Patrocínio
Entender

Saiba o que as luzes no painel do carro significam

Alertas no quadro de instrumentos indicam muito mais do que portas abertas

2 minutos, 53 segundos de leitura

11/10/2021

luzes no painel do carro acesas
Foto: Pexels

Elas existem aos montes – e nem sempre estão reunidas apenas no quadro de instrumentos. Tem gente que até as considera incômodas. O pior é que muitos motoristas desconhecem o significado das luzes de advertência e de sinalização (também conhecidas como luzes-espia) e sentem verdadeiro pavor quando uma delas acende, sem saber exatamente o que fazer. Por isso, conhecer esse importante sistema de alerta do veículo ajuda a evitar sobressaltos.

Antes de prosseguir, vale lembrar que os sistemas eletrônicos são, atualmente, uma das bases da tecnologia embarcada e foi a eletrônica que permitiu o desenvolvimento de inúmeros controles de dispositivos, mecanismos e sistemas complexos. Por conta disso, o painel dos veículos passou a contar com diversas luzes-espia, contra cinco ou seis dos modelos que rodavam nos anos 1960, por exemplo.

Hoje, as luzes-espia nos alertam sobre praticamente tudo a bordo do carro: desde o cinto de segurança não afivelado, passando pelo baixo nível de combustível, ou por alguma porta que não está fechada corretamente, até o aviso de que estamos muito tempo ao volante e que é melhor fazer uma pausa na viagem. 

Padrão somente para cores

Apesar de sua importância, as luzes-espia não contam com uma norma definindo quais devem estar presentes em um automóvel nem com um padrão entre as montadoras. Assim, o número de ícones que pode estar presente em um painel é enorme, mas a boa notícia é que a maioria deles é facilmente identificável.

O que existe é um código padronizado das cores que iluminam os diversos pictogramas. “Elas são como um semáforo”, explica Gabriel Loureiro, diretor técnico da Kia Motors. 

As luzes azuis e verdes têm função informativa e mostram que o sistema que foi acionado está funcionando corretamente, como as luzes de direção (setas), ou o farol alto, por exemplo. 

As amarelas são de advertência e indicam alguma circunstância que deve ser revisada, mas que ainda não representa risco, como o nível de combustível na reserva. “Falhas no sistema de emissão de poluentes acendem a luz amarela de gerenciamento do motor”, observa Loureiro. 

Já as luzes vermelhas são sinal de perigo. “O veículo deve ser parado imediatamente e encaminhado para a inspeção na oficina”, alerta o especialista da Kia Motors. “Problemas no sistema de frenagem ou na lubrificação do motor são indicados com essa cor e podem ocasionar danos graves, além de representar risco para os ocupantes do carro. Alertas desse tipo devem ser obedecidos de pronto.”

É bom recordar que, de maneira geral, a maioria das luzes-espia acende assim que o motor do veículo é acionado, a fim de demonstrar que estão funcionando corretamente. Logo em seguida, elas devem se apagar, desde que não haja qualquer problema. Se surgir alguma avaria, a luz correspondente pode permanecer acesa ou piscar de modo intermitente para chamar a atenção do condutor. 

Se notar qualquer luz-espia acesa, o recomendável é confirmar que o alerta persiste, desligando e ligando o carro em seguida, inclusive retirando a chave do contato e, se for o caso, conferir no manual do proprietário o significado do símbolo em evidência. Atenção: se for uma luz vermelha, o melhor é parar imediatamente (seguindo as medidas de segurança necessárias) e chamar o socorro mecânico.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login

Espaço do patrocinador

Com Você. Sempre.

Conheça mais de nossos produtos.

VER AGORA