Tudo o que se sabe sobre a expansão da linha 2-Verde | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Tudo o que se sabe sobre a expansão da linha 2-Verde

Por: Redação Mobilidade . Há 1 dia atras
Mobilidade para quê?

Tudo o que se sabe sobre a expansão da linha 2-Verde

Trecho receberá oito novas estações entre a Vila Prudente e a Penha

2 minutos, 31 segundos de leitura

08/09/2025

Novas estações da linha 2-Verde adicionarão 8,4km ao serviço. Foto: Divulgação/Metrô

A expansão da linha 2-Verde do Metrô de São Paulo deu um novo passo no início de setembro. No dia 1º, a roda de corte da tuneladora Cora Coralina, conhecida como tatuzão, foi posicionada no canteiro da Estação Penha, na zona leste da capital.

A descida do tatuzão faz parte da segunda fase das escavações para a conexão entre a Penha até o túnel no Complexo Rapadura.

De acordo com o chefe do departamento de Operações Civis do metrô, Marcus Herani, a expansão até a Penha também representa um aumento em 320 mil passageiros por dia à linha.

Leia mais: Linha 2-Verde: como estão as obras de expansão do metrô

“Além disso, trará uma redução significativa no tempo de deslocamento e da integração mais eficiente entre bairros da zona leste e o restante da cidade”, explicou em material de divulgação.

As escavações estão previstas para começar logo após a montagem completa do ‘tatuzão’, o que deve acontecer ainda em 2025.

Complexo Rapadura

Batizado de Complexo Rapadura, o local ficará entre as estações Vila Formosa e Santa Isabel e promete operar como um pátio de manutenção dos trens.

De acordo com o projeto, o local será a base de manutenção civil e elétrica, área de manobra e de estacionamento de veículos de manutenção. Além disso, o local servirá para garantir a ventilação dos túneis e a saída de emergência.

Expansão da linha 2-Verde

A expansão da linha 2-Verde inclui oito novas estações até a Penha. Incluindo a última estação, a linha receberá os pontos de parada Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi e Aricanduva.

A linha ganhará mais 8,4 quilômetros, o que também fará do serviço o mais extenso da cidade de São Paulo, com 23 quilômetros totais. A futura estação da Penha também terá uma conexão com a linha 3-Vermelha.

Com a conclusão do primeiro trecho entre o Complexo Rapadura e o VSE Falchi Gianini, passando por estações como Vila Formosa, Anália Franco e Orfanato, a tuneladora está prestes a iniciar a escavação no sentido Vila Prudente.

Escavações e projetos

O primeiro trecho da fase 1 das obras inclui a construção de quatro estações, de Vila Prudente a Vila Formosa. Até 2027, o Metrô promete entregar quatro novas estações: Orfanato, Santa Clara, Anália Franco e Vila Formosa.

Conforme o projeto, a Linha 2-Verde também permitirá a conexão com outras seis linhas do sistema. Uma das propostas inclui conexão da futura estação Anália Franco com a Linha 16-Violeta, que ainda está em fase de estudos.

Além disso, a estação Penha terá ligação com a Linha 11-Coral, atualmente operada pela CPTM.

Leia também: Linha 2-Verde: como estão as obras de expansão do metrô

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login