Brasileiros não conhecem o Dia Mundial Sem Carro, segundo pesquisa
O levantamento foi feito pela TIM, entre os dias 30 de agosto e 5 de setembro. Dos entrevistados, 46% afirmaram que nunca ouviram falar no evento
Um levantamento feito pela empresa de telefonia TIM perguntou a 58.312 pessoas: qual o seu conhecimento do Dia Mundial Sem Carro? Desses, 46% disseram que nunca ouviram falar na data e 28% já ouviram, mas não conhecem bem. A pesquisa foi feita nacionalmente com participantes acima de 24 anos.
O Dia Mundial Sem Carro, comemorado anualmente em 22 de setembro, estimula as pessoas a deixarem seus carros ou motos na garagem para refletirem sobre o uso excessivo desses veículos particulares. A ideia é que, nesta data, os motoristas experimentem formas alternativas de se locomover pelas cidades.
A data quer conscientizar as pessoas sobre os problemas causados pelo uso irrestrito do carro particular, a exemplo do aumento da poluição, do gasto de combustíveis e matérias-primas, além do trânsito pesado.
O evento foi criado por ativistas franceses em 1997 e adotado em diversos países. No ano 2000, mais de 750 cidades europeias aderiram ao movimento. No Brasil, 11 cidades fizeram sua primeira versão em 2001. Na capital de São Paulo, o Dia Mundial Sem Carro chegou em 2003, com iniciativas da sociedade civil, e passou a ter apoio da prefeitura paulistana em 2005.
Pesquisa aponta que 37% dos entrevistados vão aderir ao Dia Mundial Sem Carro
Entre os participantes do estudo, 37% afirmaram que vão aderir ao evento e deixar o automóvel ou motocicleta na garagem. Ônibus será o meio de transporte utilizado na data por 18% dos participantes da pesquisa. Outros 12% vão escolher andar a pé e 11% de bicicleta.
Veja abaixo outros dados levantados na pesquisa:
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários