China terá trem mais rápido do mundo, com velocidade de 1.000 km/h
Sistema conhecido como hyperloop prevê túnel de 150 km de extensão e levitação eletromagnética
A China deu início aos estudos relacionados à criação da primeira linha ferroviária hyperloop do país. O trem de alta velocidade deve conectar as cidades de Xangai e Hangzhou em um túnel a vácuo de 150 km de extensão. A previsão é de que a linha começará operar em 2035.
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Um modelo de trem hyperloop é equipado com um sistema de gasoduto de ultravelocidade. Esse tipo de estrutura utiliza tubos a vácuo para transportar passageiros e carga. Assim como os trens maglev, os vagões se locomovem acima dos trilhos sob tração magnética, sem tocar no solo.
Uma viagem com carro convencional entre Xangai e Hangzhou leva cerca de três horas. Com o trem de alta velocidade já presente, é possível reduzir esse deslocamento para cerca de uma hora. De acordo com algumas estimativas prévias, uma linha hyperloop poderia diminuir a viagem para cerca de 15 minutos.
O primeiro anúncio de um trem hyperloop na China aconteceu ainda em 2018. O acordo assinado na época com a Hyperloop Transportation Technologies (HyperloopTT) responsabilizava a empresa sobre a tecnologia utilizada e o conhecimento de engenharia para a construção da linha. Inicialmente, o projeto estudava implementar o trem na cidade de Tongren, na província de Guizhou.
Escolha das cidades
A partir de uma avaliação encomendada pela Academia Chinesa de Engenharia, as cidades de Xangai e Hangzhou foram as selecionadas para receber o sistema de transporte no futuro. A academia é responsável por fornecer assessoria científica e tecnológica ao governo chinês.
Dentre as características avaliadas, o potencial econômico de cada linha foi um ponto importante. Além disso, fatores como densidade populacional, atividade econômica e infraestruturas de transporte já existentes.
Várias linhas também competiram pelo projeto hyperloop na China, de acordo com a equipe de Zhang Yunjiao, engenheiro sênior do Grupo de Consultoria e Projeto de Engenharia Ferroviária da China (CREC), em Pequim. Dentre elas estavam as linhas Pequim-Shijiazhuang, Guangzhou-Shenzhen e Chengdu-Chongqing. Cada uma delas apresentava vantagens únicas, segundo a equipe de Zhang.
Outro ponto importante considerado foi a viabilidade técnica e o impacto social que a tecnologia poderia levar para a região. Em apenas 15 anos, a China já construiu quilômetros de ferrovias de alta velocidade suficientes para circundar a Terra. O País também foi o primeiro a implementar um sistema maglev de trem, com serviço comercial em Xangai, com potência para até 431 km/h.
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