‘Não investir na expansão metroferroviária foi uma decisão política equivocada’, diz executivo da ANPTrilhos
Joubert Fortes Flores Filho, presidente do conselho administrativo da ANPtrilhos, participou do painel sobre expansão do modal ao lado de outros especialistas do setor no Summit Mobilidade

O transporte sobre trilhos no Brasil, modalidade que foi responsável pelo transporte de 2,57 bilhões de pessoas ao longo de 2024, foi tema do painel 4 do Summit Mobilidade 2025, evento realizado pelo oitavo ano consecutivo pelo Estadão e que, nesta edição, aconteceu no Espaço Bravos, na zona oeste da capital paulista.
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A conversa reuniu especialistas do setor, como Federico Andrés, diretor de Implantação da TIC Trens; Jaime Juraszek, CEO da Concessionária Linha Universidade (Linha Uni); Joubert Fortes Flores Filho, presidente do Conselho Administrativo da ANPtrilhos; Sérgio Avelleda, coordenador do Observatório Nacional de Mobilidade Sustentável do Insper; e contou com a mediação de Victor Vieira, editor de Metrópole do Estadão.
Um segmento, muitos desafios
Atração de passageiros para o transporte público sobre trilhos, o modal sob a ótica do planejamento urbano, a integração tarifária, o crescimento do sistema, entre novidades – como o plano de expansão de trens urbanos como São Paulo-Campinas (TIC) e São Paulo-Jundiaí, e de linhas como a 6-Laranja, em construção pela Linha Uni -, foram alguns dos desafios desse segmento mencionados pelos painelistas.
Para Flores, o momento é positivo, principalmente no Estado de São Paulo. “O transporte sobre trilhos tem avançado, mas é um movimento aquém do que gostaríamos e do que a sociedade precisa. Em São Paulo temos um plano, mas em outras cidades do País não temos. E precisamos ter”, opina.
Para ele, um dos mitos que impede o avanço do modal é o de que se trata de um transporte muito caro. “Não investir nessa expansão foi uma decisão política equivocada, que precisa serr revertida. Em Londres, por exemplo, a Elisabeth Line custou em torno de 14 milhões de libras, mas lá o planejamento é tão bem feito que já sabe, pelo cálculo de valorização das áreas e outros, quando esse investimento dará retorno financeiro”, explica.
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Planejamento: a solução para as cidades
A importância do planejamento em mobilidade também foi abordado por Sérgio Avelleda. Ele menciona como exemplos de iniciativas da capital paulista a integração do Bilhete Único ao transporte sobre trilho, em 2015, e o fomento ao uso da bicicleta com a expansão da infraestrutura cicloviária.
“No caso da integração, a demanda mais que dobrou em um ano. No caso das bikes, hoje temos trânsito nas ciclovias e o aumento no uso do modal foi constatado na última pesquisa Origem e Destino do Metrô. São ótimos exemplos de como a coordenação entre as instâncias do poder público nos transportes resultam em aumento da demanda. E estimulam as pessoas a usar o transporte público, que é o que as cidades precisam”, afirma Avelleda.
Para o CEO da Linha Uni, a falta de integração entre esferas do governo também é sentida em grandes obras. “Na Linha 6-Laranja, temos 15,3 km de escavação debaixo de São Paulo. Como exemplo, temos um caso de um atacadista que construiu, em 2018, na área onde iríamos escavar – só lembrando que nosso contrato foi assinado em 2015. E outros dois outros prédios seriam construídos, mas, felizmente, conseguimos evitar a tempo”, afirma Juraszek.
Em relação às oportunidades que a expansão do transporte sobre trilhos proporciona, o diretor de Implantação da TIC Trens menciona o aquecimento econômico das cidades contempladas. “O próprio trem acaba sendo catalisador para impulsionar a evolução dos municípios afetadas pelo TIC. E isso é avaliado numa etapa bem inicial do trabalho, quando analisamos os usuários e sua jornada”, analisa.
‘É preciso coletivar as soluções’
De acordo com Avelleda, as cidades são as maiores responsáveis pela emissão de gases contaminantes da atmosfera e, dentro delas, o setor de transportes se destaca negativamente. “Fico chocado em ver como a sociedade não está sensibilizada com esse tema. Precisamos coletivizar as soluções, e se optarmos pelo transporte sobre trilhos, marcaremos um golaço”, diz.
De acordo com ele, é preciso começar a criar incentivos para quem usa o transporte público e a mobilidade artiva e ‘desincentivos’ para quem opta por se deslocar de transporte individual motorizado. “A exemplo de outras cidades no mundo, isso criaria subsídios para o transporte público. E isso precisa estar diretamente diretamente ligado às mudanças climáticas”, opina Avelleda.
Nesse sentido, Juraszek afirma que em torno de 102 mil toneladas de CO2 por ano serão evitadas pela Linha 6-Laranja, que tem previsão de ser entregue no segundo semestre de 2026.
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