Política dedicada a drones logísticos vira pauta em evento realizado em Salvador | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Política dedicada a drones logísticos vira pauta em evento realizado em Salvador

Por: Redação Mobilidade . 17/04/2024
Planeta Elétrico

Política dedicada a drones logísticos vira pauta em evento realizado em Salvador

Iniciativas para o desenvolvimento do setor de aeronaves não tripuladas serão debatidas no Connected Smart Cities Regional Nordeste, no dia 18 de abril

3 minutos, 3 segundos de leitura

17/04/2024

drones logísticos: drone sobrevoa praia de jaguaribe transportando amostras biologicas
Os drones logísticos já sobrevoaram mais de 5.000 quilômetros na costa baiana, transportando amostras de laboratório em tempos mais curtos que feitos em terra. Foto: Divulgação/Speedbird Aero

Hoje, a cidade de Salvador, na Bahia, possui mais de 5.000 quilômetros sobrevoados por drones logísticos em sua costa. A tecnologia implementada em fevereiro de 2023, tem sido utilizada para transportar amostras de laboratórios e um hospital da região. Reconhecendo o impacto do novo meio de transporte de carga na região, a capital baiana desenvolveu uma política de incentivo focada no uso do modal.

Leia também: Drones transportam amostras biológicas em ‘Avenida Aérea’ em Salvador

A Política Municipal de Fomento ao Uso de Aeronaves Não Tripuladas de Salvador será apresentada e discutida no Connected Smart Cities Regional Nordeste, no próximo dia 18 de abril, no Centro de Convenções de Salvador.

A iniciativa da Prefeitura Municipal de Salvador operacionalizada pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, propõe um conjunto de iniciativas e medidas para ampliar o uso de drones no município de maneira sustentável, segura e inovadora.

O Connected Smart Cities Regional Nordeste também marcará a abertura da consulta pública da regulamentação municipal, que ficará disponível por 30 dias. Neste período, a gestão poderá receber sugestões e contribuições de toda a sociedade.

Política municipal

De acordo com Samuel Araújo, Secretário Municipal de Inovação e Tecnologia, a nova política busca assegurar estabilidade jurídico-institucional ao ecossistema de logística aérea e operação de drones. O objetivo, segundo ele, é favorecer a atração de investimentos em Salvador e a geração de empregos no setor.

A partir desta política, o planejamento urbanístico e de mobilidade urbana da cidade também abordará questões direcionadas às áreas de pouso e decolagem de drones (os “droneportos”). O texto deverá incluir parâmetros para a instalação de infraestruturas de apoio aos entregadores e aos operadores, energia, conectividade e garantia de isolamento da área.

“Além de ordenar o uso do espaço aéreo e do território da cidade, a Prefeitura apoiará o desenvolvimento e o licenciamento de estações estruturadas para aeronaves não tripuladas, e centralizará a interlocução junto a helipontos, aeródromos, terminais portuários e áreas caracterizadas pelos órgãos federais como ‘zonas de restrição de voo’”, afirma Araújo.

A proposta também inclui a criação de um novo comitê de governança para aeronaves não tripuladas, integrado por diversas secretarias municipais. A cidade de Salvador também busca expandir os usos dos drones a partir das novas definições. Dentre o planejado, o município já estuda realizar filmagens aéreas, monitoramento para segurança patrimonial, inspeção de prédios e shows, por exemplo.

Drones de logística em Salvador

Em Salvador, as aeronaves não tripuladas realizam o trajeto do droneporto do Mercado do Peixe, no Rio Vermelho, até o Jardim dos Namorados, na orla do bairro da Pituba. Lá, o drone recebe novas amostras e parte para seu ponto final, a praia de Jaguaribe. A partir deste ponto, os materiais seguem por terra até a cidade de Lauro de Freitas, a cerca de 27 km de distância da capital.

Os veículos também realizam a conexão com a ilha de Itaparica diariamente, com travessias de aproximadamente 10km. No total, a cidade já contabiliza mais de 3 mil kg de carga transportados em quase 2 mil voos realizados. 

Com a possibilidade de cruzar a costa da cidade para evitar o tráfego terrestre, as entregas podem acontecer em cerca de 10 minutos. Em terra, o mesmo transporte leva cerca de uma a duas horas. A cidade de Salvador possui, aproximadamente, 300 km de costa.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login