Buscando sugestões para:


Logo
Patrocínio
Manter

10 dicas para cuidar do seu carro no verão

Altas temperaturas trazem danos à lataria e a alguns sistemas do veículo se não houver atenção do proprietário

2 minutos, 10 segundos de leitura

25/01/2022

motorista dirigindo seu carro com o sol à frente

Período de extremos – tempestades e muito sol –, o verão exige cuidados especiais com o carro, principalmente se ele rodar muito nas estradas. 

“As altas temperaturas, ventos que trazem muita poeira e as chuvas podem prejudicar os sistemas mais importantes do carro”, afirma Jairo de Lima Souza, professor de engenharia mecânica automobilística do Centro Universitário FEI. 

Para evitar que seu automóvel sofra desgaste com o calor excessivo, basta seguir algumas recomendações simples com o seu carro no verão:

1. A carroceria é a parte mais exposta aos raios solares. Evite deixar o carro exposto ao sol por muito tempo, a fim de evitar danos à pintura. “Se não der, use uma capa de proteção”, diz o professor. Outra boa atitude é encerar o carro a cada seis meses.

2. Além de manter o nível do líquido de arrefecimento, verifique o estado das mangueiras para evitar vazamentos, especialmente em juntas e pontos de conexão. 

3. É muito perigoso enfrentar uma forte chuva com os limpadores de para-brisa desgastados, que deixarão o motorista sem a visão adequada do trânsito. “Se as borrachas estiverem ressecadas, faça a troca imediatamente”, alerta Souza.

5. Dirigir sob altas temperaturas e com o ar-condicionado quebrado é um suplício. Assim, antes de viajar, faça a revisão do sistema. Você e sua família merecem todo conforto a bordo. 

6. “A temperatura interfere nos pneus, que podem ganhar ou perder pressão. Portanto, durante o verão, fique ainda mais atento à calibragem”, ensina o professor da FEI.

7. As condições climáticas intensas exigem mais do óleo e do filtro. O óleo serve para manter as peças do motor lubrificadas, ao passo que o filtro captura detritos, sujeira e fragmentos de metal que conseguiram entrar no sistema. 

8. As baterias tendem a perder mais carga durante o verão e as altas temperaturas podem provocar a evaporação do fluido interno. Remova qualquer poeira acumulada ao redor da base e dos terminais. 

9. Ao estacionar o automóvel debaixo de sol, aplique uma espécie de protetor solar de para-brisa, para evitar que os raios UV incidam diretamente no painel. Outra boa medida é instalar cortinas nas janelas laterais, que reduzem o calor interno e protegem os bancos. Eles não vão ressecar e nem desbotar.

10. Se você mesmo ainda limpa o seu carro, faça isso na sombra. Lavá-lo sob o sol esquenta demais a lataria e evapora rapidamente a água utilizada. A menor desatenção acaba formando manchas na pintura

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login

Espaço do patrocinador

Com Você. Sempre.

Conheça mais de nossos produtos.

VER AGORA