Linguagem Simples está presente na Estação São Paulo

Buscando sugestões para:


Publicidade

Dia de Luta da Pessoa com Deficiência: inaugurada 1ª estação do metrô com Linguagem Simples do País

Por: Daniela Saragiotto . Há 4 dias
PCD

Dia de Luta da Pessoa com Deficiência: inaugurada 1ª estação do metrô com Linguagem Simples do País

Adaptações contribuem para que pessoas no Transtorno do Espectro Autista (TEA), com limitações cognitivas ou dificuldades de leitura tenham mais autonomia em seus deslocamentos; veja como ficou a sinalização

2 minutos, 40 segundos de leitura

23/09/2025

Estação Hospital São Paulo com sinalização em Linguagem Simples_Divulgação ViaMobilidade
Estação Hospital São Paulo, da Linha 5-Lilás, é a primeira a contar com sinalizaçao em Linguagem Simples, mais objetiva e com recursos como pictoramas para ajudar na compreensão. Foto: Divulgação/ViaMobilidade

Para marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21/09, a ViaMobilidade e o Instituto Jô Clemente (IJC) inauguram, nesta terça-feira (23), a primeira estação de metrô do País sinalizada com Linguagem Simples: a Estação Hospital São Paulo, da Linha 5-Lilás.

Leia também: Direitos da pessoa com deficiência no transporte público, saiba o que é garantido

De acordo com o Instituto Jô Clemente, referência na inclusão de pessoas com deficiência (PCDs), a Linguagem Simples é um recurso usado no mundo todo. Seu objetivo é tornar a comunicação mais acessível e de fácil entendimento.

De acordo com Mônica Rocha, supervisora de projetos do Instituto Jô Clemente (IJC), o projeto-piloto é um exemplo prático de como a Linguagem Simples pode tornar a comunicação no transporte público mais acessível.

“Assim, a escolha da Estação Hospital São Paulo se deu por ser um ponto estratégico com alto fluxo diário de pedestres, de cerca de 12 mil pessoas. Além da diversidade de usuários e grande concentração de serviços de saúde e educação na região, o que reforça o caráter inclusivo da iniciativa”, explica.

De acordo com o IJC, há intenção de ampliar o modelo para outras estações, levando a comunicação inclusiva para o maior número de passageiros.

Entenda o que é a Linguagem Simples

De acordo com o Instituto Jô Clemente, a Linguagem Simples é uma abordagem internacional de comunicação discutida desde a década de 1940, em países como Estados Unidos e Reino Unido.

“No Brasil, no entanto, existe o Projeto de Lei nº 6.256/2019, que propõe diretrizes de Linguagem Simples na administração pública. Em 2019, São Paulo lançou a primeira política pública dedicada exclusivamente ao tema no país, o Programa Municipal de Linguagem Simples, da Prefeitura de São Paulo”, diz Mônica Rocha, supervisora de projetos do Instituto Jô Clemente (IJC).

Mônica explica que o IJC adota e utiliza a Linguagem Simples como recurso de acessibilidade em seus materiais, plataformas e serviços. O objetivo é tornar a informação objetiva e inclusiva, especialmente para pessoas com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Além desses, também se beneficiam idosos e pessoas com baixo letramento. De acordo com o IJC, a ideia de adaptar a estação Hospital São Paulo é dar condições para que as pessoas possam se locomover com mais segurança e autonomia pela cidade.

Dessa forma, o projeto torna a estação o primeiro espaço no Brasil a contar com sinalização adaptada nesse formato, um marco pioneiro no transporte público nacional.

Prêmio Mobilidade 2026. Ajude a escolher os melhores carros, as melhores motos e os melhores serviços de mobilidade. Votação aberta até o dia 26/9

Veja como é a primeira estação com Linguagem Simples do País

Sinalização da Estação Hospital São Paulo, ao longo de todo o trajeto, é objetiva. Foto: Divulgação/ViaMobilidade

Pictogramas ou imagens ajudam o usuário a entender as placas de sinalização. Foto: Divulgação/ViaMobilidade

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login