Com a demanda por motocicletas em alta no Brasil, a produção de motos no Polo Industrial de Manaus (AM) atingiu 1.496.169 unidades entre janeiro e setembro deste ano. O volume representa crescimento de 13,1% em relação ao mesmo período de 2024, de acordo com dados da Abraciclo, associação que reúne as fabricantes instaladas na capital amazonense.
Leia também: Prêmio Mobilidade Estadão 2026: Trilha Jornal do Carro premiará 10 categorias
O bom resultado do mercado fez a associação revisar suas projeções para cima. A Abraciclo agora projeta fechar o ano com 1,95 milhão de unidades produzidas, volume que, se concretizado, irá representar um aumento de 11,5% em relação ao ano anterior.
“A demanda de motocicletas segue em alta em todas as regiões do País. Principalmente pelas características das motos, como baixo valor de aquisição e de manutenção, além do crescimento do delivery”, analisou Marcos Bento, presidente da Abraciclo.
Como cada vez mais pessoas trocam o transporte público pelas motos e até mesmo os carros pelos veículos de duas rodas, é normal que a indústria do setor ampliasse sua produção e também a oferta de produtos. Cada vez mais surgem modelos segmentados para atender a públicos específicos.
Essa segmentação também aparece nas sete categorias da Trilha MotoMotor do Prêmio Estadão Mobilidade 2026 (veja ao lado). Assim, destacamos, a seguir, as concorrentes em duas categorias: Moto Urbana e Moto Esportiva.
Leia também: Prêmio Mobilidade. Confira seis modelos de motos que concorrem na trilha MotoMotor
Entre as motos urbanas, as três finalistas são a nova Honda CG 160 Titan, a novíssima Bajaj Pulsar N 150 e a Honda CB 500 Hornet. Na categoria Melhor Esportiva concorrem BMW S 1000 RR, Kawasaki Ninja ZX-4RR e Triumph Daytona 660.
Todas as marcas campeãs do Prêmio Mobilidade Estadão 2026 serão divulgadas no dia 24 de novembro, durante cerimônia no Salão do Automóvel. Confira.
Prêmio Mobilidade Estadão: confira as 7 categorias da Trilha MotoMotor
- Melhor Scooter
- Melhor Moto Urbana
- Melhor Moto Trail
- Melhor Moto Esportiva
- Melhor Moto Estradeira
- Melhor Moto Aventureira
- Moto do MotoMotor 2026
Melhor moto urbana: concorrentes
Bajaj Pulsar N150
Moto mais barata da Bajaj à venda no Brasil, a Pulsar N150 chegou para disputar o segmento de modelos street de até 160 cc com alguns diferenciais. Além do motor com potência de 14cv, traz farol e lanterna de LEDs, entrada USB-C e freio a disco com ABS na roda dianteira.
Honda CG 160 Titan
Veículo mais vendido do Brasil, a Honda CG 160 trouxe atualizações no visual e novas suspensões na linha 2025. A versão Titan, de topo da gama, também ganhou farol e lanterna de LEDs, freio a disco nas duas rodas e sistema ABS na dianteira.
Honda CB 500 Hornet
Com linhas angulosas e modernas, a CB 500 2025 também recebeu o famoso sobrenome Hornet. Com motor de dois cilindros, 471 cm³ e 49,6 cv de potência, a Honda CB 500 Hornet traz itens como controle de tração, um grande painel de TFT e iluminação full-LEDs.
Melhor esportiva: concorrentes
BMW S 1000 RR
Esportiva de 1.000 cc mais emplacada do País, a S 1000 RR teve seu desenho renovado, com asas maiores que aumentam o downforce. Recebeu novo acelerador eletrônico e os sete modos de pilotagem ajudam a domar os 210 cv de potência do motor de quatro cilindros em linha.
Kawasaki Ninja ZX-4RR
Versão mais preparada para as pistas, a Ninja ZX-4RR se destaca pela ampla lista de equipamentos. Há quickshofter bidirecional, suspensões ajustáveis e embreagem assistida e deslizante, por exemplo. Seu motor de quatro cilindros e 400 cc produz 80 cv de potência máxima.
Triumph Daytona 660
A Daytona 660 renasceu com motor de três cilindros e uma proposta mais racional. Apesar dos bons 95 cv de potência, das suspensões invertidas e dos freios com pinças radiais, o modelo se propõe a ser uma esportiva para o dia a dia, ou mesmo para quem quer viajar com emoção.
Leia também: Prêmio Mobilidade Estadão 2026. Confira as cinco categorias que concorrem na trilha Mobilidade