Veja por que o motor dos carros elétricos precisa de cuidados

Buscando sugestões para:


Veja por que o motor dos carros elétricos precisa de cuidados

Por: Redação Mobilidade . Há 3h

Publicidade

Conteúdo patrocinado por
Planeta Elétrico

Veja por que o motor dos carros elétricos precisa de cuidados

Embora seja mais simples que nos carros a combustão, o “gerador” de energia precisa passar por manutenção

2 minutos, 25 segundos de leitura

15/04/2025

Mantenção do motor de carros elétricos_Foto: Adobe Stock
Motor dos carros elétricos é mais simples e com menos componentes em comparação ao de um carro a combustão. Foto: Adobe Stock

O principal, e mais caro, componente de um veículo elétrico é a bateria, que armazena a energia necessária para gerar o movimento. Ela trabalha em conjunto com o motor que, nesse tipo de propulsão, atua como uma espécie de usina que converte a energia para girar o eixo do carro e fazê-lo funcionar.

Leia também: Saiba como a robótica interfere na produção de veículos

Na hora das revisões, quais cuidados que o motor exige? Segundo Davi Bertoncello, diretor de relações institucionais e cofundador da Tupi Mobilidade, empresa de soluções para o ecossistema da eletromobilidade, o motor dos carros elétricos é mais simples e com menos componentes em comparação ao de um carro a combustão.

O desempenho e a vida útil do motor estão diretamente ligados a alguns fatores, como grandes alterações de peso a bordo, excesso de freadas e acelerações bruscas e funcionamento constante sob temperaturas extremas.

“Em geral, o motor de um carro elétrico pode durar de 15 a 20 anos, desde que trabalhe dentro dos limites dos valores especificados pela fabricante e em condições normais de operação”, afirma Bertoncello.

A maioria das fabricantes recomenda revisões do motor a cada 10 mil quilômetros rodados ou uma vez por ano. “Mas, dependendo do uso, a primeira manutenção pode acontecer entre 20 mil e 30 mil quilômetros”, revela. “Depois disso, não há problema de o proprietário revisar o motor em intervalos de dois anos ou a cada 30 quilômetros.”

No entanto, ele adverte: “É importante considerar que, além da quilometragem rodada, os hábitos de condução do motorista e os desgastes dos componentes influenciam no período de revisão e manutenção. O importante é sempre procurar uma assistência técnica especializada”.

Rolamentos e conexões

Uma vez bem equipada, a oficina adotará um scanner automotivo a fim de diagnosticar possíveis falhas no sistema e identificar anormalidades no funcionamento dos componentes elétricos. “O motor possui menos peças móveis, portanto, teoricamente requer menos ajustes e intervenções mecânicas”, destaca o executivo da Tupi. 

Outro cuidado com a manutenção do motor de carro elétrico é não limpá-lo com água. O correto é empregar lavagem a seco para garantir a preservação e a segurança do sistema.

Embora seja mais simples e compacto que o térmico, o motor elétrico também tem rolamentos que precisam ser verificados durante as revisões. Se for o caso, a troca do lubrificante é necessária e existem produtos específicos para automóveis movidos a bateria.

A manutenção fará, ainda, a verificação de conexões elétricas e mecânicas para observar possíveis. Além disso, vale a pena inspecionar o sistema de refrigeração de motor e bateria, para assegurar o bom funcionamento dele.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login