Como proteger o carro da maresia?
Quem vai ao litoral com frequência precisa ter atenção redobrada com a pintura
2 minutos, 21 segundos de leitura
08/06/2022
A maresia, aerossol formado pela nebulização da água salgada do mar e “espalhado” pelo vento, é um dos principais inimigos da pintura e da lataria do carro. Por conta dessas gotículas, o ambiente praiano se torna especialmente prejudicial aos objetos metálicos, incluindo, obviamente, os automóveis. Mas alguns cuidados do proprietário podem evitar danos.
Para quem só visita cidades litorâneas esporadicamente, a recomendação é providenciar a lavagem completa do veículo assim que retornar da viagem, incluindo a parte inferior. Deve-se descartar o uso de produtos químicos que possam danificar as partes de borracha. Isso evita que eventuais depósitos corroam a lataria ou danifiquem a pintura do carro.
Contudo, o que deve fazer quem mora na praia ou visita o litoral frequentemente? Ricardo Vettorazzi, gerente técnico do laboratório de Repintura Automotiva da fabricante de tintas PPG, responde:
“O problema provocado pelas intempéries atinge o grau máximo nas cidades litorâneas, por conta da maresia, além daqueles presentes em outros locais, como sol e calor em excesso, chuva etc.”, diz o especialista. Por conta disso, a recomendação principal é manter a carroceria do veículo sempre limpa.
“Providenciar a cristalização ou a vitrificação ajuda muito, sendo que o segundo processo protege por um tempo maior”, acrescenta Vettorazzi. As duas conferem um tipo de película sobre a pintura que dificulta a aderência de partículas de sujeira, sal e até água sobre a carroceria do automóvel.
Mesmo assim, é preciso manter cuidado, já que a vida útil dessas aplicações vai depender de quanto o veículo é exposto a situações adversas. Além disso, os processos custam caro e não são acessíveis a todo mundo.
Limpeza é fundamental para proteger o carro da maresia
O custo elevado, porém, não significa que aqueles que não podem – ou que não têm condições – providenciar cristalização ou vitrificação da pintura devam se resignar com os problemas provocados pela maresia.
“Manter o carro limpo é fundamental”, afirma Ricardo Vettorazzi, sempre observando os cuidados na hora de lavar o automóvel. “O proprietário também pode recorrer ao enceramento, que é bem mais barato e pode ser feito em casa”, lembra. A desvantagem é que a aplicação de cera dura bem menos tempo. “É uma escolha que o proprietário precisa fazer.”
Guardar o automóvel em local fechado é outra recomendação importante, e, mesmo assim, Ricardo Vettorazzi aconselha utilizar capa protetora, já que o sal da maresia é capaz de penetrar mesmo em garagens. Nesse caso, o modelo pode ser mais simples, já que não é preciso proteger o carro de chuva e sol. Antes, confira se a carroceria está limpa e totalmente seca.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários