Conheça abaixo quais são as categorias e finalistas do Prêmio Mobilidade Estadão 2025!
A votação popular está aberta até o dia 30 de setembro (segunda-feira) nas trilhas Jornal do Carro, MotoMotor e Mobilidade. A escolha do público ajudará na composição da avaliação final de cada um dos finalistas. A trilha Estradão não tem votação popular, pois os vencedores serão escolhidos apenas pelos especialistas. O mesmo ocorrerá com outras quatro categorias: Carro com Melhor Design, Carro do Jornal do Carro, Moto do MotoMotor e Cidade Destaque em Mobilidade.
Melhor App de Mobilidade
Melhor Distribuidora de Combustível
Melhor Locadora de Veículos
Melhor Marca de Pneus
Melhor Seguro Auto
Melhor Serviço de Carro por Assinatura
Melhor Serviço de Estacionamento
Melhor Tag de Pagamento
Votação dos Especialistas
A inDrive é uma plataforma global de mobilidade e serviços urbanos com mais de 200 milhões de downloads. A empresa, que oferece transporte entre localidades, fretes, serviços de apoio e entregas, está presente em mais de 700 cidades, em 46 países.
A 99 faz parte da companhia global Didi Chuxing (“DiDi”) e, no Brasil, conecta pessoas a serviços de mobilidade, pagamentos e entregas. Com mais de 750 mil motoristas, já transportou cerca de 20 milhões de pessoas e está presente em 200 cidades.
A empresa, que tem como missão repensar a forma como o mundo se move, foi fundada em 2010 e contabiliza mais de 42 bilhões de viagens. No País ela atua desde 2014, está presente em mais de 500 cidades brasileiras e contabiliza mais de 11 bilhões de viagens.
Fundada em 7 de setembro de 1937, é uma das maiores distribuidoras de combustível do Brasil e também dona da franquia AmPm, sua rede de conveniência. Seu programa de fidelidade KMV completou, em 2024, 15 anos, com 70 parceiros e 37 milhões de clientes.
Empresa global de energia com 92 mil funcionários em mais de 70 países e territórios. No Brasil, a Shell está presente desde 1913, emprega cerca de mil pessoas e foi a primeira empresa privada a produzir petróleo em escala comercial no País.
Empresa brasileira que, desde 1971, atua no setor de distribuição de combustíveis e lubrificantes, e na comercialização de energia. Nascida como BR Distribuidora, adotou o nome Vibra em 2021. Possui a BR Aviation, que abastece aeronaves em mais de 90 aeroportos do País, a rede de Postos Petrobras, BR Mania e Lubrax+.
A Localiza&Co é uma das maiores redes de mobilidade na América do Sul, presente em 6 países, com mais de 631 mil carros na frota, 922 pontos físicos e 21 mil colaboradores. Possui uma plataforma integrada que atende pessoas físicas, empresas e motoristas de aplicativo.
Uma das maiores empresas de locação de veículos do Brasil em tamanho de frota e receita dentre as companhias abertas do setor. Em março de 2024, a Movida possuía uma frota total de 246 mil carros e uma rede de atendimento em todos os Estados e no Distrito Federal.
A rede Brasil Aluguel de Veículos foi fundada em 1994 e oferece uma frota multimarcas de veículos novos, além e soluções de locação sob medida, com serviços como assistência 24 horas, locação express, gestão de multas, renovação da frota, entre outros.
A empresa produz e comercializa pneus para caminhões médios e pesados para os mercados de equipamentos originais e de reposição em todo o mundo. Com sua marca Bandag, fabrica e vende bandas de rodagem para recapagens de pneus para veículos comerciais.
A Michelin é uma das líderes mundiais na fabricação e comercialização de pneus. São mais de 130 anos de história, e um time global com mais de 112 mil funcionários, em 69 unidades industriais espalhadas por todos os continentes do mundo.
Fundada em Milão em 1872, a Pirelli é uma marca global com produtos para carros, motos e bicicletas. Com mais de 40 anos de experiência no segmento Premium e Prestige, a Pirelli é uma empresa com um foco no mercado de pneus de alto valor.
Parte do Grupo Bradesco Seguros, a Bradesco Auto é especializada na operação de seguros de automóvel. A área conta uma carteira com mais de 1,6 milhão de veículos segurados e mais de 1,4 milhão de apólices de ramos elementares, com produtos que são referência.
A Tokio Marine Seguradora S.A. é subsidiária do Grupo Tokio Marine, conglomerado japonês fundado em Tóquio em 1879. A empresa chegou ao Brasil em 1959 e hoje é uma das principais seguradoras do País, com cerca de 70 sucursais e mais de 2 mil colaboradores.
Empresa foi fundada 1945, na capital paulista. Hoje, ela é composta por 27 empresas, com aproximadamente 14 mil funcionários, atuando em diversos outros segmentos além de veículos. A companhia é reconhecida como uma das maiores seguradoras do País.
É um serviço de carro por assinatura da Localiza, uma das maiores empresas de aluguel de carros na América do Sul. O serviço oferece carro zero-quilômetro por um valor mensal, sem que o usuário precise pagar IPVA ou fazer manutenção.
A Movida Zero KM é um serviço de carro por assinatura da Movida. Disponível desde 2019, ele consiste em um serviço anual, que oferece uma variedade de opções de carros, como econômicos, hatches, sedans, SUVs, híbridos, elétricos e picapes.
O VW Sign&Drive é um serviço de assinatura de carros zero-quilômetro da Volkswagen, disponível em todo o Brasil. Com ele, é possível escolher um modelo de veículo, a quilometragem mensal e o período de contratação, que pode variar entre 12, 18, 24 ou 36 meses.
É a maior rede de estacionamentos do Brasil, presente em 18 Estados e no Distrito Federal. A empresa opera em 93 cidades, oferecendo mais de 468 mil vagas em aproximadamente 700 locais e gerencia o sistema de Zona Azul de 18 cidades, incluindo São Paulo.
Multinacional francesa presente em mais de 500 cidades, em dez países, e com mais de 9,5 mil funcionários, administra em torno de 2,7 mil estacionamentos. No mercado brasileiro está presente há 6 anos e é responsável pela gestão de mais de 370 operações.
Rede de estacionamentos smart care especializada em prédios comerciais de grande e médio porte. Administra condomínios como o Eldorado Business Tower, WTorre Nações Unidas e o Complexo W Torre JK, todos localizados na capital paulista.
A ConectCar é uma empresa de pagamento automático com mais de 10 anos de mercado. Está presente em 100% das rodovias pedagiadas do Brasil e em mais de 1.000 estacionamentos, incluindo shoppings, aeroportos, bancos, parques, hospitais, universidades e outros locais.
Marca pioneira no uso da tag para pagamento automático, com o sistema de identificação inaugurado em 2000. A Sem Parar contabiliza 5 milhões de clientes. Em 2016 a empresa foi adquirida pela Corpay, líder global no fornecimento de soluções para pagamento comercial.
Criada em 2018, a Veloe é uma unidade de negócios da Alelo que tem participação do Banco do Brasil e Bradesco. A empresa atua com meios de pagamento para pedágios, estacionamentos, IPVA, além de outros serviços de gestão de frotas, sejam leves ou pesadas.
A categoria Cidade Destaque em Mobilidade no Prêmio Mobilidade 2025 reconhece a cidade que mais inova em soluções de transporte e mobilidade urbana. Eleita exclusivamente por especialistas, premia iniciativas que melhoram a eficiência e qualidade de vida.
Melhor Elétrico até R$ 200 mil
Melhor Elétrico R$ 200K a R$ 400K
Melhor Elétrico acima de R$ 400K
Melhor Híbrido até R$ 200 mil
Melhor Híbrido acima de R$ 200 mil
Melhor Hatch compacto
Melhor sedã compacto
Melhor sedã de luxo
Melhor SUV compacto
Melhor SUV médio
Melhor SUV de luxo
Melhor picape intermediária
Melhor picape média
Votação dos Especialistas | Melhor design
Melhor pós-vendas
Melhor esportivo
Votação dos Especialistas
Olha ele aí de novo. O vencedor da edição do ano passado garante mais uma vez uma vaga entre os finalistas. O hatch que estreou em junho de 2023 continua a trajetória de boas vendas (12.128 unidades no acumulado do ano, até agosto). É compacto por fora, espaçoso por dentro e custa a partir de R$ 159.800 (2025).
Irmão menor do Dolphin, o Mini estreou este ano e já é o elétrico mais vendido do País. No acumulado até agosto, teve 12.834 unidades emplacadas, superando o Dolphin. São 75 cv e a autonomia é de 280 km. Além da versão de quatro lugares (R$ 115.800), a novidade é a de cinco ocupantes (R$ 119.800).
O compacto da GWM ocupa a terceira posição no ranking de vendas entre os elétricos, atrás dos BYD Dolphin e Dolphin Mini: 4.467 unidades até agosto. Tem 171 cv e autonomia entre 232 km (bateria de 48 kWh) e 319 km (63 kWh). São três versões, com preços entre R$ 150 mil (Skin) e R$ 189 mil (GT Approve).
Lançado no Brasil há um ano, o Seal (R$ 299.800, linha 2025) tem vários atributos, além do visual esportivo. Um deles é o amplo espaço interno, proporcionado pelo entre-eixos de 2,92 m. Com 531 cv e torque de 60 mkgf, é capaz de acelerar até 100 km/h em 3,8 s. A máxima é limitada a 180 km, e a autonomia é de 372 km.
A versão elétrica do X1 começa em R$ 362.950 (eDrive20 X Line). Nessa versão, o SUV tem motor de 204 cv, capaz de proporcionar aceleração até 100 km/h em 8,6 s. A autonomia é de até 332 km, e segundo a marca a energia em carregador rápido é reposta em 38 minutos (de 10% a 80%).
O SUV de entrada da marca sueca (produzido na China) chegou em maio, em quatro versões e preços a partir de R$ 229.950. Todas têm motor de 272 cv/35 mkgf de torque. A bateria tem 51 kWh na versão de entrada (Core), que proporciona 250 km de autonomia. As demais vêm com bateria de 69 kWh, para 338 km.
Além de concorrer na categoria de SUV de luxo, o modelo alemão é finalista também entre os melhores elétricos acima de R$ 400 mil. Vai de R$ 699.950 (versão xDrive40, de 326 cv) a R$ 1.101.950 (para o esportivo M60, de 619 cv). A xDrive 50 tem 523 cv/78 mkgf de torque, capaz de chegar a 100 km/h em 4,6 s.
Por R$ 1.457.900, o sedã alemão oferece todo o requinte da marca, incluindo um interior que pode receber iluminação em diversas tonalidades. O motor de 658 cv/97 mkgf leva o modelo de 2,6 toneladas e tração integral de 0 a 100 km/h em 3,8 s. A máxima chega a 220 km/h.
O SUV compacto da Porsche está à venda em quatro versões. O mais "fraco", Electric (R$ 560 mil), tem tração traseira, 360 cv e chega a 100 km/h em 5,7 s. Os demais têm tração integral. O mais potente, Turbo Electric (R$ 770 mil), tem 639 cv e precisa de 3,3 s para chegar a 100 km/h.
Opção mais em conta do que o Song Plus, o Song Pro é um SUV híbrido plug-in com autonomia de até 1.100 km, segundo a BYD. Equipado com um motor elétrico (197 cv) e um a combustão (98 cv), o modelo gera 223 cv de potência combinada. São duas versões: GL (R$ 189.800) e GS (R$ 199.800).
A versão híbrida leve do Tiggo 7 combina o motor 1.5 turbo flexível de até 160 cv a um sistema elétrico de 48 volts. Nesse caso, um gerador carrega o sistema elétrico e fornece torque (4 mkgf) e potência (10 cv) adicionais em algumas situações. Custa R$ 174.990.
Primeiro modelo híbrido produzido no País, o Corolla também é o pioneiro no mundo a combinar o sistema híbrido a um motor flexível. Por um preço inicial de R$ 187.790, o sedã emprega um motor 2.0 flexível (101 cv) e um elétrico (72 cv). Juntos, geram 122 cv.
Com porte imponente, o Haval H6 tem sido sucesso de vendas desde que chegou ao País. Está disponível em quatro versões: HEV2 (bateria de 1,2 kWh, 243 cv), por R$ 216 mil; PHEV19 (bateria de 19 kWh, 326 cv), por R$ 239 mil; PHEV34 (34 kWh, 393 cv), por R$ 281 mil; e GT (mesmo pacote do PHEV34), por R$ 319 mil.
Presença constante entre os melhores e mais desejados sedãs de luxo do mercado, o modelo da BMW este ano é finalista na categoria dos híbridos acima de R$ 200 mil. A versão 330e MSport (a partir de R$ 422.950) mantém a elegância e esportividade de sempre, aliada à boa dirigibilidade.
O sistema e:HEV da Honda privilegia o uso elétrico na maior parte do tempo, gerando maior economia. Os motores a gasolina (147 cv/19,4 mkgf) e elétrico (184 cv/34,2 mkgf) garantem muita agilidade ao SUV, que tem porte elegante, é espaçoso e custa R$ 352.900.
A categoria de hatches compactos (onde tradicionalmente se concentram os carros mais acessíveis do mercado) ganha a partir de agora representantes movidos a eletricidade. É o caso do Dolphin Mini, o elétrico mais vendido do País e um dos mais baratos do mercado (a partir de R$ 115.800, na versão de quatro lugares).
O modelo é caracterizado pelo visual moderno e pela boa dirigibilidade. São seis versões e duas opções de motorização (1.0 aspirado e turbo), com preços entre R$ 88.990 (Sense Plus manual) e R$ 122.290 (Platinum Safety automático). O controlador de velocidade é de série.
O sucessor do Gol é o carro de passeio mais vendido do País (84.678 unidades até agosto), o que mostra que o lançamento da versão de entrada Track, no ano passado, surtiu o efeito desejado. A boa dirigibilidade é sua marca, assim como a robustez. Preços vão de R$ 90.590 (Track e Robust) a R$ 155.990 (GTS).
Sedã mais vendido do Brasil, o Onix Plus repete sua presença entre os finalistas da categoria. Um de seus apelos é a conectividade. As opções vão de R$ 102.540 (1.0 manual de seis marchas) a R$ 130.840 (Premier 1.0 turbo automático, também de seis marchas).
A exemplo do hatch, o sedã HB20S pode ter motor 1.0 de três cilindros aspirado (80 cv) ou turbo (120 cv). O estilo é moderno, e a dirigibilidade é boa. São cinco versões, com preços entre R$ 97.690 (Comfort Plus, 1.0 manual) e R$ 127.990 (Platinum Safety, 1.0 turbo automático).
O sedã derivado do Polo traz itens opcionais de segurança como controlador de velocidade e frenagem automática desde as versões básicas. A TSI (câmbio manual e motor 1.0 de até 116 cv) começa em R$ 113.590, enquanto a Exclusive (1.4 turbo de 150 cv automático) sai por R$ 156.990.
Atrás, o sedã que custa R$ 1.321.950 tem uma enorme tela de 31,3" com Amazon Fire TV, que transforma o ambiente em sala de cinema. As poltronas são reclináveis e extensíveis, como na classe executiva de um avião. O teto solar panorâmico cria efeitos de luz à noite.
O enorme painel digital Hyperscreen, que vai de uma coluna à outra, é apenas um dos cartões de visitas do sedã elétrico mais luxuoso da marca. O interior tem iluminação interna sutil e o material de revestimento pode incluir couro napa e microfibra, entre diversas opções de personalização. Custa R$ 1.457.900.
Além de concorrer na categoria de melhor design, o C63 S E Performance (R$ 906.900) também é finalista entre os sedãs de luxo. O modelo alia esportividade com requinte em doses precisas. Entre vários detalhes artesanais, o painel pode receber acabamento de fibra de carbono, e os bancos trazem a inscrição AMG.
Recém-chegado da Argentina e totalmente renovado, o novo 2008 traz visual bem mais imponente do que o anterior. Além de bem equipado desde a versão básica (faróis de LEDs, ar-condicionado automático, rodas aro 17" etc.), tem motor 1.0 turbo de 130 cv e preço competitivo: de R$ 139.990 a R$ 169.990.
O SUV estreou no início do ano e elevou o nível de competitividade da Renault no segmento mais disputado do País. Além do estilo moderno por dentro e por fora, oferece boa dirigibilidade (motor 1.0 turbo de 125 cv/22,4 mkgf e câmbio automatizado de seis marchas). O preço é atrativo: de R$ 115.990 a R$ 136.990.
Este ano, o T-Cross está mantendo bravamente a liderança de vendas no mais acirrado segmento do mercado. O modelo lançado em 2019 alia boa dirigibilidade a um estilo ainda atual, que na linha 2025 recebeu atualização visual, no acabamento e em equipamentos. Vai de R$ 119.890 a R$ 180.690.
Enquanto o BYD Song Pro compete na categoria Melhor híbrido até R$ 200 mil, a versão Plus (R$ 239.800, linha 2025) encara os SUVs médios. Na linha 2025, o híbrido chinês vem com nova bateria, de 18,3 kWh, que elevou a autonomia elétrica de 50 para 105 km. Com isso, a autonomia total chega a 1.200 km, segundo a marca.
Ele já pode ser considerado um veterano, mas o Compass tem se mantido atual. As novidades deste ano foram as versões Overland e Blackhawk. A principal mudança na linha 2025 é o motor 2.0 turbo Hurricane a gasolina, de 272 cv/40,8 mkgf. Com ele, o modelo chega a 100 km/h em 6,3 s.
Primeiro SUV híbrido flexível do mundo, o modelo recebeu dianteira redesenhada este ano, com perfurações no lugar da grade convencional. Além disso, o freio de estacionamento, antes acionado com o pé, agora é eletromecânico. A mecânica não muda e os preços vão de R$ 179.890 (XRE) a R$ 210.990 (XRX Hybrid).
Primeiro SUV elétrico da marca alemã, o iX ostenta tecnologia de ponta até na grade frontal, revestida com nanopartículas que se regeneram, em caso de pequenos arranhões. Os preços começam em R$ 699.950, para a versão xDrive40 (326 cv), e chegam a R$ 1.101.950, para o esportivo M60 (619 cv).
O SUV elétrico da Mercedes começa em R$ 939.900 (versão 450) e chega a R$ 998.900 (450+). O motor elétrico rende 360 cv de potência e 57,1 mkgf de torque. Com isso, ele vai a 100 km/h em 6,7 s. A autonomia é de até 411 km, e a recarga completa em carregador rápido é feita em 31 minutos.
O tradicional modelo inglês há décadas alia requinte, imponência e capacidade off-road. Enquanto a versão elétrica não chega (a previsão é de lançamento mundial ainda este ano), o modelo é vendido com motor 3.0 turbodiesel de 350 cv. É capaz de fazer 0 a 100 km/h em 6,1 s e chegar a 234 km/h.
Desde que chegou ao mercado, em 2016, a Fiat Toro vem fazendo sucesso, graças ao seu porte intermediário entre as picapes compactas e as médias. A Toro está disponível em cinco versões, com preços entre R$ 149.990 (Endurance 1.3 turbo flexível) e R$ 216.990 (turbodiesel 4x4).
Produzida sobre a plataforma do SUV Bronco Sport e importada do México, a picape Maverick chegou ao Brasil em 2022 para surfar na mesma onda da Fiat Toro. Está à venda nas versões Lariat FX4 (R$ 229.500), com motor 2.0 turbo de 253 cv a gasolina, e Lariat Hybrid, híbrida de 194 cv, por R$ 239.500.
Primeiro modelo da RAM produzida no Brasil - na mesma maternidade de Goiana (PE) onde nasce a irmã Fiat Toro, que lhe empresta a plataforma -, a Rampage está disponível em cinco versões, com preços entre R$ 254.990 (Rebel 2.0 turbodiesel de 170 cv) e R$ 292.990 (R/T 2.0 turbo a gasolina de 272 cv).
A S10 é uma presença constante entre as finalistas no prêmio do JC, e este ano não foi diferente. A confiabilidade é um de seus trunfos. Na linha 2025, lançada em maio, há novidades mecânicas e visuais, além de novas versões, que vão de R$ 236.690 (básica, cabine simples) a R$ 311.990 (High Country, cabine dupla).
Lançada no ano passado, a quinta geração da picape argentina chegou com nova plataforma e renovação visual por dentro e por fora. A mecânica incorporou câmbio automático de dez marchas e motor 3.0 V6 turbodiesel de 250 cv. Os preços vão de R$ 244.990 (XL 2.0 turbodiesel) a R$ 351.990 (Limited 3.0 V6).
A líder de vendas entre as picapes médias é famosa pela robustez mecânica. Pode ser vista tanto dando duro no campo como desfilando na cidade. Os preços começam em R$ 231.290 (cabine simples) e vão a R$ 333.290 (SRX Plus, de cabine dupla). O motor 2.8 turbodiesel tem 204 cv.
O motor V12 está na dianteira, a carroceria fica mais distante do solo e tem quatro portas. Um SUV da Ferrari é tudo o que os puristas da marca não desejavam ver, mas, se fecharem os olhos para o Purosangue, perderão a chance de ver uma bela Ferrari, que tem proporções equilibradas e inspiração no cupê Roma.
Frente longa, traseira curta, duas portas, e uma configuração interna "2+", ou seja, duas pessoas na frente e espaço para pouca coisa atrás dos bancos. A Roma é tão cativante que até o compartimento do motor, na frente, merece um tempo de contemplação. O esportivo V8 italiano é ainda mais belo na versão conversível.
As grandes entradas de ar na parte inferior do para-choque frontal e a grade dianteira com barras verticais deixam evidente a veia esportiva deste sedã alemão. Na lateral, as rodas AMG (20") de dez raios duplos são o destaque. Atrás, o difusor de ar entre as saídas duplas de escape completa o cartão de visitas.
Com cerca de 600 concessionárias espalhadas pelo Brasil, a Chevrolet está presente em todos os Estados e também nos mais remotos pontos do território nacional. Oferece revisões com preço fixo inclusive para modelos fora de produção.
A rede Fiat dispõe de aproximadamente 520 concessionárias no País. O agendamento no site permite selecionar o tipo de serviço (revisão, funilaria e pintura, mecânica etc.). Também é possível aplicar filtros para o tipo de veículo, como linha profissional, e para a marca Abarth.
Oferece as três primeiras revisões gratuitas para sete modelos da linha, dependendo da versão. Para modelos fora do programa, é possível contratar pacote com preço fechado. Com cerca de 500 concessionárias no País, a marca também oferece um aplicativo para agendamento de serviços, e que traz até manual cognitivo do veículo.
Além de concorrer como Melhor design com suas proporções elegantes, a Ferrari Purosangue não poderia ficar de fora da categoria dos melhores esportivos. Por R$ 7,5 milhões iniciais, o primeiro SUV da marca tem motor 6.5 V12 aspirado de 725 cv. Vai de 0 a 100 km/h em 3,3 s e alcança máxima de 310 km/h.
Bastam 2,9 segundos para que ele chegue a 100 km/h. O primeiro híbrido de alta performance da AMG alia um V8 4.0 biturbo e um motor elétrico. A potência combinada chega a 843 cv, e o torque, a 150 mkgf. Tudo embalado em uma carroceria ao mesmo tempo elegante e esportiva, por R$ 1.634.900.
O lendário 911 permanece fiel às suas origens. Motor traseiro, estilo inconfundível, barulho típico. Não à toa, é o esportivo mais vendido do País. Só este ano, até agosto, foram licenciadas 1.163 unidades. A ampla gama de opções começa em R$ 995 mil (Carrera S 2024) e pode chegar a R$ 1.920.000 (GT3 RS).
A categoria Carro do Jornal do Carro celebra a excelência automotiva. Eleita exclusivamente por especialistas, destaca inovação, desempenho e impacto no mercado, definindo os melhores veículos para os consumidores brasileiros.
Melhor scooter
Melhor Moto Urbana
Melhor Moto Trail
Melhor Moto Esportiva
Melhor Moto Estradeira
Melhor pós-vendas
Melhor Moto Aventureira
Votação dos especialistas
Com iluminação de LEDs, motor com Start & Stop e câmbio automático CVT, a PCX foi a quinta moto mais vendida no primeiro semestre de 2024. Prática e fácil de pilotar, ainda tem versão com freio ABS na dianteira e controle de tração, para aumentar a segurança.
Primeira scooter com câmbio automático CVT da Shineray, a Urban 150 chega bem completa para disputar o concorrido segmento das scooters. Além de freios ABS, tem controle de tração, painel colorido de TFT com conectividade e iluminação em LED.
Consagrada no mercado brasileiro, a NMax 160 ficou mais moderna em 2023. Além de conexão Bluetooth e aplicativo para smartphones, trouxe controle de tração e ajuste na suspensão traseira. Seu diferencial são os freios ABS nas duas rodas.
Equipada com motor de 250 cc, arrefecido a líquido, a Dominar 250 chega com alguns diferenciais no seu segmento. Além do motor mais potente, tem suspensão invertida na dianteira e freios ABS nas duas rodas.
Lançada no início de 2022, com visual mais moderno e motor maior, a Twister 300 já é a sexta moto mais vendida no Brasil. Com iluminação full-LEDs e versão com freios ABS nas duas rodas, oferece bom desempenho e conforto para o dia a dia
Recém-lançada no Brasil, a Speed 400 aposta no visual clássico e no bom desempenho do seu motor de um cilindro, arrefecimento líquido e 40 cv de potência para conquistar os consumidores. Além de freios ABS, conta com controle de tração
Modelo que fez sucesso no início dos anos 2000, a Tornado voltou com novo motor e visual. Com motor de 300 cc e nova ciclística, resgatou o conceito de trail no País. Com banco estreito e visual de motocross, é ideal para aqueles que curtem uma trilha.
Resgatando o nome de um modelo que fez sucesso no passado, a Sahara 300 chegou para substituir a XRE 300, porém com design mais moderno e motor completamente novo. Com proposta aventureira, oferece conforto e versatilidade para viajar
Apesar de não ser exatamente uma trail, a Scrambler 400 X vai bem na terra. Afinal, usa roda aro 19, na dianteira, e suspensões com maior curso que sua irmã Speed. Potente e moderna, ainda oferece design retrô que chama a atenção.
Evolução do modelo de 400 cc, a Ninja 500 manteve o motor de dois cilindros, porém maior e mais potente: com 451 cm³ produz 51 cv. Apesar do design esportivo, tem suspensões convencionais e uma posição de pilotagem confortável para o segmento
Mesmo com apenas 400 cc, o motor da ZX-4R tem quatro cilindros e gira como uma esportiva de maior cilindrada: oferece 77 cv a 14.500 giros! Além disso, conta com suspensão invertida, na dianteira, modos de pilotagem e controle de tração.
A nova Daytona com motor de três cilindros e 660 cc tem proposta mais racional. Apesar dos bons 95 cv de potência, suspensões invertidas e freios com pinças radiais, proporciona conforto e pode ser classificada quase como uma sport-touring.
Com visual moderno, a Eliminator tem o mesmo motor de suas irmãs de 500 cc, Ninja e Z, mas uma ciclística diferente, que proporciona posição de pilotagem mais confortável. O bicilíndrico de 451 cm³ tem 51 cv e bom torque para rodar na cidade ou na estrada.
Com desenho mais moderno da carenagem e novos faróis, a Road Glide também traz um motor V2 de 1.923 cc com novo sistema de refrigeração, modos de pilotagem e 106 cv de potência. Além disso, tem novo painel e sistema de infotainment para pegar estrada.
Modelo topo de linha da marca indiana com bom acabamento e muitos cromados, conta com motor bicilíndrico paralelo com 47 cv de potência máxima e bom torque para viajar. Na ciclística, destaque para a suspensão dianteira invertida.
Além de ter uma linha de montagem em Manaus (AM), a única exclusivamente de motos fora da Alemanha, a BMW Motorrad conta com 51 concessionárias no País, distribuídas em 23 Estados e no Distrito Federal para prestar assistência aos clientes da marca alemã.
Presente no Brasil há mais de meio século, a Honda tem pouco mais de 1.000 concessionárias, que são habilitadas a realizar os serviços de pós-venda. Sua forte cobertura geográfica, inclusive, é uma das razões para ser líder do mercado brasileiro de motos.
Primeira fábrica de motos do Brasil, a Yamaha também tem concessionárias em todos os Estados e no Distrito Federal. São cerca de 400 pontos de atendimento para os clientes da marca, com serviços de pós-vendas e comercialização de peças.
Totalmente nova, a R 1300 GS quer manter o posto de aventureira mais vendida do Brasil. Com motor maior e mais potente, de 145 cv, a bigtrail alemã perdeu peso e ganhou novas tecnologias como radar frontal e traseiro para garantir a segurança em longas viagens.
Embora com motor menor e menos potente (99,3 cv) do que as concorrentes, a Africa Twin se destaca pelo peso inferior e sua proposta mais “off-road”. Traz ainda a exclusiva opção do câmbio automatizado DCT e central multimídia com Apple CarPlay e Android Auto.
Com motor de três cilindros e 150 cv de potência, a renovada Tiger 1200 oferece versões com rodas aro 21, na dianteira, e tanque de 30 litros. Também cheia de tecnologia, a bigtrail inglesa oferece conforto e desempenho para uma longa aventura.
A categoria Moto do MotoMotor celebra a excelência das motocicletas. Eleita exclusivamente por especialistas, reconhece inovação, desempenho e impacto no cenário da mobilidade urbana e rodoviária.
Melhor Caminhão Elétrico
Melhor Caminhão Leve
Melhor Caminhão Médio
Melhor Caminhão Semipesado
Melhor Caminhão Pesado
Melhor Caminhão Chassi-Cabine
Melhor Furgão
Melhor Caminhão a Gás
Melhor Locadora de Caminhões
Votação dos Especialistas
O elétrico eDaily tem versões de 4,2 e 7,2 toneladas. O primeiro tem motor de 136 cv/30,6 mkgf. No segundo, são 190 cv/40,8 mkgf. O modelo 4.2 tem uma bateria (37 kWh), enquanto o 7.2 vem com duas unidades (74 kWh). A autonomia em condições reais (WLTP) vai de 100 km a 120 km.
Primeiro caminhão 100% elétrico do País, o e-Delivery é vendido em versões com peso bruto total de 11,4 toneladas (e-Delivery 11) e 14,5 toneladas (e-Delivery 14). Nos dois casos, o motor rende 408 cv/220 mkgf. A suspensão é pneumática. O caminhão também dispõe de controlador automático de velocidade.
O FM Electric estreou no País no fim de 2022, na Fenatran. Após um ano de testes com clientes, cinco unidades foram alugadas pela transportadora Reiter Log, no fim do ano passado. Com peso bruto total de até 44 toneladas, o FM Electric pode ser equipado com pacotes de duas a seis baterias (243 a 730 cv). O motor tem 670 cv.
Líder de vendas na categoria leve (1.592 unidades no ano, até agosto), o Delivery 9.180 tem a maior plataforma de carga da categoria e 9.200 kg de peso bruto total. O motor 3.8 turbodiesel rende 175 cv/61 mkgf, e o câmbio de seis marchas pode ser manual ou automatizado, com seletor localizado entre os bancos.
A versatilidade do Accelo 817 pode ser vista na variedade de opções em termos de distância entre-eixos. São três (3,1 m, 3,9 m e 4,6 m). Da mesma forma, é possível escolher entre três medidas de comprimento total (6,1 m, 7,1 m e 7,9 m). O motor 4.8 turbodiesel tem 163 cv/62 mkgf e o câmbio de seis marchas pode ser manual ou automatizado.
O Iveco Tector 9-190 é disponível em duas opções de entre-eixos (3,9 m e 4,4 m) e duas de comprimento total (7,1 m e 7,6 m). O peso bruto total é de 8.600 kg. O motor 4.5 turbodiesel rende 190 cv/62 mkgf, e o câmbio tem apenas opção manual de seis marchas.
O Iveco Tector 11.190 tem capacidade de carga de 7 toneladas e duas opções de distância entre-eixos: 3,9 m ou 4,4 m. O comando do câmbio fica integrado ao painel. A caixa manual tem seis marchas, e o motor turbodiesel 4.5 tem 190 cv/62 mkgf.
O Accelo 1017 tem 3 opções de comprimento total (6 m, 7 m e 7,8 m) e 3 de entre-eixos (3,1 m, 3,9 m e 4,6 m), para melhor adequação ao tipo de aplicação. O motor 4.8 turbodiesel rende 163 cv/62,2 mkgf, e o câmbio pode ser manual ou automatizado, ambos de seis marchas.
O líder do segmento (3.651 unidades no acumulado do ano, até agosto) tem peso bruto total de 10.800 kg e a maior plataforma de carga da categoria. O câmbio de seis marchas pode ser manual ou automatizado, com chave seletora no console central. O motor 3.8 turbodiesel tem 175 cv/61 mkgf.
O Constellation 26.260 tem três opções de cabine (estendida, leito teto baixo e alto) e quatro de distância entre-eixos. O pacote Robust (de série) inclui direção ajustável em altura e profundidade e bancos com cintos integrados. O motor 6.8 de seis cilindros tem 255 cv/97 mkgf e o peso bruto total é de 23 toneladas.
O versátil Atego 1719 tem quatro opções de entre-eixos (de 3,5 m a 5,3 m), quatro de comprimento total (6,2 m a 8,7 m) e peso bruto total de 16 toneladas. O motor 4.8 rende 185 cv/71,3 mkgf. O câmbio pode ser manual de seis marchas ou automatizado de oito velocidades.
O VM 290 completou 20 anos, e mantém a competitividade. Líder de vendas do segmento semipesado, o VM 290 teve 2.606 unidades emplacadas este ano, até agosto. O peso bruto total é de 23 toneladas. O motor tem 290 cv/107 mkgf. O câmbio I-Shift tem 12 marchas, e a direção tem regulagem de altura e profundidade.
Maior caminhão da holandesa DAF, o XF 530 tem motor Paccar 12.9, de 530 cv/250 mkgf. É o mesmo propulsor que equipa os brutos Peterbilt e Kenworth que dominam as estradas dos EUA. A transmissão automatizada tem 12 marchas, e o modelo conta com controle de cruzeiro preditivo, que adapta o desempenho à topografia da estrada.
Substituto do R 450, a denominação 460 representa o ganho de 10 cv na potência. O torque também subiu 15 mkgf. Assim, o motor 13.0 de seis cilindros gera 460 cv/255 mkgf. Além de mais forte, a Scania informa que houve redução de 8% no consumo de diesel. A transmissão, 75 kg mais leve que a anterior, pode ter 12 ou 14 marchas.
O FH 540 é o líder da categoria. Foram 4.915 unidades este ano, até agosto. O motor 12.8 de seis cilindros tem 540 cv/265 mkgf e é acoplado à caixa I-Shift de 12 marchas. São três opções de distância entre-eixos: 3 m, 3,2 m e 3,6 m. A suspensão traseira pode ser com mola parabólica ou pneumática.
Um dos diferenciais do modelo é a opção do câmbio automático ZF Hi-Matic de oito marchas, para facilitar o trabalho do motorista. O restante é como o Daily furgão. Com comprimento entre 5,9 m e 6,5 m, ele se move com agilidade em centros urbanos. O motor 3.0 turbodiesel gera 180 cv/43,8 mkgf.
Como um autêntico Mercedes, o modelo da marca alemã vem com alerta de fadiga para o motorista e até com sistema de frenagem automática. Há duas opções de entre-eixos - 3,6 m e 4,3 m -, o motor rende 170 cv e o câmbio manual tem seis marchas.
Assim como o interior do Sprinter guarda semelhanças com automóveis da Mercedes, o Delivery também incorpora vários elementos dos carros da Volks, a exemplo do painel de instrumentos, volante e comandos de climatização. O motor turbodiesel 3.0 tem 156 cv/36,7 mkgf e o câmbio manual tem seis marchas.
Com entre-eixos mais curto (3,3 m), que facilita manobras em grandes centros urbanos, a Transit L2H3 tem capacidade para 10,7 m3 de carga, ou 1.254 kg. Vem com três lugares na frente e é equipada com motor 2.0 turbodiesel (170 cv/39,7 mkgf). O câmbio manual tem seis marchas.
O compartimento de carga tem comprimento de 3,13 m a 3,54 m, e a capacidade é de 9 m3 a 12 m3, dependendo da configuração. A capacidade legal de carga varia de 1 mil a 1.130 kg. O entre-eixos é de 3,52 m, e o motor 3.0 turbodiesel rende 160 cv/38,7 mkgf. O câmbio manual tem seis marchas.
Dependendo da configuração, leva de 7,5 m3 a 15,5 m3 de carga. O entre-eixos de 3,25 m possibilita facilidade de manobras, e - para justificar a estrela lá na frente - há inúmeros itens de conforto, como partida por botão, retrovisores aquecidos, faróis de neblina com função de luz de curva, luz de freio adaptativa etc.
O S-Way NG é alimentado por gás natural e biometano em qualquer proporção entre os dois. O motor Cursor 13.0 de seis cilindros gera 460 cv/204 mkgf, e o câmbio automatizado ZF tem 12 marchas. O caminhão vem com oito cilindros de gás, totalizando 960 litros de capacidade.
O motor de 13 litros e seis cilindros rende 460 cv/234 mkgf, e o caminhão está especificado para peso bruto total (legal) de 23 toneladas. Leva dez tanques de gás, sendo quatro do lado esquerdo (95 litros cada), quatro do lado direito (80 litros cada) e dois atrás da cabine (235 litros cada), totalizando 1.170 litros.
Além da versão GH 460, de 460 cv, outro lançamento deste ano da Scania foi a versão de 420 cv. A base mecânica é a mesma: motor de 13 litros e seis cilindros em linha, e câmbio automatizado Opticruise, de 14 marchas, 75 kg mais leve do que o anterior.
Além de máquinas e implementos agrícolas, a Addiante tem um amplo portfólio de caminhões para locação, que vai dos semileves até os extrapesados. A locadora oferece adicionalmente modelos elétricos e a gás. A empresa trabalha com todas as fabricantes, e também tem furgões.
Lado menos conhecido da Unidas pelo grande público, a Unidas oferece uma ampla gama de opções de máquinas agrícolas, linha amarela (máquinas e equipamentos para construção, mineração etc.), intralogística (como empilhadeiras) e caminhões, para transporte rodoviário, urbano e rural.
Líder no segmento de locação de caminhões pesados, a Vamos tem uma vasta gama de opções de aluguel, que abrange máquinas, equipamentos e caminhões de todos os portes (dos leves a extrapesados), além de modelos elétricos e furgões. Há várias opções de planos: Vamos, Vamos mais e Vamos mais longe.
A categoria Caminhão do Estradão celebra a excelência dos caminhões. Eleita exclusivamente por especialistas, reconhece inovação, desempenho e contribuição ao transporte de carga e à logística rodoviária no Brasil.
Um dos objetivos do Prêmio, a cada edição, é valorizar produtos e serviços que tragam valor para a cadeia produtiva e para os usuários finais. E, com isso, fazer com que a mobilidade urbana no País seja mais eficiente e sustentável.
“ O maior e mais importante prêmio do ecossistema de mobilidade do País
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