Chile e Colômbia recebem primeiro sistema de troca de baterias da América Latina | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Chile e Colômbia recebem primeiro sistema de troca de baterias da América Latina

Por: Redação Mobilidade . 19/02/2024
Planeta Elétrico

Chile e Colômbia recebem primeiro sistema de troca de baterias da América Latina

Parceria oferece serviço voltado para veículos de duas rodas com foco em entregadores

1 minuto, 55 segundos de leitura

19/02/2024

Por: Redação Mobilidade

Sistema de troca de baterias da Gogoro
As operações do sistema de troca de baterias em Santiago, no Chile, e em Bogotá, na Colômbia, estão previstas para iniciar ainda este ano, no segundo semestre. Foto: Gogoro

Chile e Bogotá inaugurarão o primeiro sistema de troca de baterias da América Latina ao longo do segundo semestre deste ano. O ecossistema voltado para veículos de micromobilidade (bicicletas elétricas e ciclomotores, por exemplo) tem como público-alvo consumidores e entregadores B2B nos dois países. Além da rede de trocas, também serão lançadas smartscooters.

Leia também: Berlim aposta na coleta de dados para impulsionar micromobilidade

“Em média, os entregadores de última milha percorrem uma distância mais de seis vezes maior que os consumidores. Portanto, permitir que esses entregadores adotem o transporte elétrico inteligente e sustentável pode ter um impacto acelerado nas cidades”, afirma Horace Luke, fundador e CEO da Gogoro.

O empreendimento é fruto da parceria entre a Copec, empresa latina de energia com sede no Chile, e a Gogoro, especialista global em sistemas de troca de baterias. A rede latino-americana de postos de troca de baterias será instalada em Santiago, Chile e também contará com postos em Bogotá, Colômbia. Na Colômbia, a instalação está sob responsabilidade da Terpel, empresa da Copec.

“A implementação do sistema de troca de baterias da Gogoro no Chile e na Colômbia é a nossa primeira entrada na mobilidade elétrica em duas rodas, o que significa que a mobilidade sustentável alcançará muito mais segmentos da população”, disse Arturo Natho, CEO da Copec.

Sistema de troca de baterias pelo mundo

A Gogoro utiliza uma plataforma aberta e interoperável de troca de baterias. O serviço de nuvem da empresa ainda realiza o monitoramento avançado em tempo real das Smartscooters e das baterias. A mesma plataforma também faz diagnósticos automáticos, garantindo aos clientes uma experiência segura e confiável de troca de bateria e condução.

Em Taiwan, por exemplo, a Rede Gogoro atinge cerca de 600 mil passageiros e tem mais de 1,3 milhão de baterias inteligentes em circulação. Além disso, a rede de micromobilidade conta com 12 mil estações de troca de baterias em mais de 2.500 locais.

De acordo com a empresa, mais de 450.000 trocas de baterias acontecem diariamente. Ao longo de todos os anos de atividade, desde 2015, a empresa calcula já ter realizado mais de 535 milhões de trocas totais.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login