Carro elétrico: Estapar e Eletrobras abrem eletropostos em Congonhas (SP) e na Cinelândia (RJ)
Hubs somam 46 pontos de recarga nos estacionamentos do aeroporto paulistano e na famosa praça do Rio de Janeiro

Desde o dia 5 de fevereiro, as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro ganharam dois eletropostos para carro elétrico. A Estapar, uma das maiores empresas brasileiras de estacionamento, e a Eletrobras, companhia de energia elétrica líder em geração e transmissão no País, se uniram para criar um conjunto de eletropostos no estacionamento do Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, e outro em uma garagem subterrânea na tradicional praça Cinelândia, no centro da cidade carioca.
A Eletrobras responde pelo fornecimento da energia, ao passo que a Estapar entrou com o ativo (os estacionamentos) e a gerencia das duas operações, por meio da sua subsidiária Zletric, uma das principais detentoras de rede de recarga de veículos elétricos do País.
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Há algum tempo a companhia vem ensaiando um passo mais ousado. “Há quatro anos, a Estapar lançou o Ecovagas, espaços que receberam aparelhos de recarga. Em 2022, nossas atividades voltadas para a eletromobilidade ganharam corpo com a aquisição da Zletric. E, em 2023, instalamos carregadores em um estacionamento na região da Avenida Paulista (São Paulo). Portanto, a parceria comercial com a Eletrobras é um movimento natural, resultado de muita análise de mercado”, explica Emilio Sanches, CEO da Estapar.
Ele conta que a Estapar vinha investindo com cautela na mobilidade elétrica, devido ao dilema ainda hoje vivido pelo setor: é mais prudente aguardar a explosão de vendas de veículos eletrificados para montar a infraestrutura ou a expansão de pontos de recarga já deve estar pronta para a chegada dos carros movidos a bateria? “Até que a Eletrobras identificou uma boa oportunidade de ingressar no segmento e nos chamou para fazer parte do projeto”, diz.
Onde ficam os eletroposts da Estapar?
O hub de Congonhas (zona sul de São Paulo) funciona no espaço batizado de “Área Premium Eletrobras”. São 24 carregadores AC (carga lenta) de 22 kW disponíveis não só para quem vai viajar, mas também ao usuário que estiver nas redondezas e precisa reabastecer a bateria do carro.
Na Cinelândia (Avenida Rio Branco, 299), foram colocados 22 pontos: 20 de carga lenta, idênticos aos de Congonhas, e dois de carga rápida (DC), com potência de 30 kW. Os preços são de R$ 1,99 o quilowatt hora (kWh) para carga lenta e R$ 3,99 o kWh para a rápida.
Apesar do pouco tempo de operação, Sanches aponta diferenças nos perfis dos consumidores dos hubs. “O usuário do aeroporto é aquela que faz uma viagem e aproveita para deixar seu carro carregando. Nos primeiros dias, os pontos registraram 40% da ocupação. Na Cinelândia, há muitos veículos de frotistas e prestadores de serviços”.
O CEO da Estapar não divulga valores investidos nas duas estruturas, mas revela os planos de expandir a ideia para outras cidades ainda nesse ano. “A Zletric é um braço muito forte nas atividades da empresa, mas ela não atua exclusivamente nos estacionamentos da Estapar, o que nos abre muitas perspectivas. Já existe uma demanda maior que a oferta em estacionamentos de shoppings e hospitais, por exemplo”, atesta.
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Infraestrutura em expansão
No entender do executivo, a carência de infraestrutura, apesar da evolução do mercado, ainda é um dos entraves para o avanço da eletromobilidade no Brasil. Nesse contexto, iniciativas como a da Estapar e Eletrobras ajudam a ampliar o segmento e a dar mais tranquilidade ao consumidor interessado em comprar um automóvel com essa tecnologia de propulsão.
Para não correr o risco de encontrar os pontos de recarga ocupados, os clientes podem visualizar as vagas pelo aplicativo Zul+, que pertence à Estapar. Ele traz um mapa atualizado com os eletropostos da Zletric distribuídos pelo País, com informações como potência, o modelo do equipamento, número de plugues e horário de funcionamento das estações.
Sanches acredita que a implantação dos hubs é mais um passo da Estapar para se tornar uma autotech, ou seja, uma empresa que combina tecnologia de ponta com o setor automotivo. “Queremos, cada vez mais, fornecer ações e comodidades aos motoristas, com serviços que extrapolam um estacionamento”, diz.
Atualmente, a Estapar e a Zletric administram 1.200 pontos de recarga e as oportunidades tendem a aumentar, segundo projeções de Sanches. “Daqui a cinco anos, de 20% a 25% dos automóveis 0 km vendidos no Brasil serão eletrificados”, estima. “É um caminho sem volta e, não só os elétricos, mas os veículos híbridos estão chegando com muita força no mercado.”
Karg vai criar 200 postos de recarga em shoppings até março

A Allos, plataforma de entretenimento, serviços e compras, acaba de criar a empresa de eletropostos Karg. O primeiro passo é oferecer até março 200 vagas nos estacionamentos de 13 shoppings do grupo em todo o Brasil. O total planejado é de 600 vagas em um período de dois anos.
A execução do projeto acontece em parceria com a WEG, a maior fabricante de carregadores no Brasil e referência no setor de eletromobilidade. “Os shoppings são destinos de conveniência completos, com serviços e comodidades aos clientes, mantendo-os por mais tempo circulando pelos corredores”, explica o diretor de operações da Allos, Renato Gaspar. “Agora, eles também poderão usufruir de mais uma experiência.”
Segundo Gaspar, a Karg contará com infraestrutura de última geração. “Já temos dois diferenciais para ingressar no setor: o espaço físico das garagens dos shoppings e a energia elétrica adquirida em larga escala a preços competitivos no mercado livre”, diz.
Os primeiros shoppings selecionados são: Villa Lobos, Mooca Plaza Shopping, Metrô Santa Cruz e Plaza Sul (São Paulo), Parque Dom Pedro (Campinas) e Tamboré (Barueri); Shopping Leblon e Tijuca (Rio de Janeiro); Plaza Niterói (Niterói), Shopping da Bahia (Salvador), Manauara Shopping (Manaus), Catuaí Maringá (Maringá) e Catuaí Londrina (Londrina).
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