Teld New Energy inaugura quatro postos de recarga de veículos eletrificados em São Paulo
Líder em infraestrutura de recarga na China, empresa quer abrir mais 300 estações até 2027 e fabricar equipamentos no Brasil

Quando a imigração chinesa se intensificou no Brasil, a partir dos anos 1950, os novos moradores orientais que se estabeleceram por aqui, principalmente no comércio e na gastronomia, nem podiam sonhar que, sete décadas depois, a China viraria referência de tecnologia. E inundaria as ruas brasileiras com automóveis movidos por um sistema diferente: o motor elétrico, que necessita de recarga.
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Os automóveis eletrificados de onze marcas chinesas – e outras estão a caminho – tornaram-se uma realidade no mercado nacional. Mas outro agente da eletromobilidade, o da infraestrutura de recarga, veio da província de Shandong para investir pesado no Brasil. Em agosto, a Teld New Energy abriu seus primeiros quatro eletropostos ultrarrápidos na cidade de São Paulo.
A Teld é uma potência na China e pretende reproduzir no Brasil um pouco do crescimento vivido no país de origem. A empresa tem dez centros de pesquisa e desenvolvimento globais, seis bases de produção na China e 10 mil colaboradores. Ela responde por 40% do market share de pontos de recarga no país asiático e possui 777 mil eletropostos ativos no mundo, usados por 30 milhões de consumidores.
Também em agosto, ela estreou o primeiro prédio ultra zero-carbono do mundo, em Shandong. Isso significa que a edificação de 23 andares e 117 metros de altura funciona totalmente sem emissões de carbono e com energia limpa. Uma das soluções da construção são as fachadas constituídas de vidros fotovoltaicos, que convertem a luz solar em energia.
Franquias para recarga
Na capital paulista, as estações ficam nos limites das zonas sul e oeste, nas avenidas Brigadeiro Faria Lima, Bandeirantes, Juscelino Kubitschek e Vereador José Diniz, na confluência de artérias importantes da cidade.
“O custo inicial da recarga será de R$ 1,99 o kWh. O valor sofrerá aumento ou não de acordo com a demanda”, explica Evaristo Lai, diretor das operações da empresa no Brasil. Em breve, mais três unidades serão inauguradas em locais já definidos, mas não revelados por enquanto.
Segundo o executivo, as metas são audaciosas. “Queremos abrir mais 16 unidades até o fim do ano, cem em 2026 e 200 em 2027, em vários pontos do País”, afirma. Para isso, a Teld planeja desembolsar R$ 400 milhões nos próximos dois anos.
O modelo de franquia também faz parte da expansão dos negócios da Teld. A previsão é credenciar 400 parceiros em 2026 e 800 em 2027. O interessado não precisará montar uma estrutura igual a dos eletropostos.
Basta o dono do empreendimento – uma farmácia ou panificadora, por exemplo – disponibilizar duas ou três vagas com a preparação de cabos para a instalação dos equipamentos de 40 kW, cedidos sem custo pela Teld.
“Ao comprar um computador, o usuário não leva apenas a tela e o teclado. Ele quer que o sistema operacional da máquina rode perfeitamente. Com os franqueados é a mesma coisa: eles receberão toda a estrutura e o suporte necessários para implementar a operação”, salienta. .
Produção local
Lai salienta que, ao longo do tempo, a Teld planeja criar corredores verdes nas principais capitais, inclusive com equipamentos de recarga em grupo, para atender às grandes frotas.
“Para evitar o risco de falta de energia elétrica, contudo, todas receberam o sistema Bess (battery energy storage system ou sistema de armazenamento de energia em baterias)”, diz.
Dessa forma, o diretor conta que, em julho, o País registrou uma frota de 167 mil veículos híbridos plug-in e 130 mil totalmente elétricos. Um crescimento que comprova a posição estratégica no mercado de eletrificação. “O Brasil será o nosso hub para ampliar os negócios na América Latina”, adianta.
As atividades da Teld no Brasil, entretanto, não se restringirão aos eletropostos de recarga. Lai revela que a matriz da companhia autorizou a produção das linhas de produtos no País, a partir de 2026. O lugar da fábrica ainda não foi divulgado.
De acordo com Lai, trata-se de uma boa notícia para futuros parceiros, que vão se associar à Teld no Brasil. “Manter uma fabricação local reduz a carga de impostos e, consequentemente, será possível diminuir o preço dos equipamentos”, acredita.
Localização dos postos de São Paulo
Abertos 24 horas, os quatro eletropostos de recarga ultrarrápida da Teld possuem sala de espera com conveniências como café e água e monitoramento de segurança. Veja onde eles estão localizados:
- Avenida Vereador José Diniz, 3.670, Santo Amaro: cinco vagas de 40 kW e sistema Bess de 100 kW
- Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.812, Jardim Europa: seis vagas de 40 kW e sistema Bess de 250 kW
- Avenida Juscelino Kubitschek, 400, Vila Nova Conceição: cinco vagas de 40 kW e sistema Bess de 175 kW
- Avenida dos Bandeirantres, 1.112, Vila Olímpia: seis vagas de 40 kW e sistema Bess de 100 kW
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Outros investimentos de infraestrutura de recarga também envolvem empresas chinesas. A Great Wall Motors fez parceria com Livoltek, empresa de soluções de energia solar e infraestrutura de recarga, para instalar carregadores rápidos de corrente contínua (DC) em toda a rede de concessionárias da marca.

Os equipamentos oferecem potência de até 120 kW e podem recarregar a bateria dos modelos Ora 03 Skin e Tank 300 em 50 minutos e do Haval H6 híbrido plug-in em 40 minutos. Além do fornecimento dos aparelhos, o acordo prevê suporte técnico e capacitação de equipes.
Assim, todas as concessionárias da GWM possuem pontos de recarga rápidos de, no mínimo 30 kW, oferecidos gratuitamente aos clientes da montadora.
Dessa forma, ela já havia inaugurado estações de recarga em locais estratégicos, como o Floripa Shopping, em Florianópolis (SC), e o Shopping JK Iguatemi, em São Paulo (SP).
A Huawei Digital Power, contudo, anunciou a intenção de instalar 400 pontos de recarga ultrarrápida no Brasil até o fim de 2026.
De acordo com a empresa, a estrutura é baseada a partir de uma unidade de potência de 720 kW, escalável para até 12 conexões simultâneas. Um projeto piloto já vem atendendo frotas de ônibus elétricos em São Paulo.
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