Carros elétricos: saiba como prolongar a vida útil da bateria
Alguns cuidados são essenciais para preservar o componente mais importante do veículo

As baterias de alta tensão para os carros elétricos e híbridos são construídas a partir de várias eletroquímicas diferentes. Por exemplo: lítio ferro fosfato (LFP) ou lítio níquel manganês cobalto (NMC).
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“Cada uma possui suas particularidades. Mas, de maneira geral, para prolongar a vida útil das baterias, é necessário garantir que ela trabalhe a maior parte do tempo dentro do intervalo nominal de seus parâmetros de operação. Principalmente temperatura e potência”, diz Bruno de Alcântara Dias, professor da pós-graduação de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).
Dias explica que a vida útil das células de lítio aumenta quando elas são mantidas próximas da temperatura ambiente (25ºC). Assim, aquecê-las em temperaturas acima de 40ºC ou resfriá-las abaixo de zero grau contribui para a degradação mais rápida do componente.
“Outra ação para aumentar a vida útil é operar, de preferência, com o nível de carga entre 20% e 80%, que constitui uma região não linear da curva de operação das células. Trata-se de um intervalo de estado da carga mais confortável para a bateria”, afirma.
Recargas em carros elétricos
Potências muito elevadas de recarga ou descarga podem acarretar maior aquecimento das células. Dessa maneira, provocam “envelhecimento precoce”. Portanto, as recargas rápidas não são indicadas como a melhor prática no cotidiano do usuário.
Segundo o professor, as baterias de lítio modernas já possuem sistemas internos de arrefecimento (a ar ou a água dependendo do modelo), essenciais para aumentar a vida útil das baterias. Além disso, garantem segurança na operação.
Ele lembra que a recarga é um momento de atenção para o dono do veículo elétrico. Dessa maneira, exagerar no uso de eletropostos ultrarrápidos não é uma boa decisão, porque acelera o processo de degradação da bateria.
“É claro que, em uma viagem mais longa, o usuário terá de recorrer aos postos de recargas instalados nas rodovias. Mas essa prática deve ocorrer ocasionalmente”, explica. “As próprias fabricantes aconselham a recarga lenta, que preserva todo o material interno da bateria.”
Algumas montadoras, inclusive, estimam que, ao longo de oito anos de recarga rápida, a bateria perde cerca de 10% de sua capacidade.
Os extremos de temperatura também impactam o funcionamento do “cérebro” do carro elétrico. Dias exageradamente frios ou quentes podem alterar a autonomia e deixar a recarga mais demorada. Isso acontece por causa do uso ininterrupto do sistema de aquecimento ou do ar-condicionado do veículo.
Dicas para manter a bateria
A maneira de condução tem reflexo direto na preservação da bateria. Dessa forma, é importante o motorista prestar atenção em algumas dicas importantes:
- Adote um estilo ecológico de dirigir, com velocidade moderada, assim como ritmo constante. Da mesma forma, evite acelerações bruscas. Além disso, pise gradualmente no freio se perceber que o trânsito à frente está lento ou parado.
- Utilize o limitador de velocidade ou o controle de velocidade de cruzeiro nas estradas. Além do mais, ative o modo eco na cidade.
- Sempre que possível, use a recarga regenerativa, que recupera a energia da bateria durante a desaceleração.
- Não transporte cargas pesadas em seu carro se não houver necessidade.
- Evite deixar seu veículo elétrico parado por várias semanas.
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