poderão produzir energia para alimentar os seus próprios bairros nas regiões centrais da cidade, por exemplo. Foto: Divulgação/S-Park

A Cidade das Bicicletas, Amsterdã, desenvolveu uma maneira de transformar as pedaladas diárias em produção de energia elétrica. O S-Park é um sistema de estacionamento de bicicletas na capital da Holanda que consegue absorver e armazenar energia elétrica diretamente das bikes.

Leia também: Estação de carregamento solar consegue carregar até 12 bicicletas elétricas de uma vez

Em Amsterdã, os moradores e turistas pedalam cerca de 2 milhões de quilômetros por dia. De acordo com a Clean Energy Challenge (ou desafio da energia limpa, em tradução livre), projeto de produção de energia limpa, essa movimentação pode produzir 19,5 milhões de watts-hora, em média. Com o bicicletário da S-Park, a cidade pretende armazenar essa produção.

Como funciona a geração de energia?

O segredo está na roda dianteira. A tecnologia implementada no componente faz com que ela consiga armazenar a energia gerada durante a pedalada. De acordo com os criadores, as baterias nas rodas convertem energia cinética em energia elétrica. Ao final do dia, quando o ciclista estacionar a bicicleta no bicicletário específico da empresa, a energia pode ser transmitida para a rede elétrica do bairro em que está conectada.

A proposta do projeto é implementar essa tecnologia principalmente na região central da capital. Por causa da legislação, o centro de Amsterdã não pode receber painéis solares e não há uma boa aceitação da população em relação às subestações e transformadores de eletricidade. Até 2025, Amsterdã pretende gerar até 1/4 da sua eletricidade de maneira sustentável.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login