Grade do radiador é vital para o carro; veja quando trocar
Localizada na dianteira, peça serve para refrigerar o motor e dá identidade ao veículo
2 minutos, 4 segundos de leitura
17/07/2023
A grade do radiador, localizada na parte frontal do carro, tem aberturas que permitem a passagem de ar para refrigerar o motor. Isso é feito pelo sistema de arrefecimento, que mantém a temperatura ideal de funcionamento sem, contudo, gerar superaquecimento.
Além de proteger o radiador de detritos, como pedras e insetos, por exemplo, a grade é uma parte importante do design do veículo. Dessa forma, também serve para dar identidade ao modelo e identificar sua fabricante.
Conforme o engenheiro mecânico Rubens Venosa, dono da oficina Motor-Max, em altas velocidades, a quantidade de ar que passa pelo sistema aumenta bastante. Assim, o risco de superaquecimento é menor. Porém, no trânsito intenso, por exemplo, o fluxo é bem menor.
Portanto, um ventilador, chamado de ventoinha, ajuda a sugar o ar em direção ao radiador.
Grade do radiador inteligente
Em carros mais modernos, a grade do radiador funciona de forma inteligente. Ou seja, as aletas podem abrir ou fechar conforme a necessidade.
Dessa forma, garantem a refrigeração adequada, bem como contribuem com a eficiência aerodinâmica.
Seja como for, há casos em que a grade do radiador precisa ser trocada. Isso pode ser necessário se houver um dano severo, como em colisões dianteiras. Porém, alguns proprietários substituem a peça para personalizar o carro.
Contudo, dependendo do modelo escolhido, isso pode comprometer a boa refrigeração do motor.
Portanto, é preciso optar sempre por componentes que tenham formato similar ao da peça original. Assim, a substituição deve levar em conta aspectos técnicos, que podem ser consultados no manual do veículo.
De qualquer forma, o serviço de troca da grade do radiador é simples. Mas você precisa seguir algumas regras:
1. Antes de fazer a troca, o dono do carro deve se certificar de que a nova grade é compatível com o modelo do veículo;
2. Dependendo do carro, a grade pode estar presa por parafusos, grampos, presilhas ou clipes. Assim, esses prendedores devem ser retirados com cuidado. Afinal, terão de ser recolocados juntamente com a nova grade;
3. Outra dica diz respeito a conexões elétricas e/ou sensores presos à grade. Esses itens devem ser desligados e religados depois de instalada a nova peça;
4. Após a troca, o ideal é dar algumas voltas com o carro para checar se o sistema de arrefecimento está funcionando adequadamente. Para isso, vale rodar em vias congestionadas, onde o conjunto é mais exigido.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários