Trocar um pneu furado pode ser uma tarefa simples para algumas pessoas, mas tem gente que não faz ideia do que fazer em uma emergência desse tipo. Se esse for o seu caso, saiba que a operação não tem mistério, embora deva ser feita com atenção e cuidado para evitar problemas.
A primeira recomendação é parar o carro em um local seguro assim que perceber qualquer alteração no comportamento do veículo – direção “puxando” para um dos lados ou dificuldade ao manobrar o veículo.
Se possível, estacione em um local firme e plano, caso contrário, é melhor chamar o socorro mecânico. Acione o pisca-alerta e sinalize com o triângulo de emergência.
Constatado o problema no pneu, prepare o reserva, o macaco e a chave de roda. Acione o freio de estacionamento, retire todos os ocupantes do veículo e posicione o macaco no local recomendado pela montadora para erguer o veículo (verifique no manual do proprietário).
Importante: cada automóvel possui um local específico para isso e tentar erguer o carro de maneira incorreta pode danificar o veículo, além de representar risco de acidentes, como observa Gabriel Loureiro, diretor técnico da Kia Motors.
Antes de levantar o automóvel, calce a roda diagonalmente oposta àquela que vai ser substituída para impedir que o carro se mova e afrouxe as porcas (ou parafusos), mas não retire nenhuma.
Levante o carro com o macaco até perceber que a roda não está mais em contato com o piso, e só então termine de retirar as porcas. Retire o pneu murcho, instale o estepe e recoloque as porcas, apertando-as com a mão, inicialmente, e depois, com a chave de roda. Certifique-se de que a chave está encaixada corretamente na porca antes de apertar.
Baixe o veículo com o macaco e só então providencie o aperto final nas porcas. Atenção: não exagere na força, utilizando o pé ou alavanca, pois isso pode danificar as porcas ou, pior, os prisioneiros no cubo da roda.
Uma ressalva importante é que muitos veículos atualmente possuem estepes de uso temporário que, como o nome indica, devem ser usados apenas para levar o carro até um local onde o pneu original possa ser reparado.
Além disso, esses pneus sobressalentes têm limite de velocidade, que deve ser respeitado para garantir a segurança dos ocupantes.
Gabriel Loureiro, da Kia Motors, faz outra observação: “Alguns modelos sequer possuem estepe, e sim um kit de reparo (com selante e um pequeno compressor de ar) que permite realizar um reparo emergencial garantindo que o carro prossiga até uma oficina onde o pneu possa ser devidamente consertado.”
Após a troca do pneu, lembre-se de recolher todos os itens utilizados (macaco, chave de roda, pneu e triângulo), armazenando-os corretamente para evitar ruídos no porta-malas.
Independentemente do tipo de estepe que seu veículo possuir, providencie o reparo no pneu original assim que possível e sempre mantenha o sobressalente em ordem. Afinal, nunca se sabe quando o pneu pode furar novamente.