Você até pode planejar a viagem com antecedência, escolher o destino e cuidar da manutenção do carro antes de pegar a estrada. Mas imprevistos acontecem. Nessas horas, o importante é saber como proceder!
Na maioria dos casos, antes de parar totalmente, o veículo avisa. Uma engasgada ao acelerar, um barulho forte no motor ou uma luz de advertência piscando no painel são sinais de que algo está prestes a acontecer.
Outros motoristas e passageiros também podem sinalizar que o pneu está murcho ou que há fumaça saindo do escapamento.
“Tão importante quanto seguir as normas de trânsito e manter a atenção ao dirigir, é o condutor estar atento também aos sinais de possíveis problemas que o veículo possa apresentar”, afirma Múcio José Teodoro da Cunha, especialista em Regulação de Transporte da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp).
“Por isso, orientamos que, antes de pegar estrada, o motorista agende e realize a manutenção para identificar se o veículo está em ordem. Porque, além de evitar transtornos e prejuízos, poderá trafegar com conforto e segurança durante todo o percurso.”
O carro pode apresentar problemas ainda que o motorista tenha feito a revisão e tudo pareça estar em ordem.
Para se ter uma ideia, segundo dados do Centro de Controle de Informações (CCI) da Artesp, no ano de 2022 foram realizados mais de 810 mil atendimentos a usuários das rodovias paulistas, sendo 388,8 mil socorros mecânicos e 356 mil guinchamentos em toda a malha viária concedida pelo Estado.
Em caso de pane, o ideal é sinalizar com a seta e procurar um lugar seguro para encostar o carro, como postos de serviços e centros de atendimento ao usuário da rodovia.
Mas, se precisar parar no acostamento, a luz de emergência (pisca-alerta) deve ser ligada e o triângulo, posicionado a cerca de 30 metros do veículo ou antes de curvas.
Caso você tenha seguro auto que inclua Assistência Dia e Noite, pode acionar o socorro mecânico ou guincho da sua seguradora. Para isso, lembre-se de ter em mãos os documentos do veículo e os números de contato da seguradora.
Quando necessário, o condutor do veículo ou até mesmo os passageiros podem acionar o socorro das rodovias ou das concessionárias, no caso de rodovias concedidas. Muitas contam com número 0800, WhatsApp ou até mesmo callbox disponíveis às margens das estradas.
Os serviços são gratuitos e podem ser acionados a qualquer momento. Além disso, para garantir a segurança de todos, as rodovias são equipadas com todo o aparato de precaução obrigatório e têm monitoramento contínuo por meio de câmeras.
“As concessionárias contam com profissionais qualificados para prestarem esses serviços”, afirma Rudyard Paiva, superintendente do Centro de Controle de Informações da Artesp. “Eles são preparados periodicamente e estão sempre prontos para atender as ocorrências.”
Antes de iniciar a viagem, convém fazer uma pesquisa e carregar consigo os números dos telefones de emergência das estradas que serão percorridas.