
Neste ano, ocorre mais uma edição (a sexta consecutiva) do Prêmio Mobilidade Estadão. O objetivo da iniciativa é eleger, por meio da opinião de especialistas aliada ao voto popular, os melhores veículos e produtos do Brasil em 28 categorias que se dividem em quatro trilhas no total: Jornal do Carro, Estradão, MotoMotor e Mobilidade.
Trata-se do maior prêmio da indústria nacional, com o reconhecimento de automóveis, picapes, veículos comerciais como caminhões e vans, além de motocicletas e serviços ligados à área de mobilidade.
Leia também: Confira as cinco categorias que concorrem na trilha Mobilidade
Segmento de moto tem mercado em expansão
O segmento de motos vive um crescimento jamais visto no Brasil. Segundo os dados de emplacamentos, até julho, foram vendidas 1,22 milhão de motocicletas, scooters e ciclomotores no País. O volume representa alta de 12,18% nas vendas na comparação com o mesmo período do ano passado.
De acordo com as projeções da Fenabrave, federação que reúne os distribuidores de veículos em todo o território nacional, as motos devem superar as 2 milhões de unidades vendidas – um recorde histórico.
O aumento na venda de motos neste ano já acontece em um segmento que vem crescendo desde 2018, ou seja, as motocicletas têm se firmado como uma opção de mobilidade no Brasil. Seja para substituir o ineficiente transporte público ou como fonte de renda, no caso dos entregadores, as motos já fazem parte do cenário em todas as cidades brasileiras
Leia também: Triumph lança Speed 400 2026 com nova cor e preço no Brasil
Setor de motos tem novas fabricantes
O mercado pujante atrai novas marcas que também têm registrado bons resultados. Neste ano, a trilha MotoMotor reflete esse bom momento, com dezenas de concorrentes e novas fabricantes entre as finalistas.
Ao todo, a trilha MotoMotor premia as melhores motos e scooters em seis categorias: scooter, moto urbana, moto trail, moto estradeira, moto esportiva e moto aventureira. Além, é claro, da “Moto do MotoMotor”, prêmio destinado ao modelo que mais impactou o mercado ou trouxe inovações para o segmento.
Votação popular
As finalistas de cada categoria são escolhidas pela redação e por um time de especialistas no segmento de motos que inclui jornalistas, influencers e Youtubers que produzem conteúdo sobre o assunto. Cada um deles votou em cada categoria e elegeu as três finalistas que irão à votação popular. O resultado final combina as notas dos especialistas e também dos internautas para eleger a vencedora de cada categoria.
Neste ano, a premiação acontecerá, pela primeira vez, durante o Salão do Automóvel. O tradicional evento, que acontece entre 22 e 30 de novembro, retorna ao Distrito Anhembi e será palco da festa de entrega dos Prêmios Mobilidade Estadão 2026.