O que está por trás do carro elétrico sem potência?
Há diversas razões para o veículo movido a bateria não responder de maneira adequada

Além de garantir zero emissões de gases durante a rodagem, um dos atributos mais empolgantes do carro elétrico está no acelerador. Afinal, basta um leve toque no pedal para a plenitude do torque se apresentar. Por isso, quando o automóvel movido a bateria não responde como esperado e apresenta demora na aceleração, surge a sensação de que algo está errado.
Leia também: Veja como sistemas de segurança automotiva evoluíram ao longo do tempo
“A perda de força e potência do carro elétrico pode estar relacionada a diversos sistemas ou componentes”, diz o professor Pedro Luiz Scopino, diretor do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo (Sindirepa-SP). “O importante é não adiar a visita a uma oficina especializada, com mecânicos capacitados para trabalhar com alta tensão.”
Possíveis causas da falta de potência do carro elétrico
Bateria com pouca carga ou defeito
A baixa energia armazenada faz com que o sistema de gerenciamento da bateria reduza a potência do carro para gerar economia e evitar desligamentos inesperados durante a condução.
Outra possibilidade apontada pelo professor é que uma bateria com defeito ou já desgastada deixe de fornecer energia suficiente para o bom funcionamento do veículo.
Ajuste no modo de condução
Carros elétricos possuem modos de condução que afetam diretamente o rendimento do motor e a autonomia da bateria. Por exemplo: o modo Eco limita o desempenho para economizar energia.
Interferência do sistema de gerenciamento da bateria (BSM)
Algum dano pode comprometer o BSM, reduzindo a potência. As causas podem estar no próprio sistema, na alta temperatura ou na variação de tensão.
Superaquecimento
O calor excessivo pode fazer com que o sistema reduza automaticamente a potência do motor para evitar falhas nos componentes elétricos e garantir maior segurança ao veículo e seus ocupantes.
O calor excessivo pode comprometer a integridade da bateria e de outros circuitos elétricos essenciais para o funcionamento do veículo.
Defeito no sistema elétrico
Pequenos defeitos ou falhas nos circuitos podem reduzir a eficiência da transmissão de energia, impactando diretamente na potência disponível para o motor e na resposta do acelerador.
A falta de potência pode estar diretamente ligada a problemas em componentes, como inversores de energia e sensores.
Desatualização
Em alguns casos, basta atualizar o software do carro para resolver a falta de potência.
Manutenção
A revisão periódica inclui a verificação da bateria, cabos elétricos e outros componentes essenciais para garantir o desempenho eficiente do veículo por um longo período.
Desatenção nas revisões periódicas é o caminho mais rápido para encurtar a vida útil dos automóveis elétricos. Além disso, falhas não detectadas podem se agravar, levando a reparos mais caros e até comprometer a segurança do motorista e passageiros.
Leia também: Saiba como o carro elétrico ajuda a combater as mudanças climáticas
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários